- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Gasto social e política macroeconômica: trajetórias e tensões no período 1995-2005
Posted By Imprensa On 13 março, 2008 @ 1:00 pm In Artigos Teóricos,Política Econômica,Política Social | No Comments
Texto para Discussão do IPEA nº 1324, janeiro/2008
Por Jorge Abrahão de Castro*
José Aparecido Ribeiro**
José Valente Chaves**
Bruno de Carvalho Duarte***
Helenne Barbosa Simões***
Ampliar o conhecimento a respeito de como os governos constroem e implementam suas políticas públicas, que opções são escolhidas e quais caminhos são trilhados no processo, principalmente em termos de quais as suas conseqüências imediatas e de qual o legado para o futuro, é sem dúvida uma agenda central para a pesquisa, para a gestão pública e para o controle social. Nesse sentido, a preocupação com a análise do gasto social é objetiva: não apenas mensurar o quanto se gasta com políticas sociais, mas também conhecer os mecanismos pelos quais tais recursos são financiados e, fundamentalmente, avaliar os avanços conquistados – ou não – por tal nível de gastos em termos da proteção, das oportunidades e do bem-estar proporcionados à população – objetivos centrais da política social.
A tarefa de mensurar e analisar o nível de recursos aplicados nas políticas sociais é uma linha de investigação extremamente sensível se forem lembradas a magnitude das necessidades sociais, a competição por recursos no interior do orçamento público, a discussão sobre o papel e a atuação do Estado, entre outras questões relevantes. Revelar o montante efetivamente gasto nas políticas sociais, diante do total de recursos disponíveis pelo Estado, ajuda a indicar a direção da atuação estatal e dos ajustes realizados no conjunto das políticas públicas – conseqüência da luta entre diversos atores e interesses por melhores posições junto ao fundo público.
É justamente por esta razão que este texto tem uma proposta um pouco diferente dos trabalhos realizados anteriormente: além da mensuração e da análise dos gastos sociais do período de 1995 a 2005, realiza-se também uma revisão da gestão macroeconômica do período, especificamente focada nas conseqüências desta política sobre as finanças públicas da União, em geral, e sobre o suporte e o financiamento das políticas sociais, em particular.
Para tratar desse problema este texto está organizado em cinco partes. Após esta introdução, na segunda seção apresentam-se brevemente os elementos conceituais necessários para o dimensionamento dos gastos sociais – a necessária delimitação de um conceito de política social, e tratamento das informações orçamentárias para revelar sua expressão em dispêndios -, para então apresentar os resultados obtidos. Na terceira parte, realiza-se a análise da trajetória do Gasto Social Federal (GSF) de forma contextualizada à política macroeconômica do período, para melhor discutir a evolução do GSF em termos da sua participação no Produto Interno Bruto (PIB). O quarto item deste trabalho consiste na comparação do GSF com o total dos gastos públicos federais, fornecendo um indicador do posicionamento alcançado pelas políticas sociais diante das despesas financeiras e não financeiras do governo. Finalmente, confronta-se a trajetória do GSF com a trajetória da carga tributária, visto ser esta a principal fonte de financiamento dos gastos de cunho social. Breves considerações gerais concluem este trabalho.
Clique aqui para ler o artigo na íntegra [1]
* Diretor da Diretoria de Estudos Sociais do Ipea.
** Técnicos de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos Sociais do Ipea.
*** Consultores da Diretoria de Estudos Sociais do Ipea.
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/03/gasto-social-e-politica-macroeconomica-trajetorias-e-tensoes-no-periodo-1995-2005/
URLs in this post:
[1] Clique aqui para ler o artigo na íntegra: http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/tds/td_1324.pdf
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.