Petrobras esclarece sobre possível “megacampo”
Escrito por Imprensa, postado em 15 dEurope/London abril dEurope/London 2008
Mais algumas informações sobre o Carioca…
*Por Elizabeth Cardoso
Publicado originalmente no Projeto Brasil
Por Gabriel Aguillar
A Petrobras informou detalhes do processo de exploração do Bloco BM-S-9, localizado na Bacia de Santos, que segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo), pode abrigar um importante campo de petróleo no Brasil.
Nesta semana, o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, disse que a agência teve acesso a informações não-oficiais sobre o bloco BM-S-9, que está sendo explorado desde março pela companhia. Lima afirmou que o bloco possui reservas cinco vezes maiores do que as estimadas para o campo de Tupi, atual maior campo de petróleo no país, o que faria do bloco da Bacia de Santos o terceiro maior do mundo.
Apesar de o diretor atribuir as “informações oficiosas” a fontes da própria estatal, a descoberta não é confirmada pela Petrobras, que garante ainda não ter condições de calcular o potencial do campo petroleiro em águas profundas. Além disso, a companhia ressalta que ambos os blocos do campo Carioca estão em fase de estudos.
Segundo a estatal, o consórcio que estuda o bloco BM-S-9 é formado pela Petrobras, BG e Repsol YPF Brasil. Os próximos passos da estatal no estudo do potencial do BM-S-9 empreendem a perfuração de novos poços e a realização de testes de formação de longa duração.
Novos estudos geológicos que possam comprovar a descoberta também serão realizados no local. Em 2007, o primeiro bloco da região explorado pela companhia, o poço 1-BRSA-491-SPS (1-SPS-50), propiciou a descoberta de um campo gigante de gás na camada pré-sal.










