- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -

Biocombustíveis são ‘crime contra a humanidade’, diz relator da ONU (será?)

Posted By NOSSOS AUTORES On 15 abril, 2008 @ 7:00 pm In Desenvolvimento,José Augusto Valente,Logística e Transporte,O que deu na Imprensa | No Comments

Publicado originalmente no Blog Logística e Transporte [1]

Por José Augusto Valente*

A produção em massa de biocombustíveis representa um crime contra a humanidade por seu impacto nos preços mundiais dos alimentos, declarou nesta segunda-feira (14) o relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, o suíço Jean Ziegler, em entrevista a uma rádio alemã.

Os críticos dessa tecnologia argumentam que o uso de terras férteis para cultivos destinados a fabricar biocombustíveis reduz as superfícies destinadas aos alimentos e contribui para o aumento dos preços dos mantimentos.

Leia mais no G1 [2]

Em resposta a essa avaliação alarmista da ONU, o governo brasileiro respondeu:

Governo reafirma que biocombustível não concorre com alimentos no Brasil [3]

Procurado pelo G1, o Itamaraty informou que a declaração de Ziegler refere-se aos biocombustíveis produzidos a partir do milho. Como o Brasil produz o biocombustível com cana-de-açúcar, o ministério não acredita que a declaração tenha sido dada a respeito do país.

A Assessoria de imprensa do Palácio do Planalto afirma que a área de plantio de alimentos não teve redução no Brasil, embora a produção de biocombustíveis tenha aumentado nos últimos anos.

Não é só a cana-de-açúcar. A mamona, por exemplo, é uma “praga” e não serve para nada além de gerar bio-combustível.

Na minha opinião, o uso de bio-combustível é para uma fase de transição (uns dez a quinze anos) a outras fontes muito mais limpas como baterias elétricas, motor magnético, ar comprimido e outras que temos revelado neste blog, no marcador Inovação Tecnológica [4].

Além disso, cada vez se investirá mais em veículos de baixo consumo, o que exigirá menos volume total de combustível, e no não-transporte, especialmente bicicletas.

No transporte público, mais trem elétrico e bonde, menos ônibus.

* José Augusto Valente: engenheiro e trabalho há 35 anos na área de transportes. Fui Presidente do DER-RJ em 2002 e titular da Secretaria de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, no período de maio/2004 a junho/2007. Atualmente atuo como Consultor em Logística e Transporte.

Currículo [5].

Meu e-mail para contato é: joseaugustovalente@gmail.com


Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero

URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/04/biocombustiveis-sao-crime-contra-a-humanidade-diz-relator-da-onu-sera/

URLs in this post:

[1] Logística e Transporte: http://logisticaetransportes.blogspot.com/2008/04/caos-areo-nos-eua-american-airlines.html

[2] Leia mais no G1: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL400150-9356,00-BIOCOMBUSTIVEIS+SAO+CRIME+CONTRA+A+HUMANIDADE+DIZ+RELATOR+DA+ONU.html

[3] Governo reafirma que biocombustível não concorre com alimentos no Brasil: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL400646-9356,00-GOVERNO+REAFIRMA+QUE+BIOCOMBUSTIVEL+NAO+CONCORRE+COM+ALIMENTOS+NO+BRASIL.html

[4] Inovação Tecnológica: http://logisticaetransportes.blogspot.com/search/label/Inova%C3%A7%C3%A3o%20Tecnol%C3%B3gica

[5] Currículo: http://desempregozero.org/curriculos/curriculo-profissional-sintetico-jose-augusto-da-fonseca-valente/

Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.