SECRETÁRIO DE SERRA: “Aqui a TAPIOCA É BEM FEITA!”
Escrito por Imprensa, postado em 7 dEurope/London fevereiro dEurope/London 2008
O Secretário da Casa Civil do Governo de São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira, participou nesta quinta-feira, dia 07, da abertura do ano legislativo da Assembléia de SP. O repórter do Conversa Afiada Karam Valdo perguntou a Ferreira (aguarde o vídeo):
“O que o Governo vai fazer para conter os saques diretos com o cartão corporativo que são 44,5% do total gasto no cartão ?”
Aloysio Nunes Ferreira respondeu:
“Os gastos são gastos bem feitos. Não há nenhum tipo de irregularidade. Você vai comprar vale transporte e usa esse dinheiro para comprar vale transporte. Isso é perfeitamente comprovado. A diária foi para ‘fulano de tal’, ‘fulano de tal’ paga e apresenta nota.”
Karam Valdo:
“Mas não fica mais difícil identificar os gastos quando o dinheiro é sacado diretamente no caixa ?”
Aloysio Nunes Ferreira:
“Pelo contrário, o cartão é muito mais fácil de identificar do que o cheque, por exemplo. Pelo cartão você sabe exatamente quando foi feita a despesa, onde foi feita a despesa. Não dificulta porque a utilização do dinheiro sacado é comprovada basicamente mediante a nota fiscal. Houve saques de coisa de R$ 40 milhões. A grande maioria, mais de 90%, foi vale transporte, despesa com pagamento de diárias e conserto de viaturas e operações policiais.”
Veja o que o Conversa Afiada já publicou sobre o assunto:
A TAPIOCA DO SERRA: VEJA OS GASTOS NO CARTÃO
Paulo Henrique Amorim
Máximas e Mínimas 920
. A liderança do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo entregou ao editor do Conversa Afiada Givanildo Menezes as tabelas anexas.
. São dados que constam do Sigeo (Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária).
. Só os líderes na Assembléia têm acesso a esses números.
. Note bem: o gasto total com cartões corporativos no Estado de São Paulo em 2007 chegou a R$ 108 milhões !
. Antes de fazer uma análise detalhada dos gastos do Governo de São Paulo com cartão corporativo, o Conversa Afiada encaminhou as tabelas anexas à assessoria de imprensa do Governador José Serra com as seguintes perguntas:
. Por que 44,58% dos gastos com cartão corporativo em São Paulo são saques diretos no caixa – o que dificulta julgar a propriedade do gasto ?;
. Por que os gastos com cartão corporativo cresceram 5,82% em 2007, no governo Serra, acima da inflação ?;
. O Governador pretende fazer como o Presidente Lula e encarregar seu líder na Assembléia de abrir uma CPI e investigar a propriedade dos gastos com cartão corporativo ?
Veja as tabelas a que o Conversa Afiada teve acesso:
| CARTÕES CORPORATIVOS 2007 | gasto total | saque |
| 01000 – ASSEMBLEIA LEGISLATIVA | 118.031,45 | 14.964,15 |
| 08000 – SECRETARIA DA EDUCACAO | 30.417.041,72 | 3.015.516,50 |
| 09000 – SECRETARIA DA SAUDE | 32.266.729,24 | 17.361.143,75 |
| 12000 – SECRETARIA DA CULTURA | 167.641,77 | 116.660,08 |
| 13000 – SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO | 3.060.801,79 | 2.769.962,72 |
| 17000 – SEC.DA JUSTICA E DA DEFESA DA CIDADANIA | 2.925.089,84 | 1.677.871,59 |
| 18000 – SECRETARIA DA SEGURANCA PUBLICA | 24.420.793,43 | 14.003.152,84 |
| 20000 – SECRETARIA DA FAZENDA | 4.806.040,20 | 4.331.556,91 |
| 23000 – SEC.DO EMPREGO E RELACOES DO TRABALHO | 424.068,27 | 225.547,96 |
| 24000 – SECRETARIA DE TURISMO | 38.775,47 | 26.998,58 |
| 25000 – SECRETARIA DA HABITACAO | 77.237,76 | 34.946,33 |
| 26000 – SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE | 570.671,93 | 328.637,81 |
| 28000 – CASA CIVIL | 619.624,90 | 408.026,73 |
| 29000 – SECRETARIA DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO | 433.647,46 | 219.885,50 |
