prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Adam Smith em Pequim origens e fundamentos do século XXI

Escrito por Imprensa, postado em 30 dEurope/London abril dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Giovanni Arrighi, lança um livro cujo objetivo é “interpretar a transferência do epicentro da economia política mundial da América do Norte para a Ásia oriental Através da teoria de desenvolvimento econômico de Adam Smith”.

*Por Katia Alves

Por Giovanni Arrighi

Publicado no: Boi Tempo

O mundo se volta para a China: palco dos próximos Jogos Olímpicos, potência econômica mundial. Lançado quase simultaneamente no Brasil e em dezenas de países, Adam Smith em Pequim: origens e fundamentos do século XXI, do sociólogo italiano Giovanni Arrighi, se torna uma referência inescapável para todos os que querem entender o fenômeno chinês. O livro também aborda a preocupação do governo dos Estados Unidos e suas tentativas de conter a expansão chinesa, originada do crescimento econômico ocorrido nos anos 1990.

Arrighi, professor de Sociologia da Universidade Johns Hopkins (EUA), rejeita análises simplistas e investiga as causas e as conseqüências do crescimento da China. Ele prevê ameaças de enfrentamentos futuros, a decadência da hegemonia dos Estados Unidos e a criação de uma nova ordem internacional.

A obra tem como duplo objetivo interpretar a transferência do epicentro da economia política mundial da América do Norte para a Ásia oriental, à luz da teoria de desenvolvimento econômico de Adam Smith, e apresentar uma releitura do clássico A riqueza das nações a partir dessa transferência. No fim do século XVII, Adam Smith, o pai do liberalismo econômico, previu uma equalização de poder entre os impérios do Ocidente e o Oriente colonizado.

De acordo com o sociólogo Theotonio dos Santos, que assina o texto de apresentação, o livro de Arrighi demonstra o esforço intelectual que vem sendo desenvolvido pelos pensadores contemporâneos, sobretudo nos Estado Unidos. Segundo Theotonio, a publicação de Adam Smith em Pequim contribui para diminuir a distância existente entre a obra desses intelectuais e o pensamento progressista brasileiro, além de colaborar com as discussões sobre socialismo, como a que acontece atualmente na América Latina.

Sobre Giovanni Arrighi

Giovanni Arrighié , doutor em Economia. Nascido na Itália, atualmente é professor do Departamento de Sociologia da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos. Fez pesquisas nas áreas de mercado e desenvolvimento econômico na África e na Europa. Dedica-se ao estudo das origens e transformações do sistema capitalista global.

Ficha técnica

Título: Adam Smith em Pequim

Subtítulo: origens e fundamentos do século XXI

Título original: Adam Smith in Beijing: Lineages of the Twenty-First Century

Autor: Giovanni Arrighi

Editora: Boitempo

Páginas: 448

ISBN: 978-85-7559-112-3

R$ 60,00



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>