prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Porto de Santos registra movimentação recorde em 2007

Escrito por NOSSOS AUTORES, postado em 9 dEurope/London março dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

* José Augusto Valente do Blog Logística e Transporte

O Porto de Santos registrou uma movimentação recorde no ano passado de 80,78 milhão de toneladas, segundo a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), empresa que administra o porto. Esse volume representou um aumento de 5,9% em relação a 2006. No início do ano, a previsão era de que a movimentação fosse de 78,9 milhões de toneladas.

A participação de produtos exportados foi de 66,65%, com 53.843.434 toneladas, e de importações foi de 26.932.433 toneladas (33,35%).

A Codesp fechou 2007 com lucro líquido de R$ 84,5 milhões. No ano anterior, a empresa havia registrado um prejuízo de R$ 120,8 milhões.

Fonte: Folha Online Dinheiro

Há um discurso quase dominante de que os portos públicos são ineficientes, resultando daí a necessidade de privatização ampla, geral e irrestrita.

Os números mostram a verdade: os portos públicos estão movimentando cargas em números bem superiores ao que se imaginava, há quatro anos atrás, quando esse discurso privatizante começou a ganhar corpo, com apoio da mídia.

A partir de hoje, publicaremos posts mostrando que os Portos Públicos são eficientes, comparáveis aos portos internacionais, desde que não se venha comparar banana com abacaxi.

Tem que comparar os portos brasileiros com os de características correspondentes.

Como todos os portos do mundo, embora eficientes sempre tem necessidade de melhorar, especialmente para garantir condições de atracação e operação dos novos navios gigantes, que entraram em operação na navegação de longo curso.

Porisso, nossa palavra de ordem é “Em defesa e pelo fortalecimento dos portos públicos”.

É só manter o atual marco regulatório e aplicar os recursos previstos no PAC. O restante, os operadores privados dos portos públicos darão conta do recado.

* José Augusto Valente é engenheiro e trabalha há 35 anos na área de transportes. Foi Presidente do DER-RJ em 2002 e titular da Secretaria de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, no período de maio/2004 a junho/2007. Atualmente atua como Consultor em Logística e Transporte. Seu e-mail para contato é: joseaugustovalente@gmail.com



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>