- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -

Pesquisa CNT/SENSUS aponta a maior aprovação ao governo Lula desde 2003

Posted By blogdojefferson On 18 fevereiro, 2008 @ 5:00 pm In ELEIÇÕES, projetos e estratégias: 2008 e 2010,Jefferson Milton Marinho,O que deu na Imprensa,Política Brasileira | 15 Comments

Jefferson Milton Marinho do Blog do Jefferson [1]

A avaliação do governo Lula é a maior desde 2003. O índice  daqueles que consideram o governo ótimo e bom sobe de 46,5% para 52,7% em janeiro. Esse percentual chega a 85,2% de brasileiros quando se considera ótimo, bom e regular. Além disso, a aprovação pessoal do presidente cresce para 66,8% de ótimo e bom. Em contraste, apenas 13,7% dos brasileiros consideram o governo ruim ou péssimo. Houve um significativo crescimento na avaliação do governo e do presidente Lula. Os programas sociais e a melhoria na economia explicam a aprovação do Lula e de seu governo. Além disso, o discurso de fácil assimilação com a população do presidente Lula contribui para uma melhor avaliação junto às camadas de renda mais baixa.

A crise da febre amarela (uma epidemia que não houve) e as denúncias de mau uso dos cartões corporativos não foram capazes de atingir a aprovação ao governo Lula, que continua em alta. Mas a maioria dos entrevistados acredita que os cartões corporativos afetam a imagem do presidente Lula. A questão é que a população avalia o governo em seu conjunto, o que explica a elevação da popularidade mesmo em momentos de intensa agenda negativa na imprensa.

A maioria do eleitorado mostram confiança no crescimento do país. É um contraste quando se observa que grande parte dos entrevistados mostram preocupação com a crise americana. Outro destaque da pesquisa CNT/Sensus é a melhora significativa no índice de expectativa, que sintetiza as perspectivas para indicadores de emprego, renda, saúde, educação e segurança pública para os próximos seis meses. Segundo a pesquisa, o índice de expectativa subiu de 64,46 pontos em outubro de 2007 para 71,25 pontos em fevereiro. É sinal de otiminismo da população em relação aos indicadores sociais.

Em relação aos últimos seis meses, o índice de avaliação do cidadão, que pondera os mesmos indicadores do índice de expectativa, subiu de 44,72 pontos para 50,90 pontos. Em todas as categorias, houve percepção de melhora nos últimos seis meses. Ricardo Guedes, diretor da Sensus, pondera que isso explica o aumento na popularidade do presidente Lula e de seu governo.

A pesquisa também avaliou os cenários para a eleição de 2010. Serra continua sendo o nome mais forte para 2010. Aécio Neves está em crescimento contínuo. No lado do PT, os minstros Patrus Ananais e Dilma Rousself continuam com poucas intenções de voto. São poucos conhecidos do eleitorado brasileiro. No campo governista, Ciro Gomes é o nome mais bem colocado em todas as simulações. Segundo Ricardo Guedes, do Sensus, o apoio do presidente Lula poderá levar o candidato para o segundo, seja ele do PT ou de outro partido da base aliada.

A pesquisa não apresentou nenhuma novidade com relação às eleições de 2010. O cenário é praticamente o mesmo de meses atrás. Mas confirma que Lula poderá influenciar a escolha de seu sucessor. A popularidade do presidente Lula pode garantir um candidato da base aliada no segundo turno das eleições. Além disso, uma parte do eleitorado poderá seguir às recomendações do presidente.

Para saber mais sobre a pesquisa CNT/SENSUS, clique aqui [2]para ler o que foi publicado no sítio da CNT.

