prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

TAXA DE APROVAÇÃO DE HUGO CHÁVEZ, SUPERIOR A 66%, REAFIRMA OS LIMITES DO bombardeio midiático

Escrito por Imprensa, postado em 9 dEurope/London abril dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Audiência de chávez sobe, veja no artigo a seguir. Katia

Publicado originalmente no: Vi o Mundo

Escrito por: Luiz Carlos Azenha

SÃO PAULO – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reconquistou o apoio político que tinha antes do referendo aprovatório em que sua proposta de reforma constitucional foi derrotada com cerca de 50% de votos contrários e 49% a favor, em dezembro de 2007.

Chávez foi reeleito em 2006 com mais de 62% dos votos. A grande abstenção no referendo foi atribuída a chavistas que desistiram de votar. Muitos discordavam da reeleição indefinida, vendida na Venezuela como “mandato perpétuo” para Chávez.

Agora, o Instituto Venezuelano de Análise de Dados (IVAD), cujas pesquisas quase sempre foram confirmadas pelos resultados eleitorais, mostra que 66,5% dos venezuelanos apóiam Chávez. A margem de erro é de 1% a 2,3%

A grande maioria dos venezuelanos – 76,7% – quer que o presidente continue buscando a libertação dos reféns sequestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). E 72,2% acham que a paz na Venezuela depende da paz na Colômbia.

Aqui é importante lembrar um dado frequentemente esquecido na cobertura indigente da mídia corporativa brasileira, que mistura má fé com ignorância: centenas de milhares de colombianos vivem refugiados na Venezuela. É como se uma guerra civil no Paraguai provocasse a entrada de milhares de refugiados no Brasil.

A segurança pública (69,5%) e o desabastecimento (38,8%) foram os principais problemas do país apontados pelos entrevistados na pesquisa do IVAD.

Uma das causas da falta de alimentos na Venezuela é o forte aumento da demanda. O consumo das classes mais baixas explodiu desde que o governo passou a investir parte da renda do petróleo em programas sociais. De outra parte, os projetos para desenvolver a agricultura local até agora não deram resultado significativo.

A entrada da Venezuela no Mercosul ainda depende da aprovação de dois países. O assunto deve ser considerado pelo Congresso do Paraguai logo depois das eleições do próximo 20 de abril. No Brasil, não há data para que o assunto seja votado. Tudo indica que vai ficar para depois das eleições municipais, já que este é um tema em que a oposição faz pose de durona, apesar dos empresários brasileiros serem majoritariamente a favor. Eles, empresários, estão de olho no mercado venezuelano.

A pesquisa do IVAD demonstra os claros limites dos bombardeios midiáticos. Nas circunstâncias, Chávez mantém altíssima taxa de aprovação. O presidente venezuelano sofre oposição dos principais grupos privados de informação da Venezuela, especialmente da rede Globovisión. Além disso, Chávez é alvo de críticas em toda a mídia internacional: da CNN em espanhol ao Washington Post, do El Pais ao New York Times, tudo devidamente repercutido internamente por jornais, emissoras de rádio e de TV da Venezuela.

Além de ter criado a Telesur, o governo Chávez controla sua própria agência de notícias, uma emissora de TV de alcance nacional e conta com o apoio de uma rede de canais comunitários. A maior empresa da Venezuela, a PDVSA, patrocina publicações e campanhas de apoio ao governo, algumas das quais fazem propaganda pessoal de Hugo Chávez.

Em minha singela opinião, os críticos de Chávez exageraram tanto que acabaram desacreditados, facilitando a tarefa do presidente venezuelano de atribuir todas as críticas que recebe – as justas e as injustas – àqueles que pretendem derrubá-lo.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>