- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Conceição volta a rugir
Posted By Rodrigo Medeiros On 11 fevereiro, 2008 @ 11:39 am In Conjuntura,Desenvolvimento,Internacional,Propostas de Mudanças para o Banco Central | No Comments

A professora Maria da Conceição Tavares volta a conversar com o presidente Lula e adverte que o Brasil cometerá um erro crasso se vier a subir os juros diante da crise americana.
Fonte: IstoÉ Dinheiro (08/02/2008)
A aguerrida professora Maria da Conceição Tavares completará 78 anos no dia 30 de abril, está afastada da vida pública, mas nem de longe aposentou seu raciocínio cortante como uma faca. Não só se mantém atenta a tudo que acontece com a economia brasileira como dá sua opinião sempre que surge uma oportunidade. Foi o que fez no dia 31 de janeiro, quando aproveitou rápida passagem por Brasília para agendar uma visita ao presidente Lula. “Encontrei-o com uma cara ótima e de bem com a vida. Pareceu-me tranqüilo com a economia”, disse ela à DINHEIRO, na véspera do Carnaval. Conceição gostou do que viu e saiu do Palácio do Planalto confiante de que o governo não vai recuar no ritmo de seus investimentos. “Não estou pessimista. Gostei de ver os investimentos em infra-estrutura. O PAC vai muito bem, nas mãos competentes dessa menina Dilma Rousseff.”
Reação bem diferente ela tem diante dos temores, que acha exagerados, da ata da última reunião do Copom, do Banco Central, quanto a um possível recrudescimento da inflação. “Não adianta o Banco Central criar alarde, rosnar. A decisão de investir já foi tomada pelos empresários e pelo governo, e o crescimento deste ano está praticamente garantido”, prevê.
Uma economista stricto sensu, em sua própria definição, Conceição mostra-se irritada com o Banco Central, mas faz uma ressalva: “A bem da verdade, a atual diretoria não parece tão violentamente ortodoxa”.
Ou seja, é possível que a ameaça de medidas mais drásticas fique apenas na intenção. Se, de um lado, mantém o pé atrás em relação ao conservadorismo do BC, a economista não esconde sua surpresa com a ousadia do Federal Reserve (Fed), nos Estados Unidos, ao reduzir os juros de 4,25% para 3%, para impedir uma queda mais forte da economia americana. “A crise bancária vai demorar a ser digerida. Mas o Fed está fazendo de tudo para impedir o pior. Já tem gente falando de recuperação no último trimestre”, diz. Impressionada, Conceição acaba de criar um neologismo para se referir à política liderada por Ben Bernanke, no Fed: “Como ninguém mais no mundo é keynesiano, devemos chamá-los de ultrakeynesianos. Afinal, não é um keynesiano moderado quem faz duas baixas de taxas de juros daquela maneira, uma atrás da outra.” Ela emenda e destaca que também houve redução de impostos. “As políticas monetária e fiscal foram acionadas de forma profunda.”
Após descartar uma recessão mais forte nos Estados Unidos, Conceição conclui que “não deve haver desdobramento mais dramáticos para o Brasil”. A não ser por uma pequena distorção na taxa de câmbio e pelos juros elevados de sempre, a economia brasileira, em sua opinião, está bem protegida das intempéries. O real apreciado pode gerar déficit em conta corrente, mas nada que provoque dor de cabeça (“Se houver problema, será para o próximo governo”).
Pelo que pôde perceber em Brasília, Conceição acredita que não haverá uma guinada de rumo na política econômica.
“Não há indicação de nenhuma mudança abrupta. Prova disso é que o Paulo Bernardo (ministro do Planejamento) admitiu que errou ao defender uma meta de inflação mais baixa para 2009. Ele, agora, está fechado com o Guido (Mantega, da Fazenda).” Em suma, se o quadro internacional não se agravar, o Brasil tem tudo para se manter como uma plataforma de expansão. E Conceição torce para que a diretoria do Banco Central trabalhe com o mesmo diagnóstico. “Em princípio, não há perspectivas recessivas, a menos que o nosso BC resolva enlouquecer e queira fazer uma recessão declarada. Não adianta o Banco Central criar alarde, rosnar. A decisão de investir já foi tomada pelos empresários e pelo governo. “
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/conceicao-volta-a-rugir/
URLs in this post:
[1] Sobre o papel do Estado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/sobre-o-papel-do-estado/
[2] Tem São Paulo demais: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/tem-sao-paulo-demais/
[3] EDITORIAL do Cadernos do desenvolvimento do centro Celso Furtado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/editorial-do-cadernos-do-desenvolvimento-do-centro-celso-furtado/
[4] País perdeu os 'anos de ouro' da economia mundial: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/pais-perdeu-os-anos-de-ouro-da-economia-mundial/
[5] Espantando o vôo de galinha: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/espantando-o-voo-de-galinha/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.