- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -

** DEBATE VI ** Os juros são um péssimo instrumento de combate à inflação. Um ótimo instrumento é o câmbio estável, porém competitivo

Posted By Gustavo On 4 abril, 2008 @ 9:55 pm In Desenvolvimento,Gustavo Santos,Política Brasileira,Política Econômica | 11 Comments

Gustavo Antônio Galvão dos Santos *

Os juros são um péssimo instrumento contra a inflação. E em um país subdesenvolvido, então, são um instrumento completamente equivocado.

Continuação do Debate anterior (clique aqui para ler) [1]

Que começou com o seguinte artigo (clique aqui para ler) [2]

Explicação:

Como efeito direto, os juros aumentam os custos e os preços. Como efeito indireto podem reduzi-los. Esse efeito indireto é decorrente principalmente da valorização cambial e secundariamente da redução da renda, do emprego e dos salários. Existe ainda um efeito colateral não desejado de piora na distribuição de renda, pois a riqueza financeira, que se beneficia dos juros altos, é muito mal distribuída, como você deve estar careca de saber. Outro efeito colateral indesejado é o aumento expressivo da dívida pública.

Os juros possuem como efeito DIRETO inevitável o aumento dos preços. Isso decorre do aumento dos custos financeiros e dos custos de oportunidade, que são a própria materialidade do aumento dos juros. Isso é direto, inevitável e inquestionável.

Há também efeitos dos juros que levam indiretamente à redução dos preços. Mas esses efeitos são muito indiretos e até incertos e tênues. E mais, SÃO SEMPRE PREJUDICIAIS À SOCIEDADE.

Ora, como o efeito direto dos juros é de aumento dos preços, usar os juros para combater a inflação exige um esforço dobrado em termos de valorização cambial e ou redução dos empregos e salários. É muito melhor usar políticas que afetem os preços sem gerar redução dos empregos. E elas existem.

O aumento dos juros, além de ser um esforço redobrado como vimos acima, boicota o crescimento econômico e nosso desenvolvimento como nação, pois para alcançar um nível de desenvolvimento similar aos países desenvolvidos, precisamos crescer significativamente mais do que eles, ou seja, pelo menos 7% ao ano. Evidentemente, o aumento dos juros só pode ter efeito sobre a inflação, se gerar alguma recessão, redução significativa do crescimento e ou valorizar significativamente o câmbio. Portanto, usar os juros como instrumento prioritário para controlar a inflação significa nos condenar ao subdesenvolvimento. Mais abaixo explico isso melhor.

Essa condenação recente do Banco Central brasileiro ao subdesenvolvimento pôde ser observada na prática durante o governo FHC. Quando FHC se tornou presidente éramos a 8ª economia do mundo, quando deixou era algo entre 14ª a 16ª. Os juros foram o principal instrumento de política econômica do governo FHC. No primeiro mandato para segurar diretamente o câmbio e no segundo mandato para “manter a meta de inflação”. Nessa “brincadeira”, o Banco Central foi capaz de fazer a dívida pública passar de algo entre 70 bilhões de reais para algo em torno de 700 bilhões de reais, apesar do país ter vendido cento e tantos bilhões de reais em patrimônio, ter mantido uma relativamente baixa taxa de crescimento dos gastos públicos “primários” e de ter aumentado a “carga fiscal” a níveis inéditos!

Supostamente esse foi um dos preços pagos para manter por alguns anos uma taxa de inflação relativamente baixa, mas que no final de 2002 já estava em mais de 20% anualizada. Tanto custo por algo tão efêmero… A inflação, nesse período, foi controlada às custas dos trabalhadores, segundo o IBGE a participação da renda do trabalho no PIB caiu ano a ano a velocidade nunca antes vistas. (clique aqui para ler as tabelas [3]) Os juros cumpriram bem o “seu papel” de afundar a renda do trabalho e explodir a dívida pública “para reduzir a inflação” como você diz…

Para entender porque usar os juros para controlar a inflação nos condena inevitavelmente ao subdesenvolvimento é preciso entender que o processo de desenvolvimento significa necessariamente crescimento nominal dos salários. E isso é ótimo! Uma das características definidoras do subdesenvolvimento são salários em média baixos.

Desenvolvimento é crescimento da renda acima da média mundial. Geralmente algo em torno de 7% ao ano em um país mais pobre. Ora, isso significa elevada taxa de expansão da demanda por trabalhadores. Portanto, desenvolvimento implica em crescimento salarial, principalmente em um país democrático, onde não é possível ameaçar sindicatos com a força bruta.