| 35000 – SEC.EST.DE ASSISTENCIA E DESENVOLVIM.SOCIAL | 408.746,42 | 365.052,99 |
| 37000 – SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS | 49.921,53 | 31.114,43 |
| 38000 – SECRETARIA ADMINISTRACAO PENITENCIARIA | 7.279.939,90 | 3.156.302,50 |
| 39000 – SECRETARIA DE SANEAMENTO E ENERGIA | 4.350,50 | 2.525,00 |
| 40000 – PROCURADORIA GERAL DO ESTADO | 39.924,87 | 28.420,45 |
| 41000 – SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E TURISMO | 250.133,83 | 197.694,31 |
| 43000 – SECRETARIA DE ENSINO SUPERIOR | 5.055,98 | 4.526,38 |
| total | 108.384.268,26 | 48.320.507,51 |
| % em relação ao total | 44,58% | |
| GASTOS COM CARTÃO CORPORATIVO | 2000 | 2001 |
| 01000 – ASSEMBLEIA LEGISLATIVA | 9.706,33 | |
| 03000 – TRIBUNAL DE JUSTICA | ||
| 06000 – TRIBUNAL DE JUSTICA MILITAR | ||
| 08000 – SECRETARIA DA EDUCACAO | 86.361,84 | |
| 09000 – SECRETARIA DA SAUDE | 153.289,78 | |
| 10000 – SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO | ||
| 12000 – SECRETARIA DA CULTURA | ||
| 13000 – SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO | 429.844,92 | |
| 16000 – SECRETARIA DOS TRANSPORTES | 17.968,82 | |
| 17000 – SEC.DA JUSTICA E DA DEFESA DA CIDADANIA | 9.961,03 | |
| 18000 – SECRETARIA DA SEGURANCA PUBLICA | 3.456.931,72 | |
| 20000 – SECRETARIA DA FAZENDA | 5.999,00 | 494.054,93 |
| 22000 – SEGUNDO TRIBUNAL DE ALCADA CIVIL | 2.000,22 | |
| 23000 – SEC.DO EMPREGO E RELACOES DO TRABALHO | ||
| 24000 – SECRETARIA DE TURISMO | ||
| 25000 – SECRETARIA DA HABITACAO | ||
| 26000 – SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE | 59.925,31 | |
| 28000 – CASA CIVIL | 38.237,42 | |
| 29000 – SECRETARIA DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO | 63.638,46 | |
| 35000 – SEC.EST.DE ASSISTENCIA E DESENVOLVIM.SOCIAL | 2.641,87 | |
| 37000 – SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS | 5.843,19 | |
| 38000 – SECRETARIA ADMINISTRACAO PENITENCIARIA | 583.044,23 | |
| 39000 – SECRETARIA DE SANEAMENTO E ENERGIA | ||
| 40000 – PROCURADORIA GERAL DO ESTADO | ||
| 41000 – SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E TURISMO | ||
| 43000 – SECRETARIA DE ENSINO SUPERIOR | ||
| TOTAL | 5.999,00 | 5.413.450,07 |
| VARIAÇÃO % | 90139,21% |
Em tempo: o Conversa Afiada soube que a Folha de S. Paulo teve acesso a essas tabelas. O Conversa Afiada encaminhou à editora-executiva da Folha de S. Paulo Eleonora de Lucena a seguinte pergunta: “a Folha, de fato, teve acesso a essas tabelas? A Folha pretende publicá-las?”
Diante da dificuldade de obter uma resposta de Eleonora de Lucena, o Conversa Afiada encaminhou a mesma pergunta ao diretor editorial da Folha Otavio Frias Filho e ao ombudsman da Folha Mário Magalhães.
Em tempo 2: o Conversa Afiada perguntou aos líderes da oposição Arthur Virgilio, Agripino Maia, Kátia Abreu, Rodrigo Maia, Antônio Carlos Pannunzio e Sérgio Guerra, se pretendem investigar a alta participação de saques direto do caixa nos R$ 108 milhões do cartão corporativo do Estado de São Paulo no primeiro ano da gestão Serra.
O deputado Antônio Carlos Pannunzio respondeu:
“Não existe cartão corporativo no Governo do Estado de São Paulo. O que existe é um sistema eletrônico para a realização de despesas do dia-a-dia e não vemos motivos para investigar a utilização desse sistema, uma vez que não há notícias de utilização do mesmo para farras em free-shops, compra de aparelhos de ginástica ou promoção de churrascadas. Além disso, para todas as operações é obrigatória a apresentação de notas fiscais que ficam à disposição do Tribunal de Contas do Estado, sendo que as transações são registradas no Cedeu (Sistema de Gerenciamento Orçamentário), que é público, ao contrário dos cartões corporativos do governo federal.
