LIBERDADE DE IMPRENSA ? VEJA FAZ FEROZ ATAQUE JURÍDICO PARA TENTAR CALAR NASSIF
Escrito por NOSSOS AUTORES, postado em 15 dEurope/London fevereiro dEurope/London 2008
Atentar a liberdade de imprensa hoje é qualquer coisa que atenta contra os interesses das grandes empresas de comunicação. Lutar pela liberdade de imprensa é qualquer coisa favorece os grandes grupos de comunicação.
Entrar com ações na justiça, distorcer informações, grampear conversas, agir legalmente ou ilegalmente, censura prévia pode ser tanto atos contra ou a favor da liberdade de imprensa, depende única e exclusivamente dos interesses dos grandes grupos de comunicação.
Exemplos disso tem vários, a imprensa usou e abusou de utilização de grampos, de informações de sigilo bancário quebradas ilegalmente, de detruição gratuita de reputação, de construção de dossies falsos, de acusações sem qualquer prova material durante o tal “Escandâlo do Mensalão”. Mas, virou outro escândalo, alguém do governo ter quebrado o sigilo do caseiro ou de alguém ter comprado um dossiê.
E dizem que a Imprensa é o Quarto Poder. Pelo menos no Brasil, a Imprensa é o Primeiro Poder.
Olha o que saiu hoje no Nassif:
Justiça e censura
Os jornais saem esta semana denunciando a série de ações de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus contra reportagens que saem nos jornais. Alegam que as séries visam criar um custo e uma complexidade para a defesa, com o intuito de prejudicar a liberdade de imprensa.
Segundo o portal Comunique-Se, a Editora Abril irá entrar com várias ações contra a minha série – uma de cada jornalista, uma da própria Abril. Não tenho departamento jurídico pessoal para me defender. Nem recursos financeiros para enfrentar ações prolongadas.
Se a Abril quisesse apenas questionar a série, bastaria uma ação.
Qual a explicação que se pode dar a essa estratégia de múltiplas ações?










