- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -

ECONOMISTAS JÁ ALERTAM PARA PERIGOS DE DEPRECIAÇÃO CAMBIAL

Posted By leonunes On 7 fevereiro, 2008 @ 11:15 am In Conjuntura,Internacional,Leonardo Nunes,Política Brasileira,Política Econômica,Rive Gauche | 3 Comments

Léo Nunes – Ao Sul do Equador

Rio de Janeiro – Segundo reportagem do jornal Valor Econômico (clique aqui [1]só para assinantes), muitos economistas já alertam para os possíveis efeitos de uma considerável depreciação da moeda brasileira. Os fatores responsáveis por tal possibilidade são a redução do crescimento econômico norte-americano, o aumento à aversão ao risco nos mercados financeiros internacionais e a queda nos preços das commodities.

Como é sabido, uma abrupta depreciação cambial pode ter efeitos perversos sobre uma economia. Por um lado, pode-se ter um descasamento de moedas, isto é, um descasamento entre ativos em moeda nacional e passivos em moeda estrangeira, que pode resultar em falências e crises bancárias e / ou financeiras. Por outro lado, uma depreciação do câmbio pode gerar pressões inflacionárias, o que obriga o Banco Central, num regime de metas de inflação, a apertar ainda mais a política monetária.

A estabilidade da taxa de câmbio é uma variável-chave numa economia capitalista, pois funciona como âncora de expectativas para a tomada de decisões em investimentos voltados para a exportação. Além disso, ela é importante para a manutenção da competitividade externa e para a saúde do sistema financeiro. Por fim, ela colabora para não gerar pressões inflacionárias.

Portanto, vê-se o equívoco da autoridade monetária ao deixar a taxa de câmbio flutuar livremente, ao sabor de movimentos especulativos e de arbitragem. Estas operações podem ser revertidas num ambiente internacional mais hostil, o que pode implicar uma indesejável depreciação do câmbio.


3 Comments (Open | Close)

3 Comments To "ECONOMISTAS JÁ ALERTAM PARA PERIGOS DE DEPRECIAÇÃO CAMBIAL"

#1 Comment By Gustavo On 7 fevereiro, 2008 @ 12:00 pm

Léo,
não seria apreciação cambial?
abraços

#2 Comment By Heldo Siqueira On 7 fevereiro, 2008 @ 4:18 pm

Caro Leonardo,

acredito que a verdadeira política monetária não reside em controlar a inflação simplesmente, mas em controlar o câmbio e regular entre uma inflação moderada e a competitividade do país. Em outras palavras, a apreciação cambial (ou a manutenção de um câmbio apreciado) é muito eficiente para o controle da inflação (muito mais eficiente que o controle da demanda, por exemplo). Em contrapartida, o câmbio desvalorizado é excelente para alavancar as vendas internacionais.

Ou seja, assim como a depreciação cambial é perigosa (por causa da inflação), uma apreciação do câmbio retira a competitividade dos produtos. Precisamos de um meio termo!

Abraços

#3 Comment By Gustavo On 7 fevereiro, 2008 @ 5:33 pm

Heldo,
concordo plenamente com vc.
só sublinharia um detalhe. competitividade x inflação, pode ser um dilema no curto prazo, mas não é um dilema no longo prazo.
explico:
competividade tem relação com o nível da taxa de câmbio (real). a inflação tem relação com a taxa de desvalorização do câmbio.
ou seja, câmbio desvalorizado melhora a competitividade da indústria e da agricultura, mas desvalorizar o câmbio afeta a inflação.
Entretanto, uma vez desvalorizado o câmbio, se ele for fixado a inflação acaba. Isso significa que vc pode desvalorizar o câmbio e depois fixá-lo. com isso manterá a competitividade e aos poucos a inflação será reduzida a níveis muito baixos.
A China por exemplo fez isso. desvalorizou o câmbio em 1994 e depois fixou. a inflação lá é baixíssima e o crescimento muito alto, graças à combinação de câmbio desvalorizado, porém fixo.
esse é o segredo de todos os processos de desenvolvimento bem sucedidos.
oi Léo, vc está sem tempo para responder?
abraços,
Gustavo


Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero

URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/economistas-ja-alertam-para-perigos-de-depreciacao-cambial/

URLs in this post:

[1] clique aqui : http://www.valor.com.br/valoreconomico/285/primeirocaderno/brasil/Câmbio+pode+determinar+efeitos+de+crise+global++no+pais,,,63,4768204.html?highlight=&newsid=4768204&areaid=63&editionid=1940

[2] Sobre o papel do Estado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/sobre-o-papel-do-estado/

[3] Tem São Paulo demais: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/tem-sao-paulo-demais/

[4] EDITORIAL do Cadernos do desenvolvimento do centro Celso Furtado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/editorial-do-cadernos-do-desenvolvimento-do-centro-celso-furtado/

[5] País perdeu os 'anos de ouro' da economia mundial: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/pais-perdeu-os-anos-de-ouro-da-economia-mundial/

[6] Espantando o vôo de galinha: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/espantando-o-voo-de-galinha/

Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.