prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Pnad: 1,4 milhões de crianças trabalhavam em 2006

Escrito por Imprensa, postado em 31 dEurope/London março dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Publicado originalmente no Yahoo Notícias, em 28/03/2008

Ainda que a legislação brasileira permita o trabalho como aprendiz a partir dos 14 anos de idade, 1,4 milhões de crianças de 5 a 13 anos trabalhavam em 2006, sendo a maioria em atividades agrícolas e não-remuneradas – quadro que praticamente não se alterou entre 2004 e 2006 – segundo mostra o suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Pnad 2006 apontou que o trabalho infantil (das crianças e adolescentes de 5 a 17 anos) “está associado a indicadores de escolarização menos favoráveis e ao baixo rendimento dos domicílios em que vivem”, segundo o documento de divulgação da pesquisa. Além de estar no mercado de trabalho, quase metade (49,4%) das pessoas de 5 a 17 anos de idade realizava afazeres domésticos em 2006, atividades destinadas com maior freqüência e intensidade às meninas.

Na faixa etária de 15 a 17 anos, 24,8% dos adolescentes deixavam de freqüentar a escola para ajudar nos afazeres domésticos, trabalhar ou procurar trabalho.

Das crianças e adolescentes ocupados, 41,4% estavam inseridos em atividades agrícolas; proporção que chegava a 62,6% entre aqueles de 5 a 13 anos e diminuía conforme aumentava a faixa etária, segundo mostra a pesquisa do IBGE.

Das crianças e adolescentes ocupados com 5 a 17 anos de idade, 45,9% eram empregados ou trabalhadores domésticos; e 36,1% eram não remunerados. “À medida que aumentava a faixa etária, cai a proporção de não-remunerados e aumenta a de empregados e trabalhadores domésticos”, destaca o documento de divulgação da pesquisa.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>