prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Cooperação regional pelo desenvolvimento (UNCTAD)

Escrito por Rodrigo Medeiros, postado em 6 dEurope/London fevereiro dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

tdr2007_im.gif

Encontra-se disponível no site da UNCTAD o Trade and Development Report 2007: http://www.unctad.org/. Sob o tema ‘cooperação regional pelo desenvolvimento’, o TDR 2007 traz interessantes reflexões sobre os distintos processos de integração econômica vividos no mundo.

Diversas experiências são analisadas. O enfoque economicista é ultrapassado em prol de uma abordagem interdisciplinar, pois as próprias complexidades dos fenômenos assim o exigem. Não existem caminhos únicos e receitas universais. O experimentalismo precisa ser exercitado regionalmente em termos de inovações. Certamente as experiências institucionais exitosas oferecem ricos subsídios. Organizações mediadoras de conflitos e coordenadoras de ações desenvolvimentistas são cruciais. A relação de cooperação pelo desenvolvimento entre Estado e agentes privados precisa ser repensada.

No momento atual de grandes indefinições na América do Sul a democratização desse debate se faz um passo importante para que o Brasil priorize ações e projetos de desenvolvimento nacional.

Em síntese, não se deve contar apenas com o livre fluxo de capitais para que padrões de renda sejam elevados eqüitativamente no mundo, pois a lógica intrínseca do capital é a da concentração. Livre de restrições, o capital tende a fluir dos mais pobres para os mais ricos, sendo consumido ao invés de investido em projetos produtivos.

Com taxas de ocupação da força de trabalho variando entre 50% e 60%, um indicador que mede o número de pessoas ocupadas sobre a população com idade para trabalhar, a América Latina enfrenta sérios desafios no século XXI. O mero retorno às vantagens comparativas estáticas não se mostra capaz de superar os grandes desafios presentes. Sua crônica tendência inflacionária e a estrutural subutilização dos fatores de produção são produtos históricos do padrão tradicionalista de inserção no sistema econômico internacional.

O ajuste estrutural, por sua vez, que buscou na combinação vantagem comparativa estática e demanda externa não se revela capaz de equacionar os graves problemas socioeconômicos regionais. Os debates democráticos e social-desenvolvimentistas estão abertos.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Uma Resposta para “Cooperação regional pelo desenvolvimento (UNCTAD)”

  1. Rodrigo Loureiro Medeiros falou:

    http://desempregozero.org/2008/02/08/trade-and-development-report-2007/

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>