prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

A subvenção econômica em inovação e tecnologia

Escrito por Imprensa, postado em 16 dEurope/London abril dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

“Para receber a subvenção e preciso que as atividades propostas pela empresa ou instituição interessada estejam ligadas à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico de produtos e processos inovadores em empresas nacionais.”

Por: Luciana Sergeiro

Publicado em: Projeto Brasil

Por: Lilian Milena

A Subvenção Econômica foi instituída por meio da lei nº 10.973, em dezembro de 2004 para ajudar as micro e pequenas empresas a investirem em tecnologia e inovação.

Por meio desse sistema, o governo federal concede apoio de recursos financeiros para incentivar a implementação de atividades de pesquisa e desenvolvimento em um processo que une ações entre universidades e iniciativa privada, permitindo, ainda, a associação destes setores aos institutos de pesquisa.

O código aprovado pela União prevê mais recursos de subvenção para as regiões menos desenvolvidas do país. Até 60% do valor do sistema deve ser destinado ás empresas fixadas na região Nordeste e para o Estado do Amazonas. O restante, até 40%, é direcionado às demais localidades do Brasil.

Para receber a subvenção, é preciso que as atividades propostas pela empresa ou instituição interessada estejam ligadas à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico de produtos e processos inovadores em empresas nacionais.

O percentual de recursos destinados ao projeto são fixados pela União e a aprovação dependerá dos objetivos da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE).

A Subvenção Econômica também depende das ações da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), que realiza convênios para o credenciamento de agências de apoios financeiros regionais, estaduais e locais. Neste caso, os recursos do sistema geralmente são destinados para a remuneração de mestres e doutores na pesquisa de atividades vinculadas à inovação e tecnologia nas empresas.

FINEP

A Financiadora de Estudos e Projetos é um órgão que faz parte da rede governamental para a inovação e pesquisa no campo científico e tecnológico em empresas, universidades e instituições privadas e públicas.

Foi criada em 1967 para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas e teve o papel de substituir o Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (FUNTEC) de gestão do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O governo quis com isso, financiar e implantar programas de pós-graduação nas universidades.

A FINEP foi fundamentalmente importante na década de 1970, quando ocorreram investimentos significativos no setor. Desde então a comunidade científica passou a contar com processos de implantação de grupos de pesquisa e com a expansão da infra-estrutura de C&T (Ciências e Tecnologia), além da promoção de bolsas de pós-graduação no Brasil.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>