- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -

Sobre o tal “aparelhamento” do Estado?

Posted By NOSSOS AUTORES On 8 março, 2008 @ 2:00 pm In Comentários sobre a Imprensa Brasileira,José Marcio Tavares,Política Brasileira | 9 Comments

José Marcio Tavares *

Diariamente se lê no PIG (Partido da Mídia Golpista) que o governo aparelhou o estado. Mas o que significa esse termo “aparelhou o estado”? Para a imprensa isso significa que: o PT e seus aliados estariam usurpando o que não lhes pertence ao colocar em cargos de confiança militantes e “apadrinhados”.Embora esse tipo de argumento não tenha nem o mérito de ser novo, pois a mesma coisa diziam de Getúlio no seu segundo mandato, Juscelino e Jango. A UDN no estado da Guanabara e o PSDB e PFL, segundo a imprensa, nunca teriam cometido esse pecado… Estranho, não é? No governo FHC, onde havia tucanos em toda a estrutura administrativa,  essa expressão – ” aparelhar o Estado” – nem mesmo era usada. Alguém se lembra?

O que têm esses três governos (Juscelino, Jango e Getúlio) em comum com o de Lula? Embora não sejam governos ditos “populares” nem socialistas, foram e é (o atual) mais generosos SIM para com os da base da pirâmide social. Isso é inegável e a imprensa reclama muito por isso, chamando-os de “populistas” (clique: Ali Kamel contra bolsa-família [1] ou DEM e PSDB contra programa social [2]).

É sempre a mesma novela. Quando um governo se preocupa um pouquinho mais com os pobres, lá vem a mesma ladainha, gritam: “populista”, “aparelhista” e “corrupto’. Não têm nem a preocupação de ser um pouquinho mais criativos, volto a repetir.

No plano estadual é a mesmíssima coisa. Lembram-se dos dois governos Brizola aqui no Rio (lá no Rio Grande deve ter sido a mesma coisa)? As Organizações Globo, da famiglia Marinho (sempre eles!) não deram trégua ao velho caudilho. Nem sua família foi poupada.

Para a direita, populista é todo aquele dirigente que gasta dinheiro com pobre.

Bem, mas o papo aqui é “aparelhismo”. Voltemos a ele.

Noutro dia eu ouvi alguém dizer em tom de zombaria que o Lula já fez muito em se eleger e tomar posse. Agora, ainda por cima querer governar, aí já é demais. Nas palavras da direita, “isso é contra a ordem natural das coisas”. É subversão dos valores.

Ela, a direita, queria que o Lula governasse só com o tucanato. Nada de colocar petista e pedetista, essa raça despreparada na administração pública. Onde já se viu, um cara que já foi jornaleiro como o Carlos Lupi querer ser ministro do Trabalho.

Semana passada, em mais uma tentativa de se criar uma crisezinha, acusaram o ministro do Trabalho de favorecer ONGs ligadas ao PDT. Depois, ao se fazer uma apuração, chegou-se à conclusão que as ONGs ligadas ao tucanato tiveram mais verbas liberadas pelo Ministério do Trabalho. Aí ficaram caladinhos. Já tinham alcançado seu objetivo que era o de elamear mais uma reputação através de seus aliados do PIG.

Ainda que ele tivesse mesmo favorecido o PDT, qual o problema? O PDT ganhou a eleição juntamente com o Lula no segundo turno. Juntamente com o PT do presidente da República ajuda a governar o Brasil. Isso foi conseguido, é sempre bom repetir, através de eleições livres e limpas. Mesmo com PIG fazendo de tudo pra eleger seu candidato conservador do PSDB. Já foi provado estatisticamente que, durante o período eleitoral as matérias favoráveis à oposição foram em número muito maior.

Mas é a regra do jogo democrático. Participa-se de eleições. A sociedade escolhe quem vai governar. Os eleitos governam. Qual o problema?

No órgão público onde trabalho, vira e mexe, vem alguém dizer que o governo “aparelhou”. Aparelhou sim, de projetos que têm como objetivo o melhorar a vida das pessoas e desenvolver o país. Bem diferente do tucanato que só se preocupou com o desenvolvimento da privataria. Venda do patrimônio nacional a preço de banana. E banana podre. Aquela de final de feira.

Mais não se fez, na minha opinião, porque o tucanato plantou raízes profundas em vários órgãos e o que mais se vê lá são tucanos de carteirinha desempenhando funções de confiança no governo Lula. Como é o caso do economista portenho que até bem pouco tempo esteve “trabalhando” no IPEA e agora virou Chefe de Departamento em outro órgão.

