Cooperação regional pelo desenvolvimento (UNCTAD)
Escrito por Rodrigo Medeiros, postado em 6 dEurope/London fevereiro dEurope/London 2008
Encontra-se disponível no site da UNCTAD o Trade and Development Report 2007: http://www.unctad.org/. Sob o tema ‘cooperação regional pelo desenvolvimento’, o TDR 2007 traz interessantes reflexões sobre os distintos processos de integração econômica vividos no mundo.
Diversas experiências são analisadas. O enfoque economicista é ultrapassado em prol de uma abordagem interdisciplinar, pois as próprias complexidades dos fenômenos assim o exigem. Não existem caminhos únicos e receitas universais. O experimentalismo precisa ser exercitado regionalmente em termos de inovações. Certamente as experiências institucionais exitosas oferecem ricos subsídios. Organizações mediadoras de conflitos e coordenadoras de ações desenvolvimentistas são cruciais. A relação de cooperação pelo desenvolvimento entre Estado e agentes privados precisa ser repensada.
No momento atual de grandes indefinições na América do Sul a democratização desse debate se faz um passo importante para que o Brasil priorize ações e projetos de desenvolvimento nacional.
Em síntese, não se deve contar apenas com o livre fluxo de capitais para que padrões de renda sejam elevados eqüitativamente no mundo, pois a lógica intrínseca do capital é a da concentração. Livre de restrições, o capital tende a fluir dos mais pobres para os mais ricos, sendo consumido ao invés de investido em projetos produtivos.
Com taxas de ocupação da força de trabalho variando entre 50% e 60%, um indicador que mede o número de pessoas ocupadas sobre a população com idade para trabalhar, a América Latina enfrenta sérios desafios no século XXI. O mero retorno às vantagens comparativas estáticas não se mostra capaz de superar os grandes desafios presentes. Sua crônica tendência inflacionária e a estrutural subutilização dos fatores de produção são produtos históricos do padrão tradicionalista de inserção no sistema econômico internacional.
O ajuste estrutural, por sua vez, que buscou na combinação vantagem comparativa estática e demanda externa não se revela capaz de equacionar os graves problemas socioeconômicos regionais. Os debates democráticos e social-desenvolvimentistas estão abertos.












8 dEurope/London fevereiro, 2008 as 11:15 am
http://desempregozero.org/2008/02/08/trade-and-development-report-2007/