prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Gás em Minas??? Inté petróleo uai!!!!

Escrito por Imprensa, postado em 18 dEurope/London março dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

*LUIZ CARLOS BERNARDES

Gás e petróleo em Minas

Minas pode ter fartas reservas de gás, facilmente localizáveis. O governo do Estado, diz-me ótima fonte, já estuda o assunto. Além disso, Minas pode ter petróleo. O eficiente cônsul da Índia no Estado, Elson de Barros Gomes Júnior, confirma-me que os indianos podem investir nas jazidas mineiras. Ele leva comitiva de empresários mineiros e brasileiros à Índia, que viajou ontem, com a presença de ministros e secretários de Estado. Além de discutir sobre o gás e o petróleo “mineiros”, o cônsul me adianta a possibilidade de parcerias em várias áreas, inclusive as indústrias automibilística, com a presença de representantes da Fiat na comitiva e a siderurgia, com empresários brasileiros e mineiros do primeiro time.

Semana passada, publiquei na coluna nota em que falava do gás e petróleo em Minas, citando fontes governamentais. Nos últimos dias, além da conversa com o cônsul Elson, recebi carta do advogado Genival Tourinho, importante deputado do MDB e PDT nos anos 70 e 80, que denunciou a operação Cristal, fechamento do regime militar e sofreu atentado de morte. Citando a nota publicada em O Tempo, Genival diz que há 50 anos luta para sensibilizar autoridades mineiras para a necessidade de urgente prospecção de regiões mineiras, onde o gás vem a superfície de maneira natural. “É o que ocorre em Remanso do Fogo, próxima ao Rio Cocha, em Montalvânia e vários pontos dos rios Arinos e Paracatu.”

Genival estudava Direito, há 55 anos e era auxiliar de gabinete do secretário da Agricultura, Aloísio Costa, quando soube que que a Escola de Sondadores, criada por Israel Pinheiro, para pesquisar água no semi-árido mineiro, parou as perfurações por causa de forte emanação de gás. Genival, nacionalista, autorizado pelo secretário, enviava relatos do caso ao Conselho Nacional de Petróleo e a União Nacional dos Estudantes (UNE), onde militava.

Eleito deputado estadual e federal, Genival cobrou das autoridades a prospecção do gás naquela região do noroeste mineiro. “Perfuraram quatro poços nos anos 70, três com resultado positivo – um em Remanso do Fogo, outro em Montalvânia e um em Januária. Lamentavelmente foram abandonados sob a vaga explicação de que não teriam importância comercial”, diz Genival. E décadas depois, com o imbróglio com a Bolívia, Venezuela e Argentina, a Agencia Nacional de Petróleo (ANP) continua estática.

Sabem a ANP e a Petrobras que uma imensa área, com 190 mil quilômetros quadrados, estende- se da margem mineira do Velho Chico, atravessa as planícies do Noroeste, atingindo o altiplano central do Oeste, atravessando Goiás, chegando a Tocantins, tem condição de suprir de gás o Brasil, já que seu subsolo é idêntico ao da Sibéria, maior produtora de gás mundial. Por sugestão minha, o senador Eduardo Azeredo (ai qui mora u pirigu!!!) obteve do Senado a aprovação do comparecimento do presidente da ANP, Haroldo Lima, ao Congresso, para tomar conhecimento destas riquezas e falar sobre a possibilidade do Brasil explorar o gás. E o petróleo, acrescentam outras fontes. Estão marcados para 27 de março, diz Tourinho, os depoimentos de dezenas de prefeitos do Norte e Noroeste mineiro e também de Goiás e Tocantins.

Diz na carta Genival: “Juro que não morro enquanto não ver resolvida a questão do gás. Fui chamado de louco, como os irmãos Rosado, insistindo na busca de petróleo e gás no Rio Grande do Norte, hoje realidade”.

* Jornalista



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>