Se o líder do governo atua para abrir CPI dos cartões corporativos, ele o faz com o intuito de impedir que as investigações tragam algum resultado, para que seja uma CPI chapa branca, vazia, que não investigue nada. Seria uma CPI inédita, pois em parlamento algum no planeta um partido criou CPI para investigar a si próprio. Se o líder do governo o faz, é para que ela caia em descrédito antes mesmo de passar a existir.”
Em tempo 3: o deputado Pannunzio, como diria o meu amigo José Simão, “tucanou” a “tapioca”: Pannunzio chama a “tapioca” de “sistema eletrônico para realização de despesas”.











7 dEurope/London fevereiro, 2008 as 9:11 pm
amigos,
é engraçado. para curar a gripe o correto é aplicar o remédio certo e não quebrar o termometro.
a questão dos cartões corporativos do gov. federal é totalmente diferente do estado de sp.
o problema não é o cartão e sim o tipo de gasto que é realizado.
gastar com viagens, hospedagens e alimentação é bem diferente que gastar com almoços de 500,00, 7.000 de hospedagem e gastos com churrascarias e materiais de academia como ocorrido pelo gov. federal
http://www.tucanojovem.wordpress.com
8 dEurope/London fevereiro, 2008 as 2:35 am
Caro José Rubens,
ficamos muito satisfeitos e honrados em saber que lê nosso blog. Você tem grande dignidade ao comentar aqui de forma muito cordial apesar de termos opiniões diferentes. essa é uma atitude louvável, tolerante e democrática. Só posso parabenizá-lo por isso.
Sobre os cartões, acho isso uma questão muito pequena, típica da política falsa-moralista que o PT inaugurou nos anos 90 e que o PSDB-DEM manteve depois de forma talvez até mais radical.
Mas vamos lá.
Primeiro ponto.
os cartões corporativos são um enorme avanço na fiscalização dos gastos dos ministros e secretários. com eles, é possível ter um controle muito maior. Isso é o óbvio ululante, como vc deve concordar. Colocar isso na internet é ainda uma ato de elevada ousadia. que países no mundo divulgam isso? tenho certeza que em todos os países deste planeta há abusos nos gastos dos ministros. Mas praticatimente nenhum os divulga integralmente na internet. Na minha opinião, pessoal o governo Lula foi extremamente ingênuo em fazer isso. Mas ao menos foi passo para a transparência.
segundo ponto.
o governo Serra está bem atrasado nessa questão. Todo mundo sabe que saques no caixa de secretários de estado são muito menos transparentes, a coisa mais fácil do mundo é conseguir uma nota fiscal para comprovar uma despesa não ocorrida. e é claro que uma vez feito isso, o secretário irá colocar na nota que aquilo é hospedagem ou viagens (exemplo: gasolina) ou gastos de alimentação. é até piada essa afirmação do Deputado Antônio Carlos Pannuzio de que alguém pudesse trazer notas fiscais comprovando gastos indevidos (imagina um secretário trazendo uma nota fiscal de uma boate de stript-tease, ou algúem acha que nenhum deles vai nesses lugares e usa suas prerrogativas? é criticável mas é a triste realidade, em todos os partidos e países. com cartão corporativo e portal de transparência, acho difícil alguém ter essa cara de pau…)
pelo que eu li, em São Paulo teve secretário que abasteceu 6 vezes o mesmo carro com 50 litros cada. que carro é esse que consome 300 litros de gasolina em um dia ???? (acho que foi um outro tipo de carro, será que ele foi em uma boate dessas?)
Sinceramente, é comédia achar que o governo federal na atual gestão é o único onde os ministros e secretários abusam das prerrogativas do cargo para realizarem gastos pessoais.
vc pode ter certeza que a grande maioria dos Ministros e secretários de estado deste PLANETA TERRA já usaram esses recursos para gastos pessoais.
a diferença é que o governo Lula é um dos mais transparentes nesse tipo de gasto.