Jefferson Milton Marinho: Economista formado pela UFMG e Mestrado na mesma instituição. MBA em Finanças pelo IBMEC-BH. Meus Artigos [3]


15 Comments (Open | Close)

15 Comments To "Pesquisa CNT/SENSUS aponta a maior aprovação ao governo Lula desde 2003"

#1 Comment By Eduardo Alves On 19 fevereiro, 2008 @ 12:39 am

Caro Jefferson,

Creio que o Lula, além de presidente, tornou-se já um mito. É incrível que, depois de tudo que o seu governo sofreu ele esteja com a popularidade tão alta. Isso se dá pelos ganhos do governo, obviamente, mas acentuadamente pela pessoa do presidente.
Acho que a população criou o imaginário mítico, e quando isso acontece, surja qualquer coisa contra ou a favor, ele está blindado e não será nunca o culpado.
Não estou dizendo que isso é bom ou ruim, mas interessante de se pensar, pois ninguém imaginava a sobrevivência de tamanha popularidade após tantos escândalos.

Mas 2010 nos aguarda com muitas surpresas. Não haverá outro Lula, e mesmo o candidato apoiado por ele não terá o eleitorado majoritário que sua pessoa possui.

Quem viver, verá.
Um grande abraço e parabéns pelo artigo,

Eduardo.

#2 Comment By Gustavo Santos On 19 fevereiro, 2008 @ 12:51 am

Eduardo,
Concordo plenamente com vc que esse resultado é impressionante depois tantas e tantas campanhas contínuas de difamação.

mas esses números não são tão altos assim. 52,7% de aprovação para o governo e 66,8% para o presidente são números normais. talvez a maioria dos presidentes e primeiros ministros no mundo atingem esses números.
E são valores muito inferiores aos obtidos pelo Serra como governador e principalmente pelo Aécio. Este já chegou a bem mais de 90% de aprovação.
A grande questão é que ele consegue isso apesar de ter a grande mídia contra ou ao menos bem crítica. Talvez porque muitas pessoas estão percebendo a manipulação da mídia contra o governo, criando assim uma defesa contra ataques sem conteúdo.

Mas isso não signfica que ele está blindado. a questão é que não foi encontrado nada tão claro contra a pessoa do presidente. ou não quiseram aprensentar isso. A maioria são coisas vazias ou que não tem relação com a pessoa do presidente.

abraços,
Gustavo

#3 Comment By blogdojefferson On 19 fevereiro, 2008 @ 11:48 am

Eduardo e Gustavo,

Na questão ética, tenho uma visão distinta. Entendo que a questão ética sempre foi residual no Brasil. Esse negócio de falar que o PT foi eleito pelo discurso ético é balela. O PT chegou ao poder porque teve aprovação boa em diversas administrações em todo o país. E o governo FHC naquele momento tinha rejeição elevada. Falar em discurso ético do partido é apenas uma cortina de fumaça para justificar uma cobrança ética do PT ao mesmo tempo é que são lenientes com as práticas de seus adversários. É pura disputa política.

Quando o governo é mal avaliado (sua reprovação é grande), o discurso ético parece surtir efeito. Então a questão ética é mesmo residual. Não é importante, é apenas parte das justificativas que alguns precisam para mudarem de lado na política. O sintoma real é a baixa aprovação da administração.

Também sou mais otimista que o Eduardo em termos de construir uma alternativa a Serra. É possível construir uma candidatura viável, palatável. Agora, tem que ser uma alternativa digerível pela população. Se isso ocorrer, a transferência de votos pode confirmar.

Sobre o tamanha da aprovação do governo, há um grupo impermeável. Não importa se o governo é bom ou ruim, há esse grupo ficará no lado oposto. Isso porque Lula desperta na esquerda radical e na ultra-direita uma espécie de ódio. Serão contra o governo e pronto. É um ódio ressentido, não encontra respaldo na racionalidade. Essa turma representa uma parcela da população. Portanto, há um teto para a avaliação do presidente e de seu governo.

