Prefeitura prepara pacote de obras viárias em São Paulo
Escrito por NOSSOS AUTORES, postado em 19 dEurope/London março dEurope/London 2008
Publicado originalmente no Blog Logística e Transporte
Por José Augusto Valente*
O “Diário Oficial” de São Paulo anunciou nesta terça-feira a realização de oito licitações referentes a grandes obras viárias na cidade. As concorrências prevêem a construção de uma nova ponte na marginal Pinheiros e de dois viadutos sobre a avenida do Estado.
As licitações serão conduzidas pela Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) e por enquanto prevêem apenas estudos de viabilidade, de impacto ambiental e de criação do projeto. Somados, os gastos chegam a R$ 20 milhões. Nenhuma das licitações publicadas hoje prevê a execução das obras.
Clique aqui para ler a matéria na Folha Online
A forma com que a prefeitura está atacando o problema do apagão no trânsito de São Paulo é a mesma da época do Maluf. Obras e mais obras.
O problema é a exacerbada ocupação dos espaços públicos, vias e estacionamentos, por automóveis.
Manter isso é priorizar o transporte individual em detrimento do transporte coletivo.
Não funcionou no passado, não vai funcionar no presente e muito menos no futuro.
Ou se prioriza o transporte coletivo e de massa, juntamente com a restrição ao automóvel ou tudo ficará como está. Ou pior.
* José Augusto Valente: engenheiro e trabalho há 35 anos na área de transportes. Fui Presidente do DER-RJ em 2002 e titular da Secretaria de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, no período de maio/2004 a junho/2007. Atualmente atuo como Consultor em Logística e Transporte. Meu e-mail para contato é: joseaugustovalente@gmail.com