Caro José Rubens,
podemos falar também de assuntos sérios, como política econômica. Somos aqui muito críticos á política econômica do Lula, talvez possamos concordar nesse aspecto. Será?
você acha que os juros devem cair na próxima reunião do COPOM?
agraceço novamente a oportunidade desta conversa.
cordialmente,
Gustavo
ps: nosso colega escreveu um texto mais interessente sobre o assunto:
http://desempregozero.org/2008/02/08/cartoes-corporativos-do-governo-uma-vitoria-da-transparencia/
8 dEurope/London fevereiro, 2008 as 9:40 am
Caro Gustavo,
Obrigado por abrir o espaço que, como vc mesmo disse, muito democratico.
Não sou contra os cartões corporativos. Sou contra os abusos e os tipos de despesas realizadas.
Não pense que divulgo estes abusos com felicidade. Ao contrário. Mas a imprensa toda está divulgando estes abusos. Inclusive o Ministro dos Esportes já admitiu que devolverá cerca de 30.000 Reais. Se as despesas fosses corretas ele não devolveria, concorda?
Os gastos no Estado, caso vc não tenha conhecimento, igualmente são amplamente divulgados. Também existem cartões para despesas. Realmente essa é uma ferramenta moderna mas no Estado de Sp o formato e o controle é muito diferentre e não permite tanta liberdade nos gastos.
Sinceramente acho essa questão lamentável. Utilizar dinheirto público para compras em “free shop” é triste. É criminoso.
Quanto a política econômica acho que o gov. Lula acertou em manter praticamente a mesma equipe do FHC. O Palocci foi um bom Ministro, melhor que o atual, mas pena que se envolveu em problemas com a máquina petista.
Concordo com a tese que os juros deveriam baixar. A política econômica poderia ser mais arrojada, não?
Grande abraço!
JOSE RUBENS DOMINGUES FILHO
http://www.tucanojovem.wordpress.com
8 dEurope/London fevereiro, 2008 as 12:20 pm
Caro José Rubens,
concordo com você. Certamente muitos ministros estão fazendo gastos ilegais e abusivos. só quero deixar claro que isso é uma (ir)responsabilidade de cada ministro, e não tem qualquer relação com a política governamental. Pelo contrário, o governo atual AVANÇOU na transparência com relação a esses tipos de gastos.
Outra coisa importante: abusos nesse tipo de gastos não são privilégio do governo Lula.
Portanto, essa histeria em relação a esse assunto está incorretamente direcionada, pois tem a explícita intenção de “finalmente provar” que este é o governo mais corrupto da história. Certamente os cartões corporativos não são uma evidência disso.
como mostra esse comentário:
http://desempregozero.org/2008/02/08/cartoes-corporativos-do-governo-uma-vitoria-da-transparencia/
e o governo tomou medidas para melhorar mais o sistema:
http://desempregozero.org/2008/01/31/governo-anuncia-medidas-para-controle-dos-cartoes-corporativos/
Com relação ao Palocci, minha opinião é completamente diferente. Para mim ele é um bandido de terno e gravata. Aliás, tenho certeza. Suficientemente pilantra para negociar uma proteção geral na mídia, na justiça e no governo. Ele mente sempre. Trabalhei como funcionário concursado do ministério da fazenda, analista de finanças e controle da secretaria do tesouro durante a gestão dele.
De fato, vc tem razão, ele não mudou nada lá dentro, assim como o Meirelles não mudou nada. Por isso que o Brasil continua com o crescimento tão medíocre quanto do governo FHC.
se o governo tivesse uma política econômica mais arrojada teria rompido com a do governo FHC. Isso ele ainda não fez. O PAC é ainda uma política dicretíssima. Temos que fazer política econômica como os EUA fazem e não como eles “recomendam”.
abraços,
Gustavo
8 dEurope/London fevereiro, 2008 as 12:23 pm
Tenho certeza que até o Serra, faria uma política econômica mais arrojada e à esquerda do que o governo Lula fez no primeiro mandato. Mas com a queda do Palocci e o consequente PAC, as coisas tem mudado para melhor. Infelizmente está ainda muito tímido.
abraços
8 dEurope/London fevereiro, 2008 as 1:12 pm
Caro amigo
Concordo quanto ao José Serra. O PAC representou sim um sopro de esperança. No entanto, o Boletim Focus (jan.), do nosso BC, indica que os crescimentos de 2008 e 2009 serão menores do que o se processou em 2007. Alguns já questionam os efeitos multiplicadores do PAC, cujas obras principais estão atrasadas. Além disso, há estimativas no Focus de que teremos déficits em transações correntes nos prpoximos tempos… A quem interessa a redução das nossas reservas cambiais e um novo ciclo de endividamento externo?