Sabemos que os preços da maioria dos setores econômicos são muito rígidos à queda. Assim uma alta taxa de crescimento econômico tende a induzir um nível de inflação relativamente mais alta do que em um país onde o crescimento é lento, pois os salários precisarão crescer. Se o banco central quiser ter uma taxa de crescimento suíça, ou quase, vetará inevitavelmente o crescimento, pois terá que estar sempre aumentando a taxa de juros para cortar o crescimento dos salários.

A situação é ainda mais nefasta ao desenvolvimento, se o câmbio for flutuante. Em um país de câmbio flutuante e meta de inflação “ambiciosa”, se a taxa de crescimento estiver acelerada, os salários estarão aumentando muito e a inflação ficará acima da meta. Para manter a meta de inflação sob controle, o Banco Central elevará os juros. Em decorrência do efeito direto inflacionário dos juros e à rigidez dos preços e salários, o banco central precisa manter um processo contínuo de aumento dos juros para tentar “controlar a inflação”. Os juros no país acabarão ficando significativamente superiores aos juros internacionais. Isso atrairá capital e valorizará o câmbio. A valorização do câmbio é um eficiente mecanismo de controle da inflação. Mas como os salários e preços são rígidos à queda, a valorização terá que ser elevada para funcionar. Ora, as margens de lucro da exportação manufatureira são geralmente muito baixas em decorrência da grande concorrência internacional, principalmente nessa nova Era Chinesa. Uma pequena valorização cambial já é capaz de acabar com a lucratividade da exportação de muitos setores, mas será pouca para manter a inflação dentro da meta.

Isso é particularmente assustador na “indústria infante”, aqueles setores de alta tecnologia que estão começando a se desenvolver no país e cujo know-how ainda está sendo aprendido. Você sabe que as industrias para se desenvolver precisam seguir uma curva de aprendizagem que pode ser relativamente demorada, o que os economistas chamam de learning by doing.

A valorização cambial faz as exportações manufatureiras e principalmente dos setores de maior tecnologia e demanda internacional crescente se estagnarem. Esses são exatamente os setores mais necessários para viabilizar uma taxa de crescimento elevada sustentável a longo prazo. Não somos um país de 20 milhões de habitantes como a Austrália que pode ter parte significativa do PIB dependendo de exportação de commodities. Com quase 200 milhões de habitantes, não poderíamos ter um PIB per capital de país desenvolvido só exportando commodities. Isso só seria possível entupindo uns 4 planetas de açúcar, carnes, minério e soja. Não há tanta demanda na Terra para isso. Os americanos, chineses e argentinos não vão deixar de produzir soja em favor do Brasil. Ninguém vai parar toda a produção de carne para que nós transformemos toda a amazônia em pasto. Nem há tanta demanda no mundo por carne.

Um país grande precisa de produção manufatureira significativa, incluindo setores de alta tecnologia. Mas a valorização do câmbio não favorece. A questão é que em um regime de metas de inflação “muito ambicioso” com câmbio flutuante, o país se verá obrigado a manter a competitividade cambial sempre piorando. Principalmente se houver choques de preços internacionais, ou componentes de gastos autônomos que cresçam apesar dos juros altos e da valorização cambial, como exportações de commodites e boom de consumo de bens duráveis a crédito decorrente de preços artificialmente baixos causados pela supervalorização cambial. Em cada choque de preços ou aumento de demanda ou salários acima do suficiente para manter a “ambiciosa” meta de inflação, os juros aumentarão e o câmbio valorizará. Entretanto, a conseqüente redução da inflação não será suficiente para recompor a competitividade perdida porque os salários e preços são rígidos à queda. É uma bola de neve que vai minando a indústria do país e reduzindo o superávit em conta corrente, que poderá se transformar em déficit. O déficit em conta corrente leva à fragilidade cambial e qualquer crise de liquidez internacional torna o país incapaz de estabilizar o câmbio e, portanto, o inflação explode e os elevados juros não poderão fazer nada, porque o capital externo passa a achar muito arriscado investir em tal país, e de fato será. O resultado é uma inflação galopante, recessão e juros altos.

No fim das contas veremos que os juros são um péssimo instrumento contra a inflação se associado a metas ambiciosas de inflação, pois ele acaba condenando o país ao subdesenvolvimento e no longo prazo traz de volta a inflação elevada. É uma política prejudicial sempre e ineficaz a longo prazo.

