- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -

PELA VOLTA DO “ANTIQUADO”

Posted By NOSSOS AUTORES On 7 fevereiro, 2008 @ 5:54 pm In Bruno Galvão,Desenvolvimento,Pleno Emprego,Política Brasileira,Política Econômica,Política Social | 2 Comments

Bruno Galvão

Infelizmente, no Brasil hoje, é “antiquado” defender que políticas fiscais e monetárias expansionistas resultam em crescimento acelerado. A moda no Brasil é defender superávit público e políticas monetárias e fiscais “responsáveis”. Políticas que em outros tempos eram chamadas de recessivas ou restritivas. A dicotomia  expansionista X restritiva  é considerada hoje fora de moda. A dicotomia moderna é: “irresponsável” X “responsável”.

É triste ver que a crítica econômica hoje se concentra em regulação financeira. O debate econômico praticamente se restringe à preocupação de impedir crises financeiras. Mas, deve-se perguntar: a quem isso interessa? Eu, particularmente, não estou preocupado se os bancos americanos estão tendo prejuízo ou não. Como 99,9999% dos brasileiros, não tenho ações de banco americano ou europeu. Com quase US$ 200 bilhões de reservas, essa crise dos bancos americanos só vão afetar os brasileiros porque o Meirelles sempre está procurando justificativas para o aumento da taxa de juros. E até surgir essa crise estava difícil de achar motivos para o BC não abaixar os juros. Por favor, pelo menos nós progressistas, não vamos ter medo de sermos “antiquados”, ou seja, precisamos voltar a discutir política monetária e fiscal usando o úteis conceitos: expansionista e restritivo.

Pelo menos nisso, poderíamos imitar os EUA. Lá não há dúvidas, se a economia está em risco de entrar em crise, democratas e republicanos são unânimes: os juros têm que baixar e os gastos do governo subir. No Brasil é o contrário!! Logo que aparece uma crise já vem o BC e a imprensa pedir corte de gasto e aumento dos juros.

Não superestimemos a questão da regulação financeira. A taxa de câmbio mostra que no atual cenário apostar em fugas de capital é uma loucura. Eventualmente, se a diretriz da política econômica mudar, poderá haver alguma necessidade de regulação financeira.

Porém, a questão principal agora é ganhar o debate sobre a funcionalidade da políticas monetárias e fiscais. A despeito dessas considerações, o Nassif traz um bom texto sobre regulação financeira hoje (clique aqui [1]). Apesar da crise americana trazer problemas, eu prefiro muito mais estar na situação dos EUA. Eles pelo menos sabem que vão retomar o crescimento, pois o governo adota decididamente políticas expansionistas quando necessário…


2 Comments (Open | Close)

2 Comments To "PELA VOLTA DO “ANTIQUADO”"

#1 Comment By José Marcio Tavares On 7 fevereiro, 2008 @ 6:53 pm

De uns tempos pra cá, economistas e comentaristas econômicos esqueceram que a economia é uma ciência (há quem não concorde) que deveria estar sempre a serviço do ser humano. O deus Mercado é reverenciado e idolatrado com dogmas e tudo.
O que importa, como o Bruno muito bem acentuou, é não “ser irresponsável” e não deixar de alcançar as metas do dos superávits, se nessa confusão toda, sobrar alguma coisinha pro tal do ser humano, beleza.

#2 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 8 fevereiro, 2008 @ 3:17 am

Pois é José Márcio, ser responsável é o mínimo, mas não é o óbvio. fazer políticas recessivas no Brasil do Meirelles é ser responsável. No EUA é o contrário. Eu pergunto, sobre o que a turma do Meirelles está falando, responsável em relação a que? cade o objeto da frase?


Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero

URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/pela-volta-do-antiquado/

URLs in this post:

[1] clique aqui: http://www.projetobr.com.br/web/blog/6#6385

[2] Será que a política do desastre econômico é melhor do que a do sucesso?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/08/china-e-ex-uniao-sovietica-qual-a-melhor-politica-economica/

[3] Avaliação da política monetária-cambial do Brasil: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/08/avaliacao-da-politica-monetaria-cambial-do-brasil/

[4] Arranjos Produtivos Locais - APL e Desenvolvimento: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/arranjos-produtivos-locais-apl-e-desenvolvimento/

[5] A FARRA DA TAPIOCA: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/a-farra-da-tapioca/

[6] Mais comentários sobre a Tapioca: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/mais-comentarios-sobre-a-tapioca/

Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.