prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Oposição deve protocolar ação no STF contra programa Territórios da Cidadania. QUAL OPOSIÇÃO?

Escrito por Imprensa, postado em 26 dEurope/London fevereiro dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Bruno Galvão *

O governo tem errado barbaramente em algumas coisas. Por exemplo, a política econômica está nos levando a uma situação séria de déficit em conta corrente, pois deixou o câmbio valorizar estupidamente. A maioria das principais economias do mundo teve uma valorização em relação ao dólar de menos de 30% nos últimos 5 anos. O Brasil valorizou em mais de 100%. O resultado é que as importações estão disparando e a quantidade exportada está crescendo bem menos do que outros países emergentes. Estranhamente, sobre esse enorme equívoco do governo a oposição não fala nada…

Mas, por outro lado, o governo lança um interessante programa de desenvolver as regiões mais pobres, chamado de PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA (clique aqui).

Por via do mercado, o crescimento econômico tende a ter pouco impacto sobre as condições dos mais pobres. Dessa forma, é bastante legítimo o governo estimular o desenvolvimento dessas regiões. Contudo, a oposição quer barrar dizendo que o programa é eleitoreiro e assistencialista. O radicalismo contra o governo e também contra a população mais pobre é tamanho que qualquer coisa que possa melhorar a vida do pobre pode ser tachado de eleitoreiro e assistencialista. Faz sentido? O PSDB e o DEM querem mesmo proibir por lei ações públicas para melhorar a vida dos mais pobres?

Qual é a proposta concreta dessa “oposição” para melhorar a vida dessa população que sempre foi marginalizada na sociedade brasileira. Quais políticas eles fizeram de concreto e direto nesse sentido quando eram governo?

Infelizmente, parece que a oposição não tem nenhuma proposta. Parece que os dois únicos objetivos dessa oposição são impedir via STF e via TSE  que o governo adote políticas em favor dos mais pobres. Para isso tentam até jogar a classe média contra a população mais pobre, induzindo implicitamente a idéia de que apóiam o governo porque são ignorantes e que “se vendem” pelas “migalhas” que recebem nos programas sociais. Muitas pessoas de classe média hoje se revoltam com o bolsa família, pois segundo elas o governo está tirando dinheiro “delas” para dar para pobres que não gostam de trabalhar e estudar.  Ora, os rentistas ganham 1600% a mais de dinheiro do que os beneficiários completos do bolsa família que se aproximam dos 50 milhões de pessoas. Mas o ódio se volta contra os programas sociais. Por que?

Com discursos anti-pobre desse tipo, o campo progressista, que estava muito descontente com o governo Lula, se sentiu obrigado a migrar para o governo. No Brasil hoje as opções parecem ser um governo que se enveredou para o monetarismo e uma política cambial irresponsável e uma oposição mal-disfarçadamente anti-povo.  Tristes opções…

26/02/2008 – 18h00

Oposição deve protocolar ação no STF contra programa Territórios da Cidadania

RENATA GIRALDI

da Folha Online, em Brasília

O DEM e PSDB pretendem ingressar nesta terça-feira com ações no STF (Supremo Tribunal Federal), TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e também com representação no MPF (Ministério Público Federal) contra o governo federal contra o programa Territórios da Cidadania, lançado ontem.

Para a oposição, o programa que destina R$ 11,3 bilhões para 958 municípios em todo país tem caráter eleitoreiro. A oposição alega que o programa faz concessão de benefícios em ano de eleições.

A oposição preparou uma Adin (ação direta de inconstitucionalidade) para ser encaminhada ao STF e dois questionamentos: um será remetido ao TSE e outro ao MPF. Segundo os comandos do DEM e PSDB, a legislação eleitoral veta a criação de novos programas via decreto presidencial, assim como o aumento de despesas só pode ocorrer por meio de projeto de lei.