E se a utilização dos juros para conter a inflação não estiver associada a metas de inflação “ambiciosas”?

Se a taxa de crescimento da economia não for alta, existem outros instrumentos que podem ser usados eficientemente contra a inflação que não precisam levar à redução do crescimento ou valorização cambial. Uma delas é a fixação da taxa de câmbio em um nível desvalorizado (competitivo), como sempre fazem os países asiáticos e como fez toda a Europa no pós-Segunda-Guerra. Outras políticas eficientes são as chamadas políticas de renda e os controles parciais de preços, políticas usadas com relativamente boa eficiência na Europa, EUA e Japão do pós-Guerra.

Se a taxa de crescimento for muito elevada, a situação é outra. Por exemplo, se a taxa de crescimento da economia estiver acima de 10% ao ano, a economia poderá estar sofrendo com gargalos conjunturais de infra-estrutura ou chegando próximo do pleno emprego. Se isso acontecer. pode ser que a inflação acabe ficando muito acima do desejável. Nesse caso, pode ser conveniente aumentar os juros. Ainda assim é uma política que deve ser usada muito moderadamente, pois piora a distribuição de renda e aumenta a dívida pública. Os gargalos da infra-estrutura e de qualificação de mão-de-obra podem ser resolvidos com mais investimentos. Só o pleno emprego pode ser um momento relativamente interessante de se usar a taxa de juros para conter a demanda. Mas os keynesianos acham que mesmo aí a melhor política é a fiscal e não a monetária. Eles acham que o efeito dos juros sobre a demanda é muito incerto, instável e ineficiente e causa como efeito colateral indesejado a piora na distribuição de renda e crescimento da dívida pública. Keynesianos acham que a melhor forma de controlar o nível de atividade é a política fiscal e não os juros.

Vimos que, principalmente no caso de um país subdesenvolvido com meta de inflação “ambiciosa”, os juros são um instrumento prejudicial e ineficaz a longo prazo para contenção da inflação. A argumentação é simples, direta e bastante precisa. Muitos já falaram isso, todos estão vendo como o Banco Central brasileiro está indo na contra-mão do resto do Planeta e dos principais economistas do Mundo e do Brasil. Os indicadores macroeconômicos estão mostrando que o crescimento foi muito baixo nos últimos 10 anos, a dívida pública continua crescendo, o desemprego continua muito elevado, a valorização cambial está gerando estagnação na indústria manufatureira. Esse debate, todo foi puramente econômico eu não citei nada sobre a intenção dos diretores do Banco Central. Não é necessário e turvaria o debate econômico. Mas uma vez compreendido a argumentação econômica colocada aqui, podemos também fazer uma análise de ciência política ou sociológica e avaliar as intenções desses diretores. Como cidadão e eleitor também posso tentar teorizar sobre essas intenções. Todos nós podemos, não é?

Continuação desse debate:

Meirelles tem às mãos poder e autonomia mais do que suficientes para sabotar o desenvolvimento do Brasil e as eleições de 2010. [4]


11 Comments (Open | Close)

11 Comments To "** DEBATE VI ** Os juros são um péssimo instrumento de combate à inflação. Um ótimo instrumento é o câmbio estável, porém competitivo"

#1 Comment By Rodrigo Loureiro Medeiros On 5 abril, 2008 @ 3:57 pm

Caro Gustavo

Saiu hoje, 05 de abril, na imprensa uma pesquisa que aponta para o fato de que os preços dos remédios ficaram em média 52% mais caros nos últimos 12 meses. O curioso é que tais reajustes ao longo do ano são proibidos pela Câmara Reguladora do Comércio Farmacêutico (CMED).

Os dados são do Instituto de Defesa dos Usuários de Medicamentos (IDUM). Poder de mercado ou pressão de demanda doutor Meirelles? Em uma sociedade democrática, espera-se que o Estado regule monopólios, duopólios e oligopólios, equilibrando o jogo da assimetria de informação na arena econômica. Inclusive o oligopólio dos bancos…

Segundo dados da FAO, em 2007, os preços dos alimentos subiram 37%. Pois bem, commodities que se encontram fora do poder de controle dos juros altos do Banco Central do Brasil.

