prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Prefeitura anuncia medidas para melhorar trânsito em São Paulo

Escrito por Imprensa, postado em 14 dEurope/London março dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

A Prefeitura de São Paulo adotará medidas para melhorar a fluidez do trânsito da cidade depois dos sucessivos recordes de congestionamentos registrados nas últimas semanas (ver quadro ao lado).

Entre as medidas, está a proibição de estacionamento de veículos durante o horário de pico em algumas vias e o impedimento do transporte de cargas em alguns pontos da cidade também nos horários de maior movimento.

Além disso, a prefeitura irá divulgar 140 rotas alternativas às vias com maior índice de lentidão e promete trabalhar em cima de 19 pontos onde há “estrangulamento” de trânsito.

leia mais no G1

José Augusto Valente * do Logística e Transportes

Somente a medida de restringir estacionamento surtirá algum efeito, porque é a única na linha de restringir a circulação de automóveis, única medida eficaz para os problemas de congestionamento e poluição.

Retirar caminhões de circulação tem um grande efeito visual e pouca chance de resultados. Não é este o principal vilão, mas os automóveis. São menos de cem mil caminhões para cerca de quatro milhões de automóveis.

Não adianta pensar, também, no médio e longo prazo porque significa manter a população num inferno diário durante anos. Metrô e trem não darão resultados em menos de cinco anos.

O prefeito Kassab está num beco sem saída. Se não fizer nada, perde a eleição porque não conseguiu resolver o apagão no trânsito de São Paulo. Se implantar medidas restritivas ao automóvel – as únicas que podem resolver no curto prazo – corre o risco de perder a eleição pela pretensa reação da classe média.

Ele está sendo chamado a tomar uma decisão entre duas alternativas de alto desgaste político. Por enquanto, está optando por passar mertiolate na fratura exposta.

Se o Alckmin for candidato a prefeito, com certeza vai propor medidas duras em relação aos automóveis, já que, como ninguém aguenta mais o apagão diário no trânsito, esse poderá ser o principal tema da campanha em São Paulo.

Espero que a ministra Marta Suplicy se comprometa com medidas restritivas ao automóvel, como a implantação do pedágio urbano com destinação da receita para a melhoria do transporte coletivo.

Explicando bem explicado e mostrando exemplos dessas medidas nas maiores cidades dos países desenvolvidos, penso que a população vai entender que é o melhor para todo mundo e aprovar, nas urnas, o(a) porta-voz dessa proposta.

* José Augusto Valente: engenheiro e trabalho há 35 anos na área de transportes. Fui Presidente do DER-RJ em 2002 e titular da Secretaria de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, no período de maio/2004 a junho/2007. Atualmente atuo como Consultor em Logística e Transporte. Currículo. Meu e-mail para contato é: joseaugustovalente@gmail.com



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>