prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Petrobras esclarece sobre possível “megacampo”

Escrito por Imprensa, postado em 15 dEurope/London abril dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Mais algumas informações sobre o Carioca…

*Por Elizabeth Cardoso

Publicado originalmente no Projeto Brasil

Por Gabriel Aguillar

A Petrobras informou detalhes do processo de exploração do Bloco BM-S-9, localizado na Bacia de Santos, que segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo), pode abrigar um importante campo de petróleo no Brasil.

Nesta semana, o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, disse que a agência teve acesso a informações não-oficiais sobre o bloco BM-S-9, que está sendo explorado desde março pela companhia. Lima afirmou que o bloco possui reservas cinco vezes maiores do que as estimadas para o campo de Tupi, atual maior campo de petróleo no país, o que faria do bloco da Bacia de Santos o terceiro maior do mundo.

Apesar de o diretor atribuir as “informações oficiosas” a fontes da própria estatal, a descoberta não é confirmada pela Petrobras, que garante ainda não ter condições de calcular o potencial do campo petroleiro em águas profundas. Além disso, a companhia ressalta que ambos os blocos do campo Carioca estão em fase de estudos.

Segundo a estatal, o consórcio que estuda o bloco BM-S-9 é formado pela Petrobras, BG e Repsol YPF Brasil. Os próximos passos da estatal no estudo do potencial do BM-S-9 empreendem a perfuração de novos poços e a realização de testes de formação de longa duração.

Novos estudos geológicos que possam comprovar a descoberta também serão realizados no local. Em 2007, o primeiro bloco da região explorado pela companhia, o poço 1-BRSA-491-SPS (1-SPS-50), propiciou a descoberta de um campo gigante de gás na camada pré-sal.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6  Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>