De acordo com Robert Skidelsky, Keynes foi o primeiro a compreender e declarar claramente que uma moeda apreciada seria uma moeda fraca (Cf. ‘Keynes’. JZE, 1999). Há pessoas que ainda não compreenderam isso no Brasil.

Um abraço,

Rodrigo L. Medeiros

#2 Comment By Heldo Siqueira On 6 abril, 2008 @ 7:57 am

Gustavo,

tenho um interesse torpe sobre esse tema. Digo que é torpe, pq gosto mais de discutir a lógica do que as implicações reais. A questão é que as variáveis utilizadas nos modelos macroeconômicos são incontroláveis na prática.

Os modelos que pregoam a taxa de juros como política anti-inflacionária não se referem à taxa básica de juros (no caso a selic), mas da taxa média de lucros na economia. Supõe-se que haja implicações na taxa média de lucro por consequência de mudanças na taxa básica (o que obviamente ocorre). A questão é que na prática, essas implicações são imprevisíveis e muitas vezes ruins para a economia.

Como disse o Lucas, o que tentam fazer os modelos é construir economias de simulação, que não necessariamente se comportam como a economia real. O que o Samuelson chamou de “uma fábula para homens crescidos”. Quer dizer, as análises podem partir dessa teoria, mas de forma nenhuma podem se restringir a ela!

O Mário Possas salienta que alguns currículos do curso de economia se focalizam muito no instrumentalismo (micro, macro, métodos quantitativos e estatísticos), pela demanda que o profissional tem hoje por conhecer profundamente essas questões, e perdem o foco das discussões sobre como aplicá-los na análise econômica. Isso implica que temos economistas muito entendidos em matemática e em métodos estatísticos, mas muito pouco antenados nas questões da realidade, ou da utilidade dessas faculdades na análise econômica.

Estou dando pitacos sobre essa questão, mas meus estudos em economia se restringem a uns poucos 6 anos. Na verdade, estou falando mau de pessoas que estudaram muito mais tempo que eu (o que não me deixa muito confortável, afinal é de certa forma meio arrogante), mas estou amparado por alguns autores bem mais estudados que eu.

Já que essa discussão está por aqui há bastante tempo, apesar de não ser muito o foco do blog, (que deve estar mais interessado em propor alternativas que em analisar currículos universitários) achei interessante levantar a bola.

Abraços

#3 Comment By Ronaldo Abreu On 6 abril, 2008 @ 12:06 pm

Bom texto Gustavo. Existem muitos preços que as taxas de juros não podem conter, como os dos metais, pois são dados em bolsas no exterior.

#4 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 6 abril, 2008 @ 12:21 pm

Rodrigo e Ronaldo,
agradeço os comentários. O que vocês falaram é perfeito, os juros altos não podem afetar a inflação dos preços administrados, das commodities.
Heldo,
não precisa ter nem um mês de estudo de economia para se ter legitimidade para questionar qualquer coisa. Seis anos de estudo então é bastante! Mas seja, por favor, mais específico em sua pergunta para facilitar a resposta.
O que eu disse sobre o uso da taxa de juros para controlar a inflação é válido se estamos falando de Selic ou qualquer outro tipo ou conjunto de taxa de juros.
abraços,
Gustavo

#5 Comment By Pedro On 7 abril, 2008 @ 11:44 am

Concordo que é melhor controlar a inflação diminuindo gastos públicos do que usando a taxa de juros. Mas isso é tão “keynesiano” quanto neoclássico.

Deixar os gastos altos e controlar a inflação com taxa de juros significa trocar consumo das famílias por consumo do governo. O governo pressiona a demanda, e para não aumentar os preços eu não consigo pegar um crediário nas Casas Bahia pq tá muito caro. Com todos os efeitos nefastos que o Gustavo apontou.

Agora, discordo da crítica a respeito do aumento da dívida pública. Graças a Deus, aumentamos a dívida pública enormemente! Toda cidade brasileira deveria possui um “monumento à dívida pública”.

Por um motivo simples: em praticamente toda sua história republicana, o governo brasileiro foi deficitário. E nunca aumentou muitos os impostos (a carga era de 24% até 1988), e a dívida pública foi baixinha, baixinha, e nunca teve que vender ativos como a Vale… que mágica, não é mesmo?

A mágica é que o preço disso foi o país mais desigual do mundo. O governo quer gastar? Não tem jeito: imposto, dívida ou emissão de moeda. Não tinha imposto, não tinha dívida e tinha gasto… pronto, emissão de moeda, inflação. Que é um imposto que incide especialmente sobre os mais pobres, que não têm como se proteger. E o país mais desigual do mundo.

