prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

CRISE NORTE-AMERICANA FAZ UNIÃO EUROPÉIA QUESTIONAR O LAISSER FAIRE

Escrito por leonunes, postado em 21 dEurope/London março dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Léo Nunes * – Paris

O diário francês Le Monde destaca esta semana (Clique Aqui para ler) uma reportagem que discute a controvérsia sobre os possíveis remédios para solucionar a crise financeira que se iniciou no mercado de crédito imobiliário norte-americano e que se alastra pelo mundo. Parece que mesmo os diários mais conservadores estão revendo suas posições liberais.

Além disso, muitos economistas têm feito coro ao dizer que a crise não pode se resolver por si mesma. Até mesmo o Fundo Monetário Internacional (FMI) avalizou a intervenção do Estado com vistas a evitar um colapso da economia mundial. Se por um lado os europeus, especialmente os alemães, têm ojeriza à inflação, por outro, os mesmos não esquecem os nefastos efeitos da quebra do seu sistema bancário no fim da década de 1920.

Portanto, a história se repete como farsa. Na época de bonança, os arautos do liberalismo e da ausência de Estado vociferam as possíveis benesses da não-intervenção. Já quando o cerco fecha, o Estado e a autoridade monetária são chamados ao jogo, como interventores e emprestadores de última instância, para salvar a quebradeira financeira.

Clique aqui para ler nosso manifesto.

* Leonardo Nunes: Leonardo Nunes: Mestre em Economia pela Unicamp e doutorando em Economia pela Universidade Paris-1 Pantheon-Sorbonne. Correspondente do Dezemprego Zero na capital francesa. Meus Artigos



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Uma Resposta para “CRISE NORTE-AMERICANA FAZ UNIÃO EUROPÉIA QUESTIONAR O LAISSER FAIRE”

  1. Rodrigo Loureiro Medeiros falou:

    Prezado Leonardo

    O diretor-geral do FMI é francês. Dominique Strauss-Kahn tem ligações históricas com o Partido Socialista, a social-democracia na França, e suas declarações recentes são de coloração keynesiana. Um sopro de esperança para a democracia política.

    Veja bem, o Sarkozy acabou com sua agenda de governo esvaziada. Como pode ele propor reformas de corte liberal em uma conjuntura que, provavelmente, ingressa num ciclo keynesiano? O jeito foi arrumar uma artista para casar e fazer desse evento uma questão de Estado. Por aqui, o presidente Lula busca lançar programas semestrais para tentar ofuscar o fiasco que é a administração da política monetária do doutor Meirelles.

    Segundo Ortega y Gasset: “A chamada missão do ‘intelectual’ é, de certo modo, oposta à do político. A obra do intelectual aspira, frequentemente em vão, a esclarecer um pouco as coisas, enquanto a do político, ao contrário, geralmente consiste em confundi-las mais do que já estavam” (‘A rebelião das massas’. Martins Fontes, 2002, p.25-6).

    Um abraço,

    Rodrigo L. Medeiros

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>