Essa turma demo-tucana não admite tenha técnicos de confiança. Como se fosse um favor o presidente Lula nomear seus auxiliares mais diretos.

Pra essa turma, portanto, “aparelhamento do estado” é vencer a eleição e, depois, governar. E governar com os olhos voltados para o crescimento (que nem é lá essas coisas).

Se querem voltar em peso para o aparelho de estado, nas próximas eleições subam no banquinho da praça e façam um discurso mais de acordo com os anseios da sociedade. Não venham de novo com aquela lenga-lenga de dizer que vai vender até o avião que serve à Presidência. Do contrário, vão passar mais quatro longos anos atirando pedras e tentando não permitir que se governe o Brasil.

Que Deus na sua infinita misericórdia nos proteja desse mal.

* José Marcio Tavares: Ex-Diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Contador, Funcionário público aposentado. Violonista. Meus artigos [3]


9 Comments (Open | Close)

9 Comments To "Sobre o tal “aparelhamento” do Estado?"

#1 Comment By Bruno On 8 março, 2008 @ 10:54 pm

Muito bom. Marcio, alguém tinha que falar sobre isso. Nunca tinha percebido, mas ninguém falava sobre aparelhamento do Estado no governo FH. Não sabia que tinha sido a mesma coisa com Getúlio e JK.

#2 Comment By blogdojefferson On 9 março, 2008 @ 12:47 am

Márcio,

A tese é fraquinha. Ninguém fala de aparelhamento do governo paulista.

Dizem que o ministério “X” tem muita indicação política, mas se o lugar nunca teve carreira, então quer dizer que sempre os cargos foram preenchidos por indicação.

Aqui em Brasília, estou cançado de ouvir uma tese no mínimo duvidosa:mas é que o PT tem um monte de sindicalistas ou gente despreparada dentro governo. O pessoal antes podia também ser indicado, mas eram técnicos, sabiam do assunto que trabalhavam. Havia um tecnicidade superior.

Engraçado a tese, o governo anterior teve um resultado muito pior, mas tinha gente mais qualificada ou preparada para trabalhar. Então porque não produziam boas políticas para sociedade? Estavam no governo fazendo o que? Escrevendo artigos, dando palestras ou apenas buscando um empreguinho mais bem remunerado na iniciativa privada com as informações do governo.

Mas é sempre assim. Na falta de argumentos partem para o preconceito puro e simples.

Abraço,

Jefferson

#3 Comment By José Marcio Tavares On 10 março, 2008 @ 11:12 am

Obrigado Bruno. Receber um elogio seu é duplamente prazeroso. Primeiro porque é um elogio que vem de alguém preparado. Segundo porque você é meu amigo.
Jefferson, duas coisas: 1 – eu não quis abordar no artigo, mas o que ocorre é justamente ao contrário. Vários petistas preparados técnica e politicamente não têm cargos no governo e eu acho isso uma injustiça, pra dizer o mínimo. Tenho visto que muitas vezes prefere-se um tucano por pura aceitação do preconceito por parte de quem teria o poder de nomear uma pessoa que, além de todos os atributos técnicos, é afinado com a política que venceu a eleição. É uma espécie de preconceito na contramão. 2 – Quanto ao tal preparo tucano, eu diria que concordo plenamente. Costumo dizer que pra quebrar o Brasil do jeito que eles fizeram tem que ter muito preparo mesmo. Não é pra qualquer um. 3 – por último – e ainda sobre “preparo” – gostaria de lembrar que Santos Dumont nunca freqëntou uma escola e, mesmo assim, inventou o avião. Podeer-se-ia dizer que “se tivesse cursado uma universidade européia, ele seria muito melhor. Ao que retruco dizendo que, caso ele tivesse um estudo formal numa universidade aprenderia que “o mais pesado que o ar NUNCA voaria”. Mas o mineirinho era danado e tanto fez que conseguiu um dos maiores feitos da humanidade. Mas isso é assunto pra – quem sabe? – outro ministo. Abração!

#4 Comment By Roberto Araujo On 10 março, 2008 @ 1:48 pm

Lamento discordar. Pelo menos no setor elétrico o aparelhamento atinjiu níveis inacreditáveis. Hoje, até um chefe de divisão de uma estatal passa pelo crivo do partido. Participei das reuniões no Instituto de Cidadania em 2002 com a presença da Dilma, Mantega e do próprio Lula. A proposta naquela época era a profissionalização dos cargos de direção. Politização, no máximo, era entendida como política energética. Hoje, além das empresas, estarem sob o garrote do superávit primário, estão inchadas de assessores e oferecem cargos em troca de “governabilidade”.

