- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Briga: Folha de São Paulo e Igreja Universal do Reino de Deus
Posted By Imprensa On 24 fevereiro, 2008 @ 8:04 pm In Comentários sobre a Imprensa Brasileira,Jefferson Milton Marinho,Política Brasileira | 5 Comments
[1]Jefferson Milton Marinho * do Blog do Jefferson [1]Tenho tido muito pouco tempo para me informar sobre o Brasil, mas essa polêmica entre a Folha e a Igreja Universal é muito divertida. Pensem bem: como tomar partido numa desinteligência entre duas instituições sobre as quais pesa tanta polêmica?
A Folha, para variar, errou. Foi preconceituosa e irresponsável ao fazer suposições sobre a IURD, de que a Igreja usaria o dinheiro dos dízimos para “esquentar” dinheiro obtido de forma ilegal.
O jornal não faria tais suposições sobre a Igreja Católica nem tendo motivos melhores do que aqueles que apresentou contra a IURD, ou melhor, que não apresentou.
Além disso, “seita” por que? Eu sou católico (não-praticante), mas, se alguém viesse chamar de “seita” a igreja em que fui batizado, crismado e na qual me casei, eu não iria gostar.
Claro que há vários aspectos da operação da Igreja Universal que são questionáveis, para dizer o mínimo. Mas como se trata da fé alheia, de uma fé que muita gente séria e instruída acalenta, é preciso respeitá-la. E mesmo que só gente humilde e sem instrução acalentasse, teria que acontecer o mesmo.
Fé, antes de tudo, é um sentimento. Não se pode ferir os sentimentos das pessoas de forma tão contundente sem uma boa razão, e a reportagem da Folha que a IURD questionou não oferece provas de nada, razão nenhuma.
Esse jornalismo de “teste de hipóteses” que infesta o Brasil, já passou dos limites há muito tempo. Por isso, a Igreja Universal, mesmo com todos os questionamentos sérios que pesam sobre si, está prestando um serviço público ao processar a Folha. Tomara que ganhe a causa.
Comentário do blogueiro: Post excelente postado pelo Eduardo Guimarães. A Folha poderia ter a grandeza de admitir seu erro, em vez de ficar posando de vítima. Há uma clara busca de fugir da análise do mérito das ações. De qualquer forma, a fé é algo muito subjetivo. Não é possível dizer que os fiéis da IURD não estejam sentindo agredidos em sua fé. Além disso, falar em ações “orquestradas” é bem mais complexo que à primeira vista. Vamos admitir que as ações dos fiéis da IURD contra a Folha foram sugeridas ou incentivas por bispos da igreja. E daí? Qual o problema? Onde está a ilegalidade? Quer dizer que se o trabalhador entrar na Justiça contra seu patrão porque o sindicato o orientou não vale? Fica a dúvida. Finalmente, a avalanche de ações na Justiça não é problema dos fiéis da IURD. O que eles querem é uma reparação à uma suposta agressão à sua fé da matéria da Folha. A forma que o Judiciário se organiza para julgar o mérito da ação não é problema seu. É isso.
Jefferson Milton Marinho: Economista formado pela UFMG e Mestrado na mesma instituição. MBA em Finanças pelo IBMEC-BH. Meus Artigos [3]
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/briga-folha-de-sao-paulo-e-igreja-universal-do-reino-de-deus/
URLs in this post:
[1] Image: http://blogjefferson.blogspot.com/2008/02/folha-e-iurd.html
[2] Do Blog Cidadania : http://edu.guim.blog.uol.com.br/
[3] Meus Artigos: http://desempregozero.org/category/todos-nossos-autores/jefferson-milton-marinho/
[4] LULA CONFUNDE TUDO !!! A linguagem do preconceito por Kucinski: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/a-linguagem-do-preconceito/
[5] Mentindo ao próprio umbigo: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/mentindo-ao-proprio-umbigo/
[6] HÁ QUEM DIGA A VERDADE: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/ha-quem-diga-a-verdade/
[7] Do Blog do Rovai: Tucano é símbolo de campanha do governo Serra: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/do-blog-do-rovai-tucano-e-simbolo-de-campanha-do-governo-serra/
[8] Amazônia serve para Desenvolvimento Social?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/amazonia-serve-para-desenvolvimento-social/
[9] : http://desempregozero.org/2008/02/10/a-censura-previa-do-carro-alegorico-sobre-o-holocausto-foi-um-desrespeito-e-uma-ofensa/
[10] : http://desempregozero.org/2008/02/15/liberdade-de-imprensa-onde/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.
5 Comments To "Briga: Folha de São Paulo e Igreja Universal do Reino de Deus"
#1 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 24 fevereiro, 2008 @ 8:08 pm
OI Jefferson,
são dois pesos e duas medidas. compare com o caso com que a justiça para defender o direito religioso funciona rapidamente e até preventivamente, mesmo em feriado, mesmo sob as alegações menos graves, como a do carro alegórico sobre o Holocausto.
[9]
abraços
#2 Comment By blogdojefferson On 25 fevereiro, 2008 @ 10:20 am
Gustavo,
Tá corretíssimo: dois pesos e duas medidas.
Abraços
#3 Comment By Eduardo Alves On 26 fevereiro, 2008 @ 8:08 pm
Oi Jefferson,
Interessante trazer esse assunto ao debate.
Acho que há um ponto que deve ser levado em conta e não foi. A Folha não ofendeu a fé dos membros da Universal. Até onde sei, ela questionou na questão organizacional: compra e venda de empresas, emissoras de rádio e televisão, paraísos fiscais, laranjas.
Não enxergo motivo para os profitentes dessa fé sentirem-se lesados ideologicamente, pois a matéria não foi ideológica. Se erros houver, eles foram apontados nas pessoas, que devem pagar segundo a lei, caso haja irregularidades.
Não estou ao lado de ninguém, e até concordo que há dois pesos e duas medidas. Mas o ato de um órgão de imprensa querer investigar o aumento expressivo do patrimônio de uma instituição em tão pouco tempo, é um direito até democrático.
Abraços,
#4 Comment By OTNIEL On 17 março, 2008 @ 12:11 am
Não quero polemizar a discussão sobre o tema em questão, mas acho perfeitamente corrreto qualquer cidadão que, se sinta prejudicado naquilo que envolva sua honra, imagem, a sua dignidade e qualquer outro tipo de precoceito que exerça seu direito. Aliás, é muito oportuno lembrar que a própria Lei das Leis existe amparo legal, assim como preceitua o artigo 5°, XXXV; que diz: a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.
Portanto, se os fiés da IURD sentirem ameaçados nas suas imagens e dignidades, no que diz respeito a reportagem da Folha de São Paulo têm direitos de ingressarem na justiça.
#5 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 17 março, 2008 @ 12:22 am
Caro Otniel,
obrigado pelo comentário. concordo com vc. Muitos juízes no Brasil tem usado dois pesos e duas medidas nessas questões. Para os mais poderosos tem um tratamento para o resto é outro. Por muito menos do que no caso IURD X FOLHA, Revista Veja conseguiu recepção na justiça para sua briga contra o jornalista Luís Nassif:
[10]
Com relação ao “respeito” às questões religiosas a Justiça trata de forma muito diferente as religiões, veja esse caso como foi diferente do caso da IURD, e por muito menos:
[9]
abraços