Os perigos da apreciação do real em relação ao dólar já estão sendo debatidos. Felizmente, pois ainda há tempo para se reverter as estimativas do Boletim Focus.
Um abraço,
Rodrigo L. Medeiros
8 dEurope/London fevereiro, 2008 as 1:28 pm
Rodrigo,
vc tem toda razão. infelizmente o governo está muito parado nessa história. E todas essas acusações incessantes produzidas artificialmente tem a explícita função de deixar o governo sempre na defensiva. A oposição quer deixar o Lula fraco para ganhar as eleições de 2010 e os banqueiros e a imprensa querem o Lula fraco para tenha pouca liberdade para tomar medidas que ferem os interesses deles, como TV pública e juros baixos.
por isso essas besteiras reverberam com imensa intensidade na imprensa. Nos últimos 3 meses tivemos uma campanha idiota e desonesta contra a CPMF, a exaltação do maluco do Bispo, a invenção da “epidemia” de febre amarela e agora “perigo” dos cartões corporativos.
Precisamos de mais seriedade no país e não só no governo. Precisamos discutir com seriedade e atenção aos interesses do país. Para isso é preciso bom senso. Proporcionalidade é uma princípio básico do bom senso que não está sendo seguido. Coisas pequenas tomam proporções gigantescas e coisas gigantescas não são discutidas. Isso interessa a quem?
e não digo isso para passar a mão na cabeça do Lula, ele comete muitos erros, erros enormes. é sobre eles que deveríamos estar discutindo…
abraços,
Gustavo
8 dEurope/London fevereiro, 2008 as 1:48 pm
Caro Gustavo
Se a administração Lula fosse menos amadora, penso que não estaríamos passando por situações como as descritas pelo amigo. Pelo menos as proporções seriam outras. Certamente o BC do doutor Meireles teria que prestar maiores esclarecimentos. Por reinar a desarticulação no governo Lula, o BC vem conduzindo a política monetária e pressionando o Orçamento sem maiores questionamentos.
Precisamos retomar o debate da necessária profissionalização da administração pública, o que implica na redução dos cargos comissionados em todas as esferas do Estado brasileiro.
Um abraço,
Rodrigo L. Medeiros
8 dEurope/London fevereiro, 2008 as 2:16 pm
Rodrigo,
para sermos precisos, não faz sentido reduzir cargos comissionados. Eles são os gerentes. são absolutamente essenciais.
O que se pode fazer é obrigar que esses cargos sejam ocupados nos 4 mais baixos níveis hierárquicos por funcionários de carreira. Em muitos órgãos já é assim, como na Petrobrás, no BNDES, no banco central, no ministério da fazenda (informalmente).
O problema é que isso não acontece em todos os ministérios porque a maioria deles não tem carreira própria ou ela é muito pequena. Para isso será preciso contratar dezenas de milhares de pessoas para carreiras constituírem carreiras próprias em todos os órgãos (como acontece nos países desenvolvidos).
O governo Lula está caminhando positivamente para essa direção, mas concordo que ele ainda está muito lento. Não avança mais porque os neoliberais, a imprensa e a oposição vivem fazendo chiliques contra essa saudável iniciativa de preencher as carreiras públicas.
ao mesmo tempo, criticam o aparelhamento da máquina!!
vc dirá que isso é CONTRADIÇÃO PURA!
mas não estão nem aí com a própria incoerência, querem apenas inventar motivos para tentar reduzir a popularidade do governo. bom senso e interesse público passam longe.
20 mil comissionados nunca vão deixar de existir, eles são até pouco. o problema é que a parte deles que não é de carreira é maior do que o ideal. Mas isso não tem relação com um plano maligno de aparelhamento do Estado.
para resolver isso, basta fazermos mais concursos públicos. simples e óbvio.
abraços,
Gustavo
8 dEurope/London fevereiro, 2008 as 4:12 pm
Dep. tucano Pannunzio gastou R$ 681.257,71 – bem mais que Matilde Ribeiro
Clique na figura para ampliar.
O líder do PSDB na Câmara, Dep. Antonio Carlos Pannunzio, também critica os gastos com cartões no governo federal, graças ao que ele vê no Portal da Transparência da CGU.
Chegou até a escrever artigo a respeito.
Mas não cuida de tornar transparentes os gastos com verbas indenizatórias em seu gabinete de Deputado, assim como seu colega Carlos Sampaio.
