prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Brasil em 50º lugar na copa do mundo

Escrito por Rodrigo Medeiros, postado em 13 dEurope/London fevereiro dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Alberto Passos Guimarães é pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Artigo publicado no Jornal do Brasil (11/02/2008):

Qual seria o impacto de uma manchete como esta no país? É difícil imaginar a escala da consternação e da revolta que uma noticia dessas produziria nos brasileiros.

Quantos debates, artigos, manifestações, interpretações, comissões de inquérito seriam provocadas por um desastre nesta escala?

O que seria da nossa auto-estima? Lembremos apenas que em 1950 o Brasil perdeu a final da Copa do Mundo em casa, classificando-se num invejável segundo lugar, mas o terremoto produzido foi tamanho que o jornalista Elio Gaspari o descreveu como “o nosso Pearl Harbor”.

Felizmente, o título deste artigo é apenas uma provocação, a seleção brasileira deverá conseguir na próxima Copa resultado muitíssimo melhor do que o anunciado aqui.

O modestíssimo 50º lugar não foi conseguido pelo Brasil na Copa do Mundo, mas sim no teste Pisa, que avaliou os conhecimentos em ciência de 400.000 alunos de 57 países, e cujo resultado foi divulgado em 4 de dezembro último. O Pisa, sigla em inglês do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes, vem sendo realizado eriodicamente pela Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (OECD) entre jovens de 15 anos de dezenas de países.

O desempenho dos nossos estudantes em Matemática e a competência para leitura também foram lamentáveis, situando-os igualmente oito piores em Leitura.

Os resultados desses estudos deveriam provocar uma revolta muito maior do que qualquer tropeço da seleção de futebol, evidentemente. O futuro do país, o padrão de vida da população, o vigor da economia, tudo depende muito mais dessa Copa da educação, na qual temos sempre saído de campo de cabeça baixa.

Os problemas da educação básica, em linhas gerais, são conhecidos: falta de investimento, salários inadequados, má gestão, falta de professores qualificados, etc. Devemos reconhecer que o país conseguiu muitos avanços na educação, como o aumento na matricula escolar, o crescimento da pós-graduação, entre outras realizações. Mas dentro do quadro geral de baixa qualidade do ensino básico – reconhecida por todos – destacam-se particularmente as carências em ciências e matemática.

Nessas áreas, estratégicas para qualquer projeto de desenvolvimento e criação de uma cultura de inovação, a situação é critica, com falta de milhares de professores. Algumas manifestações de preocupação sobre os resultados do Pisa surgiram na imprensa, do Governo, dos educadores. Mas ainda foi muito pouco. Quando a sociedade vai mostrar uma reação à altura da gravidade do problema? Quando vai tornar a educação uma real prioridade?



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>