- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -

“A ESTRATÉGIA LULA “: Comentário do Sergio Telles no Conversa Afiada

Posted By Gustavo On 27 fevereiro, 2008 @ 5:05 pm In Comentários sobre a Imprensa Brasileira,ELEIÇÕES, projetos e estratégias: 2008 e 2010,Gustavo Santos,Política Brasileira | 3 Comments

Colei um comentário do Sergio Telles que encontrei no Conversa Afiada [1]. Ele é otimista demais na minha opinião. Otimista nas boas intenções do governo e otimista na capacidade estratégica do governo. Mas ele coloca idéias interessantes. Confira:

Por Sergio Telles

O governo Lula trata a Globo e a mídia nefasta e golpista da mesma maneira que atua em relações internacionais: ao mesmo tempo que estimula os países parceiros, também procura ter boas relações com os aparentemente contrários (fundamentalmente os EUA de Bush). Se nossa política diplomática é considerada quase que de maneira unânime como acertada, não há porque duvidar que a política em relação à democratização da mídia seja acertada também. O governo não é anti-Globo e nem pode ser. Ele quer mais é que surjam dezenas de Globos com várias opiniões diferentes e com isso a expressão de pensamento fique mais democrática. Bater de frente com a mídia é errado, como já foi visto nos casos do Requião e do próprio Chavéz, resulta em desgaste institucional e perda dos 2 lados [Caro Sérgio, o José Marcio Tavares sugere incluir o Brizola nessa lista de exemplos]. O governo dá uma pernada na Globo incentivando o uso da internet (que cresce em ritmo superior a qualquer outro país do mundo) e tenta manter uma relação cordial pela frente, da mesma forma que efetua várias parcerias com o Chavéz e com o Fidel, e tenta ser um parceiro dos EUA na questão energética. Pelos índices de popularidade do governo, a estratégica, fora sobressaltos golpistas superados com classe, mostra completa correção e esse papo que o governo é medroso, eu insisto, diria, o governo é sim um grandioso estrategista que vai dar um xeque mate mais cedo ou mais tarde na grande mídia, matando ela de inanição. Ela continuará a existir mas perderá sua capacidade de manipulação, e já em 2010 sentiremos como a coisa estará bem clara.

CLIQUE AQUI para ler o artigo que deu origem ao comentário >> [2]


3 Comments (Open | Close)

3 Comments To "“A ESTRATÉGIA LULA “: Comentário do Sergio Telles no Conversa Afiada"

#1 Comment By blogdojefferson On 28 fevereiro, 2008 @ 10:00 am

Gustavo,

Concordo com o Sérgio Telles. Politicamente falando não vejo nenhum ganho para o governo (e a esquerda em particular) bater de frente com a grande mídia. O Brizola eu incluo entre os perdedores por bater de frente. O Collor foi produto desse embate.

Às vezes a gente esquenta o debate sobre a mídia, porém não há sentido buscar um distanciamento ou enfrentamento.

Também acho que o governo estimula o crescimento de outras mídias. A pulverização reduz a importância da grande mídia, e acho que isso já está acontecendo. A internet produz informação mais independente e mais difícil de ser controlada.

Abs.

#2 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 28 fevereiro, 2008 @ 1:24 pm

Concordo com você.
abraços

#3 Comment By Raymundo Araujo Filho On 21 julho, 2008 @ 1:49 pm

O Jornalismo a Favor Quer Nos Fazer de Idiotas
13/7/2008
Raymundo Araujo Filho – [8] – Ag. Mais Interior

Estes dias fomos brindados com um artigo do conhecido e respeitado jornalista Gilson Caroni Filho, que tem seus artigos publicados nas melhores revistas de Política, financiadas pelas agências do Governo como Banco do Brasil, Petrobrás, entre outras, através de eleição, e não licitação de verbas institucionais. E isso é apenas uma constatação. E segundo a regra, ninguém critica seus anunciantes. Ao menos a fundo.

O artigo (Imprensa – Um semestre de imposturas! – acessáveis em Portais de Busca) repudia algo que é fato. O Jornalismo Panfletário Marron da Mídia Corporativa Empresarial, totalmente oligopolizada. Mas, coloca a questão, de forma muito esperta, querendo isentar uns (o governo), ao apontar os vícios e defeitos de outros (a direitada).

Assim, após ler o artigo de Gilson Caroni Filho, temos a sensação que a política brasileira é uma briga entre mocinhos e bandidos, e não de interesses econômico enormes, onde o que está em disputa não é mudança de Modelo algum, mas apenas a gerência do Poder, e a entrega do país e suas riquezas, aos interesses dos oligopólios internacionais e nacionais, talvez em troca da glória pessoal de alguns, e bons salários e oportunidades para outros. Mas, Projeto Brasil, nem pensar!.

Apresento abaixo a crítica que fiz a este texto do Caroni Filho, que para mim é um protótipo da distorção proposital da realidade, para mostrá-la mais palatável aos incautos, sob o ponto de vista do Poder Lulista e Petista.

Abre o Olho, Gilson!
(Por Raymundo Araujo Filho em 05/07/2008)

“Menas” verdade o artigo do Gilson Caroni Filho, dizendo que a mídia é implacável contra o presidente Lula. Mostra apenas um patamar das críticas e ataques comezinhos que a Mídia Corporativa faz contra o presidente Lula e o PT. Sob este ângulo, é cerrada e insana a panfletagem marron, embora muitas vezes lastreada por fatos e falcatruas, além do velho tráfico de influências, postas a serviço da direitalha, por quem deveria se dar ao respeito.