#5 Comment By blogdojefferson On 10 março, 2008 @ 4:27 pm

Márcio,

Concordo contigo plenamente, em todas as observações. Tem gente boa do PT e seus aliados fora do governo. E também tem gente boa na oposição e outros partidos.

O problema que a mídia insistentemente associa incompetência a técnicos ligados ao PT e seus aliados mais próximos e competência aos ligados ao PSDB. Lembro que o ministério da saúde era criticado diariamente na gestão do Humberto Costa. Depois dele, o partido passou para o PMDB mineiro e acabaram as críticas (embora o fisiologismo na distribuição de verbas correu solto). E só após as eleições de 2006, colocaram um ministro mais alinhado às políticas públicas de saúde. Mesmo assim, não há nada que os ministros pós Humberto Costa fizeram de relevante na saúde. Mas era ele o criticado.É só um exemplo.

Grande abraço,

Jefferson

#6 Comment By José Marcio Tavares On 11 março, 2008 @ 12:55 pm

Caro Roberto, não sei se entendi bem. Isso que você escreveu sobre “até um chefe de divisão ter que passar pelo crivo do partido” ocorre somente no setor elétrico ou nas estatais de uma maneira geral? Na estatal em que trabalho nunca vi isso. Mas até que não seria uma má idéia, se você quer saber. Muito melhor que tucanos, que perderam a eleição e se esbaldaram durante a privataria, continuarem a dar as cartas. Como disse no artigo, se querem voltar, primeiro ganhem uma eleição. Democracia é assim. Quem ganha governa; quem perde faz como eu fiz durante décadas: fica na oposição criticando.
Eu concordo plenamente que haja profissionalização dos cargos de direção. Mas a ela tem que estar subordinada à política. De nada adianta um técnico super preparado se ele não concorda com a política que ganhou a eleição. Na verdade, quem está na oposição sempre quer despolitizar tudo. Claro, sua política (a política de quem perdeu) está em baixa. Então vamos menosprezar toda a política. Aí a gente (da oposição) tem uma chance.

#7 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 11 março, 2008 @ 2:15 pm

Caro José Marcio,
acho que o Roberto está se referindo a figuras como Moreira Franco e Conde que ganharam altos cargos executivos no sistema eletrobrás e não sabem nada sobre o assunto, nem querem saber e nem trabalhar. Nos órgãos da área econômico, onde vc trabalha por exemplo, isso de fato não acontece. Vale a capacidade técnica. Mas no setor elétrico o governo está errando a mal e literalmente vendendo nosso futuro para uns pilantras ganharem cargo e poder. O setor elétrico está um descalabro. e isso é uma grande falha do governo.
abraços

#8 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 11 março, 2008 @ 2:18 pm

Mas quando respondi o Roberto eu queria dizer que isso não é aparelhamento como a imprensa diz.
Aperelhamento significa um grupo organizado e coeso empenhado em usurpar o Estado e a democracia. E quando dizem isso, estão falando do PT e do que eles pensam como “risco de socialismo”.
mas o que aconteceu no setor elétrico não é isso, é o velho clientelismo político que também vigorou no setor elétrico no governo FHC.

#9 Pingback By Sobre o tal “aparelhamento” do Estado? « José Márcio Tavares On 16 dezembro, 2009 @ 3:32 pm

[...] se lê no PIG (Partido da Mídia Golpista) que o governo aparelhou o estado. Mas o que significa esse termo “aparelhou o [...]


Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero

URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/03/sobre-o-tal-aparelhamento-do-estado/

URLs in this post:

[1] clique: Ali Kamel contra bolsa-família: http://desempregozero.org/2008/03/05/artilharia-da-imprensa-contra-o-bolsa-familia-o-globo-kamel-e-os-eletrodomesticos/

[2] DEM e PSDB contra programa social: http://desempregozero.org/?s=territ%25C3%25B3rios+cidadania

[3] Meus artigos: http://desempregozero.org/category/todos-nossos-autores/jose-marcio-tavares/

[4] LULA CONFUNDE TUDO !!! A linguagem do preconceito por Kucinski: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/a-linguagem-do-preconceito/

[5] Mentindo ao próprio umbigo: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/mentindo-ao-proprio-umbigo/

[6] HÁ QUEM DIGA A VERDADE: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/ha-quem-diga-a-verdade/

[7] Do Blog do Rovai: Tucano é símbolo de campanha do governo Serra: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/do-blog-do-rovai-tucano-e-simbolo-de-campanha-do-governo-serra/

[8] Amazônia serve para Desenvolvimento Social?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/amazonia-serve-para-desenvolvimento-social/

Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.