“Tudo isso é ilegal, inadequado e ainda utiliza a máquina pública”, reagiu o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). “Mais uma vez o [governo do] PT concentra os programas sociais em um ministério que pertence ao partido [Desenvolvimento Agrário], por que não está em outro ministério?”, questionou o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

Eleitoreiro

Segundo Guerra e Maia, não há dúvidas sobre o objetivo “eleitoreiro” do programa lançado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no Palácio do Planalto. Os parlamentares afirmam que a transmissão ao vivo do evento –como ocorreu ontem– também caracterizaria o uso indevido da máquina pública e o objetivo indireto eleitoral.

“É um programa eleitoreiro. A política social do governo poderia ser realizada por meio do uso do cadastro do Bolsa Família, por exemplo. Mas o que há é a ampliação do assistencialismo”, disse Maia. “É uma operação absolutamente eleitoral. O que se dá neste programa é a transferência de responsabilidades. O que o governo faz é se preparar para usar a TV pública”, afirmou Guerra.

Pelo programa Territórios da Cidadania haverá um sistema integrado das ações sociais já em curso com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais principalmente nas áreas com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Na proposta, são 135 ações que tratam de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais em 958 municípios –em 60 áreas com menor IDH.

A previsão do programa é atingir 24 milhões de pessoas que vivem em comunidades rurais, de indígenas, de quilombolas e de pescadores. Os projetos relativos ao programa envolvem 19 ministérios sob coordenação do Desenvolvimento Agrário.

* Bruno Galvão dos Santos: Economista pela UFMG, mestre em economia pelo Instituto de economia da UFRJ. Doutorando pela mesma instituição. Meus artigos



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

3 Respostas para “Oposição deve protocolar ação no STF contra programa Territórios da Cidadania. QUAL OPOSIÇÃO?”

  1. blogdojefferson falou:

    Caro Bruno,

    Muito boas suas observações. A oposição mente descaradamente.

    Primeiro, o programa não garante novos recursos, mas focaliza melhor as ações nas regiões de baixo IDH. Portanto, é o governo se organizando melhor. O que de errado nisso?

    Segundo, respondendo ao Rodrigo Maia, foi o MDA que gestou o programa, não outro ministério comandado por outro partido da base. Portanto, seria natural que a coordenação do programa ficasse como o MDA. E também o programa tem foco na melhoria de condições de vida nas comunidades rurais, indígenas,etc. Mais uma vez, é da responsabilidade do MDA. Quer dizer que agora o DEMOS (que não ganhou a eleição) quer definir as políticas e os ministérios que irão implantá-las? Ridículo.

    Pelo visto, DEMOS e PSDB revoltam-se contra qualquer política pública direcionada aos mais pobres. É isso mesmo.

    Belo artigo.

    Abs., Jefferson

  2. Bruno falou:

    Imagine alguém reclamar do FHC,porque tinha ministro do seu partido?

  3. Que oposição é essa que ‘ bate palmas ‘ e ‘ blinda ‘ o Meirelles? Buraco do Banco Central é a solução dos problemas « Blog do Desemprego Zero falou:

    [...] Comentários Recentes Rodrigo Loureiro Med… em Henry Kissinger e a América d…OBAMA, TOCQUEVILLE E… em â?? A esperança pode vir de S…joão em Henry Kissinger e a América d…Eduardo Kaplan em TERRITÃ?RIOS DA CIDADANIA: Uma…Gustavo em DEFENDER CONTROLE DE CAPITAIS …Gustavo dos Santos (… em “A ESTRATÃ?GIA LULA &#82…blogdojefferson em “A ESTRATÃ?GIA LULA &#82…blogdojefferson em Fidel Castro se afasta da pres…xxx em Alguém lançou a CAMPANHA &#8…Gustavo Santos em Acabar com o monopólio neoclÃ…Gustavo dos Santos (… em RECORDE PARA INVESTIMENTOS DIR…DEM e PSDB tentam ba… em Lula lança em Brasília o pro…Eduardo Alves em Fidel Castro se afasta da pres…Rodrigo Loureiro Med… em Acabar com o monopólio neoclÃ…Bruno em Oposição deve protocolar aç… [...]

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>