MINISTRA DA ECONOMIA FRANCESA DEFENDE PARTICIPAÇÃO DO ESTADO NA SOLUÇÃO DA CRISE FINANCEIRA MUNDIAL
Escrito por leonunes, postado em 30 dEurope/London abril dEurope/London 2008
RIVE GAUCHE
Léo Nunes – Paris – Em entrevista ao diário francês Le Figaro (clique aqui para ler a entrevista), a ministra da Economia da França, Christine Lagarde, afirmou ser inevitável o contágio da crise financeira mundial, iniciada no mercado de crédito imobiliário subprime dos EUA. Entretanto, a ministra apoiou a decisão do secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, de injetar 1% do valor do PIB norte-americano na própria economia.
Há algum tempo, a imprensa européia abandonou o discurso do laissez-faire. Quando a crise veio à tona, todos clamaram pela intervenção do Estado, através de seu emprestador de última instância, no caso a autoridade monetária. Além disso, muitos países têm utilizado uma política fiscal ativa para evitar recessões. Coincidentemente (ou não) as idéias keynesianas renascem a cada crise.
Leonardo Nunes: Mestre em Economia pela Unicamp e doutorando em Economia pela Universidade Paris-1 Pantheon-Sorbonne. Correspondente do Dezemprego Zero na capital francesa. Meus Artigos
Clique aqui para ler nosso manifesto.