Graças a Deus acabamos com essa monstruosidade. Ao acabar com a inflação sem reduzir gastos públicos, a primeira opção foi aumentar a dívida; quando isso ficou impraticável, passamos a aumentar impostos.

Ninguém esqueceu que aquela “âncora cambial” louca do Plano Real foi a alternativa à ausência de equilíbrio orçamentário, certo? Claro, só daria certo se voássemos em céu de brigadeiro; todo solavanco internacional ia direto no ponto frágil dessa política. Quando descobrimos que equilíbrio fiscal era algo importante (até para fazer política fiscal contra-cíclica e estabilizar a economia sem pressionar a inflação), apenas em 1998, a bola de neve já tinha começado a rolar.

O ponto positivo é que a taxa de juros permite calibrar melhor a política anti-inflacionária. A política fiscal é muito grosseira. Mesmo longe de uma sintonia fina perfeita, a política monetária é muito mais precisa.

Ainda assim, várias críticas feitas ao uso da taxa Selic também valem em relação a política fiscal: não afeta preços administrados e tem impacto reduzido sobre tradeables. Políticas monetária e fiscal atuam sobre a demanda e são limitadas no combate a esses problemas.

Acho, porém, que vc não tocou no ponto mais importante do combate à inflação: expectatiavas dos agentes e credibilidade do BC. Reajustes de preços não caem do céu; eles são decididos por pessoas (empresários, sindicatos…).

Se está todo mundo absolutamente convencido de que a inflação vai ser zero, e o BC vai explodir o país se não for, qualquer choque vai se refletir apenas em alterações de preços relativos. À parte problemas de informação assimétrica como os apontados por Lucas, mas não há evidência que desajustes decorrentes desse problema durem mais do que algumas semanas.

Meta de inflação ambiciosa não se traduz necessariamente em juros altos em resposta a qualquer choque. O que gera esse efeito é falta de credibilidade do BC. Se a expectativa de inflação estiver bem estabelecida em determinado nível, os indivíduos não vão jogar seus preços lá para o alto em resposta a um choque.

Afinal, um dos determinantes da inflação é a expectativa de inflação – em outras palavras, o reconhecimento de que o BC vai cumprir a meta faz com que o custo de cumpri-la diminua imediatamente.

Para quem acha que tudo isso é pura especulação, o Alexandre Schwartzman tem alguns trabalhos mostrando que, no Brasil hoje, o papel das expectativas sobre a inflação realizada é muito maior do que o papel dos choques.

Ou seja, o BC aumenta os juros menos para cumprir uma “meta ambiciosa” e mais por falta de credibilidade, que não se compara à dos BCs de EUA, Reino Unido ou da Suíça… isso não é especulação, isso é o que os dados mostraram até agora.

Concordo também com o Rodrigo sobre a necessidade de regulação em diversas áreas (esse é o meu ganha-pão!). Mas NÃO para combater a inflação, ainda que esse seja um possível efeito colateral. Na verdade, esse efeito nem vai acontecer sempre – às vezes, a regulação ideal envolve aumento de preços (ou salários) para induzir maior investimento em determinanda área. Em geral, porém, a regulação tem efeitos benéficos sobre o nível de preços.

Há um grande problema (e é grande mesmo) em usar regulação para controlar inflação, ao invés de usar apenas para lidar com falhas de mercado, especialmente monopólios e oligopólios. Esse problema é o rent-seeking. No momento em que vc estabelecer uma câmara que decide quanto os preços podem aumentar, imediatamente 50% dos investimentos do empresariado vão ser desviados para lobby (50% foi um chute), para convencer o governo de que “meus custos aumentaram muito, deixa eu aumentar o preço!”.

Não é trivial saber quando regulação é a melhor maneira de lidar com falhas de mercado e poder de mercado. Afinal, o próprio processo regulatório possui inúmeras falhas (além de rent seeking, o problema de informação assimetrica é bastante sério). Política de concorrência é um negócio complicado – qd é melhor deixar o mercado solto, quando é melhor regular, qd é melhor estatizar, qd é melhor fazer concessão, leilão, concorrência ex-ante e ex-post… é uma área importante e muito interessante.