Pannunzio gastou de 2004 até 2007: R$ 681.257,71
As contas de Pannunzio revela algumas curiosidades tristes para o destino de nosso dinheiro público:
Aparece gastos de combustíveis para EMBARCAÇÕES !!
O Deputado vai ao Congresso em barco oficial pelo Lago Paranoá, em Brasília?
Outro forte cheiro de que há algo errado na prestação de contas de Pannunzio é o total em 2005 ser exatos R$ 180.000,00
Nem um centavo a mais nem a menos.
O mesmo acontece com o ano de 2004, onde o total dá exatos R$ 144.000,00
Somando todas as notas de despesas chegar a 2 valores exatos desses, é mais difícil do que ganhar sozinho na mega-sena duas vezes seguidas.
8 dEurope/London fevereiro, 2008 as 4:14 pm
Carlos Sampaio gasta em seu gabinete R$ 525.676,18 – bem mais do que Matilde Ribeiro
Verbas indenizatórias do Dep. tucano Carlos Sampaio entre 2005 e 2007:
Total R$ 525.676,18
Como foi gasto:
R$ 98.968,21 Aluguel de imóveis para escritório; despesas concernentes a eles.
R$ 419,56 Aquisição de material de expediente.
R$ 3.933,70 Aquisição ou locação de software; serviços postais; ass. publicações; TV a cabo ou similar; acesso à Internet; e locação de móveis e equipamentos.
R$ 4.449,82 Combustíveis e lubrificantes.
R$ 154.148,00 Combustíveis e lubrificantes. Tipo de equipamento: Veículos automotores
R$ 183.036,60 Consultorias, assessorias, pesquisas e trabalhos técnicos.
R$ 17.000,00 Divulgação da atividade parlamentar.
R$ 63.720,29 Locomoção, hospedagem e alimentação.
Vocês entenderam como nosso dinheiro público está sendo gasto pelo Deputado Carlos Sampaio?
Nem eu!
Não diz quem está recebendo!
Não mostra a data!
Nem diz exatamente o quê está sendo pago!
A fonte destes dados é a Própria Câmara dos Deputados.
8 dEurope/London fevereiro, 2008 as 4:16 pm
O Conversa Afiada de Paulo Henrique Amorim começa a divulgar usos “curiosos” do SERRAcard.
Uma funcionária da Secretaria de Saúde (cade os nomes? para haver transparência precisamos dos nomes) fez:
11 Saques acima de R$ 200 MIL REAIS!
1 Saque acima de R$ 190 MIL REAIS!
Será que foi para comprar ambulâncias em liquidação dos irmãos Vedoin?
O Paulo Henrique Amorim nos conta mais:
“Uma análise PRELIMINAR da tapioca do Serra revela, porém:
. Gasto de R$ 111,20 no Bom Baiano, uma loja de doces. Deve ser em cocada…
. R$ 269 no Mundo das Cozinhas.
. R$ 85 no Flash Audio Games.
. R$ 90 no Bia Games (em que será que o Governo Serra joga tanto ? Será o “Counter Strike” ?
. R$ 219 na Tapeçaria Dois Irmãos. (Deve ser a reforma do Palácio Bandeirantes.)
. R$ 460,52 na Billar & Billar. (Êpa ! O que será isso ?)
. Tem R$ 147 na Recanto do Fazendeiro.
. Uma funcionária da Secretaria da Saúde gastou R$ 5.910 no aluguel de um carro no dia 18/05/2007. Num dia ??? Será que ela foi a Zurich ?
8 dEurope/London fevereiro, 2008 as 4:28 pm
Caro Gustavo
Precisamos aumentar o profissionalismo na administração pública. Concordo contigo quanto ao fato de que os cargos comissionados sejam na máxima medida do possível preenchidos por funcionários de carreira concursados.
Um abraço,
Rodrigo L. Medeiros
8 dEurope/London fevereiro, 2008 as 5:15 pm
Caro amigo José Rubens,
como o Bruno colocou acima podemos perceber que a oposição está “indignadíssima” mas tem um telhado de porcelana chinesa nessa questão. Certamente ninguém espararia algo diferente. é o padrão.
Mas vocês continuam fazendo um estardalhaço com os gastos do governo federal.
não é melhor termos um debate político mais racional e focado nas questões fundamentais do país? Ou o PSDB não tem nada a dizer sobre as grandes questões nacionais?
abraços,
Gustavo