- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Fiesp quer política industrial regionalizada
Posted By Imprensa On 19 fevereiro, 2008 @ 1:56 pm In Desenvolvimento Regional,política industrial | No Comments
Cibelle Bouças
VALOR – 19/02/2008
Capacitar mão-de-obra, investir em pesquisa, ampliar o programa de compras públicas do governo. Essas são algumas das demandas aventadas pelas indústrias paulistas para melhorar sua competitividade.
Nesta semana, empresários, pesquisadores e representantes do governo reúnem-se na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para criar uma agenda de prioridades com vistas ao aumento de eficiência do setor.
O resultado das discussões será encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento do Estado para a elaboração de uma nova política industrial.
“Normalmente a indústria envia propostas ao governo, mas é a primeira vez que se realiza um trabalho em conjunto”, afirmou José Ricardo Roriz Coelho, diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp.
Ontem, a entidade divulgou um estudo sobre competitividade em 26 setores industriais, elaborado por Fiesp, Secretaria de Desenvolvimento e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
O levantamento, que também contou com o apoio de universidades, traz informações qualitativas e conclui, por exemplo, que, para ganharem competitividade, os setores aeronáutico, de transformados plásticos, defensivos agrícolas, tecnologia da informação e computação demandam mais mão-de-obra qualificada.
Os setores automotivo, aeronáutico, de petróleo e gás e de bens de capital precisam atrair mais investimentos estrangeiros, sobretudo para desenvolvimento de produtos para exportação.
Já os setores farmacêutico, de tecnologia da informação e de equipamentos hospitalares teriam maior estímulo ao crescimento com a ampliação do programa de governo de compras públicas. “Existem gargalos que podem ser solucionados com mudanças na legislação ou alguma outra ação de governo que não demanda investimento. E existem problemas que podem ser resolvidos pelas empresas”, observou Roriz.
O estudo apontou ainda questões comuns às indústrias e de conhecimento público, como carga tributária excessiva, gargalos logísticos e efeitos da política cambial. De acordo com Roriz, as propostas serão avaliadas pelo governador José Serra (PSDB), que já se comprometeu a concluir, nas próximas semanas, o programa de política industrial de sua gestão.
Lula lança em Brasília o programa TERRITÓRIOS da CIDADANIA [1]
Amazônia será ocupada! Por nós ou potências estrangeiras [2]
Desempenho fiscal e os impactos sobre as responsabilidades [3]
Seminário: Amazônia Cobiçada e Ameaçada [4]
Prefeitura anuncia medidas para melhorar trânsito em São Paulo [5]
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/fiesp-quer-politica-industrial-regionalizada/
URLs in this post:
[1] Lula lança em Brasília o programa TERRITÓRIOS da CIDADANIA: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/lula-lanca-em-brasilia-o-programa-territorios-da-cidadania/
[2] Amazônia será ocupada! Por nós ou potências estrangeiras: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/amazonia-sera-ocupada-por-nos-ou-potencias-estrangeiras/
[3] Desempenho fiscal e os impactos sobre as responsabilidades: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/03/desempenho-fiscal-e-os-impactos-sobre-as-responsabilidades/
[4] Seminário: Amazônia Cobiçada e Ameaçada: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/03/seminario-amazonia-cobicada-e-ameacada/
[5] Prefeitura anuncia medidas para melhorar trânsito em São Paulo: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/03/prefeitura-anuncia-medidas-para-melhorar-transito-em-sao-paulo/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.