Em termos de regulação, sugiro fortemente o livro “Regulation and Development”, do Laffont (um dos economistas mais geniais de que se tem notícia) sobre como deve ser construído o arcabouço regulatório em países pobres, em oposição ao arcabouço desenvolvido considerando a existência de instituições que só os países já desenvolvidos tinham (não parece a Cepal falando?).

Quanto a “Um país grande precisa de produção manufatureira significativa, incluindo setores de alta tecnologia”, acho que o buraco é muito mais embaixo. Não acho nem um pouco trivial saber o quanto é muito e o quanto é pouco de produção manufatureira, o preço disso, as vantagens disso. Em geral, o que há é muito voluntarismo, “temos que produzir tudo!”, “interesse estratégico!”, e pouca clareza. Fica para outro comentário.

Abs.

#6 Comment By Rodrigo Loureiro Medeiros On 7 abril, 2008 @ 4:50 pm

Pedro

Você tem se revelado um bom debatedor. Podemos não concordar em alguns pontos, mas o importante é aceitarmos debater idéias, teorias e pontos de vista com calma e maturidade.

No caso do spread bancário brasileiro, convergente em valores quando se analisa o conjunto do sistema, não há como fugir daquilo que os teóricos dos jogos chamam de “collusive behavior”. Poder de mercado e conluio são práticas que nenhum economista sério, neoclássico ou não, defende e apóia. Milton Friedman era terminantemente contrário e se recuarmos mais, Fank Knight, autor do clássico ‘Risk, uncertainty and profit’ (Houghton Mifflin Company, 1921), condenava a interdição da competição.

Não sei se você conhece finanças funcionais. Meu colega Randall Wray na rede EFE – Economist for Full Employment do Levy Economics Institute of Bard College publicou um livro bem interessante sobre o assunto no Brasil: ‘Trabalho e moeda hoje: a chave para o pleno emprego e a estabilidade de preços’ (Editora da UFRJ, Contraponto, 2003).

Ele possui artigos interessantes no site da rede EFE. Procure pelo Google. Se estiver mais interessado digite também “stiglitz nobel lecture” e leia a bela peça teórica construída por um dos maiores economistas da atualidade.

O colega irá perceber que não estamos inventando a roda neste blog…

Um abraço,

Rodrigo L. Medeiros

#7 Comment By Pedro On 7 abril, 2008 @ 6:21 pm

Rodrigo,

obrigado pelo elogio. Espero ser capaz de me manter o bom nível do debate.

Discordo de sua afirmativa a respeito de “collusive behaviour”. Como disse, essa é a minha área e não há evidência conclusiva desse comportamento no setor bancário, longe disso. Vai ser ótimo quando encontrarmos tal evidência, o CADE vai fazer a festa, tem muita gente procurando isso. Mas, até agora, tudo que encontramos foi o seguinte: brasileiro é desesperado por crédito e paga qq taxa. É difícil dizer que o João da merceria A e o José da mercearia B fazem conluio no preço do leite quando há uma multidão desesperada, aceitando pagar qq preço no leite. Isso ainda é especulação, mas não encontramos nada contrário, nem nenhuma explicação alternativa sustentada pelos dados.

É um quebra-cabeças que os bancos internacionais tenham entrado e não tenham tentando abocanhar grandes parcelas do mercado, cobrando tarifas altas, mas inferiores ao que o BB ou o Bradesco cobram; ao que parece, simplesmente não vale a pena. Ao contrário do que o Santander fez em outros países da América Latina, no Brasil o spread é tão alto que não vale a pena aumentar a base de clientes com taxas um pouco menores.

Qd os bancos tem um incentivo tão forte dos próprios consumidores a manter as taxas altas, não é necessário conluio para sustentá-las altas – pode haver, pode não haver, mas os meios que temos para identificar conluio não capturam nada.

Até agora, não há nada conclusivo sobre esse comportamento. Pode ser um equilíbrio tácito de um jogo entre os bancos, mas isso não parece muito provável. Infelizmente, talvez o problema do spread não tenha tanto a ver com os bancos, mas com os consumidores, que não comparam tarifas bancárias como comparam o preço do leite. É o preço que pagamos por não ter fornecido crédito suficiente por tanto tempo.

Enfim, é uma área com muitas perguntas interessantes, mas infelizmente poucas respostas que nos auxiliem a fazer política de concorrência e/ou regulação.

Novamente, obrigado pelas referências.

Abs.

