- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -

A CRISE ALIMENTAR PLANETÁRIA

Posted By leonunes On 14 abril, 2008 @ 2:27 pm In Conjuntura,Desenvolvimento,Internacional,Leonardo Nunes,Política Brasileira,Política Econômica,Política Social | 2 Comments

 

Léo Nunes – Paris – Os principais diários europeus destacam a possibilidade concreta de uma crise alimentar planetária, que pode colocar cerca 100 milhões de pessoas na miséria. O aumento significativo dos preços dos itens alimentícios tem preocupado até as organizações multilaterais. O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, fez um apelo para que os governos intervenham de forma a evitar a escalada dos preços dos alimentos.

 

O Banco Mundial estima que o preço dos alimentos tenha aumentado em 83% nos três últimos anos. Só o trigo aumentou 181% no mesmo período. De fato, uma crise de tal magnitude pode, e deve, agravar as tensões sociais. O diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, alerta para o fato de que tais crises inevitavelmente terminam em guerras.

 

A crise alimentar pode ter três causas. A primeira delas pode ser o aumento considerável da população mundial. A segunda causa seria o fato de que o aumento da produtividade agrícola não se daria de forma satisfatória. Quanto a estes dois pontos, não há muito a fazer no curto prazo. Por fim, a escassez de alimentos está associada ao uso da terra. Um mundo com terras concentradas e / ou utilizadas para fins não alimentares é o palco propício para crises deste tipo. Vale uma reflexão para o governo brasileiro no que tange ao projeto do biodiesel, que significa plantar cana para encher tanque de gasolina para a classe média norte-americana e européia.

 

Clique aqui [1] para ler nosso manifesto.


2 Comments (Open | Close)

2 Comments To "A CRISE ALIMENTAR PLANETÁRIA"

#1 Comment By Rodrigo Medeiros On 14 abril, 2008 @ 8:59 pm

Prezado Leonardo

A FAO mencionou 37% de elevação dos preços das commodities agrícolas em 2007. Henrique Meirelles, presidente do Banco Central do Brasil, acredita que pode combater esse “viés de alta dos alimentos” com juros altos… O BC brasileiro mostra-se incapaz de realizar um razoável trade-off entre inflação, formalidade de emprego, hoje em 51% da população economicamente ativa, segundo dados da CEPAL, e desempenho global da economia.

O ministro Roberto Mangabeira Unger alerta para o fato de que a atual prosperidade brasileira, decantada em prosa e verso pela idiotia neoliberal, é “aparente”, “superficial” e “frágil”. Segundo consta na coluna do Cristiano Romero, do Valor Econômico (14/04/08), ela é muito dependente, diz o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, do boom dos preços de commodities e da exportação de produtos primários. Se nada for feito, alerta, o Brasil se transformará no resultado da combinação de uma “grande fazenda” com uma “grande maquiladora”.

Mangabeira Unger teme que fiquemos presos entre dois paradigmas, o de trabalhadores de baixo custo e o do capital humano. Adversário ferrenho da atual política econômica, Mangabeira evita falar de macroeconomia. “Não vou mentir aqui e dizer que mudei de idéia. Não mudei, mas não estou tratando disso”.

Parabéns pelo texto! Muito oportuno.

Um abraço,

Rodrigo L. Medeiros

#2 Comment By Leonardo Nunes On 17 abril, 2008 @ 10:37 am

Caro Rodrigo,

Concordo com suas palavras. Agora o Lula virou o porta voz dos latifundiários. Imagine o que vai acontecer se este projeto de biocombustíveis vinga? O Brasil vai aprofundar a dualidade Casa Grande e Senzala.

Abraços, Léo.


Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero

URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/04/a-crise-alimentar-planetaria/

URLs in this post:

[1] Clique aqui: http://desempregozero.org/manifesto/

[2] Sobre o papel do Estado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/sobre-o-papel-do-estado/

[3] Tem São Paulo demais: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/tem-sao-paulo-demais/

[4] EDITORIAL do Cadernos do desenvolvimento do centro Celso Furtado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/editorial-do-cadernos-do-desenvolvimento-do-centro-celso-furtado/

[5] País perdeu os 'anos de ouro' da economia mundial: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/pais-perdeu-os-anos-de-ouro-da-economia-mundial/

[6] Espantando o vôo de galinha: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/espantando-o-voo-de-galinha/

Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.