A SEMANA A LIMPO
Escrito por leonunes, postado em 7 dEurope/London março dEurope/London 2008
Léo Nunes – São Paulo
Brasil
O PT recuou e aceitou ceder a presidência da CPI dos cartões corporativos à oposição. O cargo será ocupado pela senadora Marina Serrano (PSDB-MS). Já a relatoria será ocupada pelo deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). Enquanto os tucanos lutam para concentrar as investigações nos gastos do governo Lula, o PT defende a investigação dos gastos com cartões e contas correntes durante o governo FHC. Neste caso, teríamos a CPI do fim do mundo.
Economia
No plano econômico, o Copom manteve a taxa básica de juros, Selic, em 11,25% ao ano. A autoridade monetária parece despreocupada com o dólar no penhasco, enquanto as operações de arbitragem e especulação no mercado de derivativos de câmbio deslancham. Competitividade externa e crescimento econômico são termos ignorados pelo nosso Banco Central.
Internacional
O fato mais relevante da semana foi a morte do guerrilheiro Raúl Reyes, pelo exército colombiano, em território equatoriano. O assassinato de reyes abriu uma crise sem precedentes na América do Sul. A OEA condenou a Colômbia, que desrespeitou a soberania do Equador, ao ignorar a inviolabilidade do território vizinho. O presidente Rafael Correa faz um giro pela América do Sul para angariar apoio. Uribe, com o auxílio da mídia conservadora, tenta desesperadamente deslocar o foco da tensão, com vistas a arrrasta o presidente venezuelano Hugo Chávez para o centro da crise (clique aqui para ler mais).
Nos EUA, as eleições seguem acirradas na disputa entre os democratas. Hillary venceu três das últimas quatro prévias e embolou ainda mais a disputa com o senador Barack Obama. Já o senador John McCain assegurou a indicação para disputar a Casa Branca pelo Partido Republicano. Ontem, ele recebeu apoio formal de Bush Jr. (clique aqui para ler mais).
Clique aqui para ler nosso manifesto.