Mas, há um outro patamar de críticas, aí sim, não ao presidente Lula e o PT. Aportam assuntos como as macro políticas econômicas do (des)governo deste, que foi eleito pra uma mudança de agenda de seu antecessor FHC, mas aprofundou-a, com um marketing que confunde esmolas com políticas compensatórias, como carro chefe.

Além de ter se igualado moralmente também aos seus antecessores, no que se refere à ética política. Poderia citar muitas políticas deste (des)governo não criticadas pela chamada Mídia Corporativa, que não passa do maior complexo de panfletagem marron, que se conhece.

Poderia contestar o artigo sobre a crise dos alimentos e a inflação “meramente especulativa”. Ora! toda a inflação é especulativa, a favor do Capital. O dado aqui no Brasil é a exposição de nossa economia aos requebros das Bolsas de futuro dos Alimentos, ao qual Lula vem atrelando a nossa economia de exportação de produtos primários (commodities).
Portanto, as macropolíticas de Lula quanto a paralisação da Reforma Agrária e apoio irrestrito ao agronegócio, é causa e não efeito desta crise. Mas isso, a Imprensa Marron Corporativa não critica. A manutenção do superávite primário, como garantia do pagamento régio ao capital especulativo, com a dívida pública brasileira, é elogiado de forma contumaz, através do silêncio, por esta gente.

Aplaudem também, o consumo financiado pela agiotagem internacional, onde o consumidor para ter acessos a bens não duráveis e tecnológicos, têm de pagar por dois valores, para obter apenas um. É uma agiotagem escorchante legalizada e estimulada pelo (des)governo Lula. Exonera-se salário(=Trabalho) para a voracidade das financeiras, que chegam a ganhar 50%, em custo 2% para o seu capital.

Sobre os Leilões das bacias Petrolíferas brasileiras, inclusive com restrições para a própria PETROBRÁS participar, além de 8% das compras, cobrem este assunto como se o Haroldo Lima da ANP fosse o ídolo do Capitalismo, mesmo sendo um quadro do quadrado PC do B. Poderia eu me referir ao estranho silêncio da Mídia Marron para as peripércias do presidente do Banco Central, o inefável HM, a fazer “mini reformas” no sistema financeiro que apenas fizeram aumentar, em média, cerca de 250% as tarifas bancárias.

Sem contar com a transformação da cobrança de impulsos para minuto na telefonia, de forma que as operadoras aumentaram seus lucros e custo de operações em mais do que 100%, do dia para a noite. Poderia eu lembrar ao Gilson Caroni o silêncio generoso sobre o recém escândalo das operações de “Swap” mantidas generosamente aos especuladores pelo presidente do BC, foram retiradas das contas públicas, por darem, só neste semestre, um prejuízo de R$26Bi, que pode ser muito maior, segundo o economista Carlos Lessa, ex presidente do BNDES, e da base aliada do presidente Lula.

Assim, macularia ainda mais o deficite público brasileiro, insustentável a esta altura. Ano passado, em Outubro mais precisamente, a União repassou para o BC, a título de “cobertura” aos prejuízos pela compra de dólar pelo BC, a quantia de R$80 Bi, ignorados por estes que Gilson Caroni diz combater o governo do presidente Lula.

A Imprensa também acaba de silenciar sobre o aumento de 50 para , vejam bem, 1500ha como limite do tamanho de terras a serem automaticamente escrituradas na Amazônia. Afinal, o governo Lula acaba de transfortmar uma Lei que protegeria o pequeno posseiro, para locupletar os grileiros.

Não é não, Gilson Caroni Filho! A Imprensa Corporativa Marron é muito condescendente com as políticas do presidente Lula, ao contrário do que dizes. E, se o é pessoalmente com ele ou não, sinceramente não é do meu interesse. Eu trato é de política. Eles apenas batem, criticam e denunciam comezinhamente e sobre futilidades, o presidente Lula e sua turma. Mas não criticam, em hipótese nenhuma, o (des)governo Lula, pelo menos nas suas (dele) macro políticas, totalmente de acordo com as diretrizes internacionais da Globalização Capitalista, sob a égide do neoliberalismo.

Aqui, não se briga por mudança de Modelo. Luta-se apenas para a gerência da entrega do país, seu Povo e suas riquezas, à sanha assassina dos donos do Capital. Apenas, Lula faz um papel pior a que todos os outros deste conluio. Pois é o único egresso da classe pobre e operária no Brasil, mas que fraquejou moralmente (pois ideologia nunca teve mesmo) frente as enormes tarefas para mudar este país, COM O POVO, e não sem ele.


Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero

URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/comentario-do-sergio-telles-no-conversa-afiada-a-estrategia-lula/

URLs in this post:

[1] Conversa Afiada: http://conversa-afiada.ig.com.br/

[2] CLIQUE AQUI para ler o artigo que deu origem ao comentário >>: http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/479501-480000/479611/479611_1.html

[3] LULA CONFUNDE TUDO !!! A linguagem do preconceito por Kucinski: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/a-linguagem-do-preconceito/

[4] Mentindo ao próprio umbigo: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/mentindo-ao-proprio-umbigo/

[5] HÁ QUEM DIGA A VERDADE: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/ha-quem-diga-a-verdade/

[6] Do Blog do Rovai: Tucano é símbolo de campanha do governo Serra: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/do-blog-do-rovai-tucano-e-simbolo-de-campanha-do-governo-serra/

[7] Amazônia serve para Desenvolvimento Social?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/amazonia-serve-para-desenvolvimento-social/

[8] : mailto:raymundoaraujobr@yahoo.com

Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.