Crescimento econômico e desigualdade de renda no Brasil de 1991 a 2000 – uma análise das áreas mínimas comparáveis
Escrito por Imprensa, postado em 16 dEurope/London março dEurope/London 2008
Não é recente o interesse acadêmico pelos temas crescimento econômico, desigualdade e seus mecanismos de transmissão. Este pode ter como justificativa a tentativa de compreensão dos motivos pelos quais alguns países crescem mais que outros, ou o porquê de determinadas regiões serem mais desenvolvidas que outras vis-à-vis seus níveis de desigualdade de renda.
No arcabouço dos modelos neoclássicos de crescimento e de crescimento endógeno, Solow (1956), Romer (1993) e Lucas Jr. (1988), com seus clássicos trabalhos teóricos, deram novos ares ao estudo de tão importante, e não menos delicada, questão. Em termos empíricos, o desenvolvimento e o aprimoramento da técnica econométrica serviram como motivação para diversos trabalhos [...].
Dessa forma, a análise da relação entre desigualdade e crescimento econômico, juntamente com alguns dos determinantes do crescimento econômico, é um dos objetivos deste estudo [...].
A respeito das interações causais entre distribuição de renda e crescimento econômico a ser discutida no presente trabalho, existe uma vasta literatura, com ênfase tanto em aspectos empíricos como teóricos. Mesmo assim, o debate político acerca do tão almejado crescimento sustentado nos países em desenvolvimento, no geral, parece não perceber a importância que a distribuição de renda possui. Dá-se mais importância para taxa de juros, câmbio, inflação, gasto público entre outros. Apresentada a relevância da distribuição de renda como um dos determinantes do crescimento econômico, justifica-se, então, a ênfase dada neste trabalho para tal tema [...].
Clique aqui para ler o artigo na íntegra
Texto para Discussão do IPEA nº 1312, novembro/2007
Por Leonardo Alves Rangel*
Joaquim Andrade**
José Ângelo Divino***
* Técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos Sociais (DISOC) do IPEA e Mestre em Economia pela UnB.
** Professor da UnB.
*** Professor da Universidade Católica de Brasília.










