prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Contratados desde a faculdade

Escrito por NOSSOS AUTORES, postado em 18 dEurope/London março dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Publicado originalmente no Blog Logística e Transporte

Por José Augusto Valente

Há uma revolução em curso no País: a mão-de-obra especializada, recém- formada e capacitada por uma universidade competente nunca foi tão requisitada pelo mercado de trabalho. Esse exemplo de movimentação histórica é perceptível no maior pólo formador de engenheiros, a Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP).

Lá, o vice-diretor da instituição, José Roberto Cardoso, conta que quase a totalidade dos alunos que se formaram no ano passado tinha propostas de trabalho ou já estava empregada – e os poucos que ainda não estão no mercado levarão um ou dois meses para ingressar nele.

É um salto tremendo, uma vez que até três anos atrás esse número era de 70% (e a colocação do restante demorava seis meses). “Eu mal recebi o diploma e nem peguei o CREA (certificado de registro do engenheiro) e já fui contratado”, conta o engenheiro civil paulista Ruy de Sordi, graduado no ano passado em outro centro de excelência na formação de engenheiros, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Clique aqui para ler mais no Blog do Alê

Este, e não o dinheiro, é o grande desafio para o crescimento do país. As empresas que tocam as milhares de obras em andamento no país estão encontrando dificuldade para contratar e MANTER seus trabalhadores mais qualificados, porque o mercado está altamente demandante.

O governo FHC desmontou a engenharia consultiva e construtiva deste país de tal forma, que não sabemos se teremos capacidade cognitiva e organizativa para atingir as metas necessárias e dar sustentação ao crescimento do PIB de 4 a 5% ao ano.

No início do governo Lula, o DNIT, órgão responsável por executar obras no montante de R$ 10 bi neste ano, tinha, na sede, pouco mais de 30 engenheiros. O governo abriu concurso e cerca de 500 profissionais entre engenheiros e técnicos foram contratados. Mesmo assim, ainda é pouco para o que é necessário.

No âmbito mais geral, ainda bem que, entre 2003 e 2010, estão e estarão em funcionamento mais 214 escolas técnicas e mais 10 novas universidades federais e 48 extensões universitárias.

Embora a Oposição chame isso de “gasto desnecessário” e não de “investimento estruturante”…



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Uma Resposta para “Contratados desde a faculdade”

  1. José Marcio Tavares falou:

    Zé Augusto, você foi uma ótima aquisição do Desemprego Zero. Seu artigo está ótimo. E nisso você é meu afilhado. Parabéns

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>