Abraços,

Jefferson

#4 Comment By blogdojefferson On 19 fevereiro, 2008 @ 4:04 pm

Gustavo,
A avaliação geral do governo inclui ótimo+bom+regular. Por esse critério, a avaliação do governo Lula ficou 85,2%. Muito acima dos 52,7%. É nesse critério que o Aécio atingiu picos acima de 90% em Minas Gerais.
Abraços,
Jefferson

#5 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 19 fevereiro, 2008 @ 5:04 pm

Jefferson,
não tenho tanta certeza quanto a isso.
temos que ver os números do Aécio, não sei se são tão próximos assim dos números do Lula (talvez os 90% sejam de ótimo e bom). Não que Aécio seja um governador espetacular, mas porque na imprensa não sai nada contra ele.
Não é à toa que ele obteve votações muito mais expressivas do que o Lula (claro que em parte isso se deve à menor concorrência). As avaliações de ambos são bem diferentes, na minha opinião.
abraços

#6 Comment By blogdojefferson On 19 fevereiro, 2008 @ 5:27 pm

Gustavo,
A última pesquisa publicado pelo Datafolha sobre Aécio Neves, de março de 2007, ele ficou com 71% de ótimo e bom. E 19% de regular. Somando os três dá 90% de aprovação. Mas é claro que a situação do Aécio é bem melhor que a de Lula, chega a 71% de ótimo e bom contra 52,7%. Nessa mesma pesquisa, o Pimentel ficou em 68% de ótimo e bom em Belo Horizonte.
Abraços,

#7 Comment By blogdojefferson On 19 fevereiro, 2008 @ 5:31 pm

Gustavo,
Nessa mesma pesquisa (março 2007), Serra ficou com 39% de ótimo e bom, 37% de regular e 19% de ruim e péssimo. Se somar 39%+37%= 76% de aprovação. Mas a situação do Serra estava bem distante da situação do Aécio. A aprovação regular é bem menos confiável que ótimo e bom, com certeza.
Abs.
Jefferson

#8 Comment By Gustavo On 19 fevereiro, 2008 @ 5:35 pm

Tem razão.
Mas eu não sabia que a avaliação do Serra estava tão ruim (naquela época).Quer dizer que o Serra, está com uma aprovação pior do que do Lula. Não sabia.

#9 Comment By blogdojefferson On 19 fevereiro, 2008 @ 5:41 pm

Gustavo,
O PSDB paulista beneficia da campanha do ódio contra o PT. São Paulo é o único lugar do país que há polarização PT versus PSDB. Em todos os outros estados, essa polarização não existe. Isso beneficia o PSDB. Em 1998, Mário Covas foi eleito com 26% de ótimo e bom. Ou seja, era um governo reprovado pela população de São Paulo. Mas beneficiou-se da guerra bipolar entre os dois partidos.
Abs.
Jefferson

#10 Comment By Eduardo Alves On 19 fevereiro, 2008 @ 8:47 pm

Gustavo e Jefferson,

Aécio e Serra possuem altas aprovações, mas no quesito “presidente”, a questão é mais complicada. O Aécio ainda se encontra há mais tempo no poder, mas ainda não teve uma experiência nacional. Em Minas, va lá, ele é muito querido. Já o Serra, ele possui essa aprovação toda Gustavo, mas não esqueçamos de que é governador há apenas 1 ano e 2 meses. Está ainda no início do mandato. A tendência (e isso acontece com todo e qualquer governante), é a popularidade diminuir ao longo do mandato. Por essa razão acho o Lula um fenômeno.

Com relação a 2010 Jefferson, não é que eu esteja sendo pouco otimista, apenas enxergo que qualquer um que entrar, mesmo apoiado pelo Lula, não terá todos os votos dele. Isso é certo.
Teremos sim alternativas a José Serra, e digo mais, para mim, Serra não ganha essa eleição de 2010 por nada. Ele só é querido em São paulo e alguns pedaços do Sul. Perde no restante do Sudeste inteiro, no Norte e Nordeste então, nem se fala.

Abraços,
Eduardo.

