- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Direto ao ponto
Posted By Imprensa On 11 abril, 2008 @ 7:30 pm In Comentários sobre a Imprensa Brasileira,Conjuntura,O que deu na Imprensa,Política Brasileira | No Comments
Mesmo a mídia conservadora admite irrelevância do caso do dossiê…
*Postado por Elizabeth Cardoso
Publicado originalmente no Blog Luís Nassif Online [1]
Por Luís Nassif
Já não entendo mais nada. Jogo a toalha nesse exercício insano de entender que o jornalismo é a busca objetiva da notícia.
Em sua coluna de hoje na “Folha”, a Eliane Cantanhêde diz o seguinte (clique aqui [2]):
BRASÍLIA – Quanto mais a imprensa mexe, remexe e junta os “ossinhos de galinha”, mais vai surgindo um “dinossauro” dentro da Casa Civil. A estratégia de comunicação do governo tem enorme responsabilidade nisso. Quando surgiu a história do dossiê, Dilma Rousseff e Franklin Martins deveriam ter ido direto ao ponto: existe, está sendo coletado a partir do dia tal, pela equipe tal, abrangendo o período tal. Não é por nada. Só para a necessidade de a CPI pedir os dados ao Planalto.
A gritaria continuaria um pouco, com a imprensa cobrando e condenando o uso da máquina do Estado para constranger adversários políticos. Mas a novela do dossiê, sem novos capítulos, tenderia a perder audiência até porque o governo tem maioria na CPI da Tapioca, e a oposição late, mas não morde.
Ou seja, assim como a Dora Kramer, ontem, admite que o levantamento nada tem de irregular, e pode ser plenamente justificável. “A gritaria continuaria um pouco” etc. etc.
Ou seja, admite que há um jogo, um embate político e a culpa é da maneira como o governo tratou a questão da informação. Foi um desastre mesmo! Mas o papel da imprensa, qual é? Valer-se de eventuais problemas de comunicação para transformar um episódio banal em escândalo? No fundo, é como se Eliane dissesse: vocês permitiram que nós batêssemos, problema de vocês.
Não, não. Problema da notícia. A Veja cria um factóide. O governo não sabe o que a revista tem na mão e tenta responder atirando no escuro. Depois vem a Folha. Quando mostram as cartas, tinham par de dois. Tudo bem, o blefe pegou mais do que o esperado.
Agora, a derrota não foi do governo, foi do jornalismo. Mas quem se importa com esses antiguidades, de levantar objetivamente a informação?
Na coluna ao lado, o colunista Marcos Nobre decreta que, em função do “escândalo” acabou a Dilma Rousseff, sem a Dilma acabou o Lula.
Não sei em que mundo esse pessoal vive. Ou que eu vivo, vá se saber.
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/04/direto-ao-ponto/
URLs in this post:
[1] Luís Nassif Online: http://projetobr.com.br/web/blog/5
[2] clique aqui: http://www.google.com/notebook/public/03904464067865211657/BDQG0SwoQ3ouj7ZIj
[3] LULA CONFUNDE TUDO !!! A linguagem do preconceito por Kucinski: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/a-linguagem-do-preconceito/
[4] Mentindo ao próprio umbigo: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/mentindo-ao-proprio-umbigo/
[5] HÁ QUEM DIGA A VERDADE: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/ha-quem-diga-a-verdade/
[6] Do Blog do Rovai: Tucano é símbolo de campanha do governo Serra: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/do-blog-do-rovai-tucano-e-simbolo-de-campanha-do-governo-serra/
[7] Amazônia serve para Desenvolvimento Social?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/amazonia-serve-para-desenvolvimento-social/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.