#8 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 7 abril, 2008 @ 11:26 pm

Rodrigo,
você tem toda razão. Eu estava assumindo uma posição de tentar convencer pelo debate. Isso é muito difícil. A melhor postura é assumir que o recuo no debate é uma posição desconfortável e que as pessoas evitam. Partindo desse ponto, podemos trocar idéias e quem sabem descobrirmos algum ponto de consenso.
Com relação ao preço do leite e os juros. Acho que a opinião da maior parte da teoria econômica é que lucros recorrente e continuamente acima da média (ou no normal) são consequência de posições favorecidas de mercado (oligopólio, monopólio ou situações similares). Nesse ponto há um consenso entre ortodoxos e heterodoxos.
E isso nunca é por culpa dos consumidores, como disse o Pedro:
” É difícil dizer que o João da merceria A e o José da mercearia B fazem conluio no preço do leite quando há uma multidão desesperada, aceitando pagar qq preço no leite.”
ou ainda “Qd os bancos tem um incentivo tão forte dos próprios consumidores a manter as taxas altas, não é necessário conluio para sustentá-las altas”
Essa situação só é válida em uma situação circunstancial em que a a oferta foi surpreendida por uma demanda inesperada e é rapidamente resolvida pelo próprio efeito da livre concorrência.
ora, se o leite fosse vendido a 20 reais, pode ter certeza que haverá demanda para ele, só que muito menor do que o leite a 2 reais. O mesmo vale para os juros. Se os juros reais do crédito ao consumidor forem de 30%, haverá demanda. Mas é muito menor do que se os juros reais forem 3%. De fato, isso explica porque a o crédito privado no Brasil gira em torno de 30% enquanto na Ásia e nos países desenvolvidos é em torno de 100% do PIB.
Isso é básico: não é culpa do consumidor o fato das margens de lucros serem muito acima da média (como de fato as taxas de lucro muito acima do custo da média mostram). Concorrência serve para reduzir isso, independentemente do padrão de consumo. Se há barreiras à entrada (competitiva) da concorrência, os lucros podem ser muito acima da média, como é no setor bancário brasileiro.
Esse é um ponto de consenso entre ortodoxos e heterodoxos.
abraços

#9 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 8 abril, 2008 @ 2:14 am

Artigo sobre o assunto que estamos conversando:
[5]

#10 Comment By Gustavo Santos On 8 abril, 2008 @ 12:49 pm

Rodrigo,
estratégia empresarial é um assunto muito interessante, pena que é pouco estudado entre os economistas. Não entendo o por quê.
Porém, é uma temática criada por economistas e é um típico assunto de interesse da economia industrial. O próprio Michael Porter é economista.
abraços

#11 Pingback By BOLETIM SEMANAL DO BLOG DO DESEMPREGO ZERO « Blog do Desemprego Zero On 8 abril, 2008 @ 5:01 pm

[...] Recentes Pedro em ** DEBATE VI ** Os juros são …Gustavo Santos em ** DEBATE VI ** Os juros são …Léo Nunes em POTÊNCIAS EUROPÉIAS BARRAM [...]


Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero

URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/04/os-juros-sao-um-pessimo-instrumento-de-combate-a-inflacao-um-otimo-instrumento-e-o-cambio-estavel-porem-competitivo/

URLs in this post:

[1] Continuação do Debate anterior (clique aqui para ler): http://desempregozero.org/2008/04/04/continuacao-de-para-um-economista-ortodoxo-a-ciencia-economica-e-o-estudo-da-administracao-dos-recursos-escassos-para-um-economista-keynesiano-a-ciencia-economica-e-o-estudo-da-administrac/

[2] Que começou com o seguinte artigo (clique aqui para ler): http://desempregozero.org/2008/03/22/por-que-o-brasil-ainda-e-um-dos-que-menos-cresce-entre-os-emergentes-porque-o-meirelles-ainda-nao-e-presidente-da-republica/

[3] clique aqui para ler as tabelas: http://www.desempregozero.org.br/editoriais/MOMENTO_NACIONAL_2.pdf

[4] Meirelles tem às mãos poder e autonomia mais do que suficientes para sabotar o desenvolvimento do Brasil e as eleições de 2010.: http://desempregozero.org/2008/05/09/meirelles-tem-as-maos-poder-e-autonomia-mais-do-que-suficientes-para-sabotar-o-desenvolvimento-do-brasil-e-as-eleicoes-de-2010/

[5] : http://desempregozero.org/2008/04/08/nos-balancos-corporativos/

Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.