#11 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 20 fevereiro, 2008 @ 1:58 pm

Eduardo,
Serra ganha bem também no Centro-Oeste. Só São Paulo tem um número de votos válidos igual a todo Nordeste. E tanto o Sul quanto o Centro-Oeste superam a população do Norte.
abraços,
Gustavo

#12 Comment By Eduardo Alves On 21 fevereiro, 2008 @ 12:10 am

Tudo bem, Gustavo, em São Paulo e no Sul ele pode ser majoritário, mas não tão absoluto assim. Ele é maioria, mas nesses lugares também há altos índices de descrença.
E aonde ele é favorito o Lula também tem boa aprovação, mas onde Lula é favorito o Serra não tem vez.

Abraços,

#13 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 21 fevereiro, 2008 @ 12:37 am

Eduardo,
isso só acontece no Nordeste. Mesmo no Norte o Serra tem uma razoável penetração. No primeiro turno das eleições de 2006, Lula só venceu no Nordeste, Minas, Rio, espírito santo e Norte sem acre. Mas no Sudeste somado Lula perdeu. Em termos de Macro regiões o presidente teve apenas Norte e Nordeste. Que somados são aproximadamente 30% dos votos válidos no país. Mas como nessas regiões ele venceu com grande diferença, conseguiu vencer as eleições.
Para as próximas eleições uma das maiores questões é: Lula conseguirá transmitir a seu candidato a grande vantagem que tem no Nordeste. Os Nordestinos mais humildes vão simplesmente segui-lo? Se for o Ciro muito provavelmente, pois é conhecido lá (já seu impacto no sul-sudeste pode não ser tão positivo) Já outro candidato é incerto a simpatia pela população de menor acesso a informação.
Nesse ponto, Serra está ganhando por já ser conhecido. E até pouco tempo imaginava Serra como já eleito.
Mas nos últimos meses com a notável perda de credibilidade da imprensa e as perspectivas de mais agilidade e coragem de fazer políticas públicas na administração federal, acredito que o jogo não está mais definido.
Sobre as eleições de 2006, ajudei a escrever o seguinte artigo:
[9]
abraços

#14 Comment By REBECA On 12 março, 2008 @ 3:27 pm

O PRESITENDE LULA E UM DESCRASADO

#15 Comment By FELIPE TELES On 12 março, 2008 @ 3:29 pm

Eu AmO o presidente Lula..
e enquanto ele for canditato
meu votoo nele..
pq como se diz o ditadoO..
“Cumpanheiro é cumpanheiro e fdp é fdp ”
Porr isso ..noois eh cumpadeee.
cumpadee até das pinga.!
e das muie..
E ainda ele trai a mulher dele comiigoo.!
Cumpade é nooix amoour da minha vida.!
??????????


Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero

URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/pesquisa-cntsensus-aponta-a-maior-aprovacao-ao-governo-lula-desde-2003/

URLs in this post:

[1] Image: http://blogjefferson.blogspot.com

[2] clique aqui : http://www.cnt.org.br

[3] Meus Artigos: http://desempregozero.org/category/todos-nossos-autores/jefferson-milton-marinho/

[4] ELEIÇÕES 2010, projetos e estratégias: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/1999/01/eleicoes-2010-projetos-e-estrategias/

[5] Duelo entre tucanos: a batalha de Kassab e Alckmin pela prefeitura paulistana expõe divisão no tucanato: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/duelo-entre-tucanos-a-batalha-de-kassab-e-alckmin-pela-prefeitura-paulistana-expoe-divisao-no-tucanato/

[6] 2010: O sonho da oposição: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/2010-o-sonho-da-oposicao/

[7] Eleições americanas: Obama vence Hillary e obtém o apoio de filha de John Kennedy: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/eleicoes-americanas-obama-vence-hillary-e-obtem-o-apoio-de-filha-de-john-kennedy/

[8] Eleições americanas 2008: Os kennedy apóiam Obama e voltam a influenciar a política americana: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/eleicoes-americanas-2008-os-kennedys-apoiam-obama-e-voltam-a-influenciar-a-politica-americana/

[9] : http://desempregozero.org/2007/07/23/desigualdade-regional-e-eleicoes-a-hegemonia-de-sao-paulo/

Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.