- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
ATORES da GLOBO CHORAM no SENADO FEDERAL com BISPO Cappio da GREVE de FOME para tentar barrar a obra da TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO
Posted By Gustavo On 15 fevereiro, 2008 @ 12:38 am In Desenvolvimento,Gustavo Santos,Política Brasileira,Política Econômica,Transposição do São Francisco: redenção ou desastr | 24 Comments
Gustavo Antônio Galvão dos Santos *
Chorar e fazer greve de fome foram as formas encontradas por aqueles que são contra a obra. Ora, apesar da mídia oligopolista, estamos em uma democracia. Chorar e fazer greve de fome são tentativas de comover as pessoas antes de passar a elas as razões de ambos os lados.
Chorar em uma audiência pública onde deve prevalecer o debate racional e fazer greve de fome são atitudes anti-democráticas. É interceder o debate aberto. Evitar o debate é impor a própria opinião. Autoritarimente.
Esse Bispo e a Letícia Sabatella têm todo espaço do mundo para colocar seus argumentos, porque a imprensa é contra a obra e contra o governo. Já colocaram esses argumentos e foram vencidos pela realidade. Os argumentos não se sustentam (clique aqui [1]). Segundo reportagem da folha que segue abaixo, o Bispo e a Atriz repetiram no Senado que o “problema da Transposição é que ela vai favorecer empresas” e não apenas servir como água para beber. Se isso for um argumento, é tão falso como a “epidemia de febre amarela da Eliane Catanhedê” e os “Cartões corporativos hiper-transparentes de FHC e do Serra”. Esse Bispo é mais um factóide da imprensa para atacar o governo. Esse Bispo só pode ser um lunático e em qualquer outro país não conseguiria tantos holofotes. É óbvio que a água vai favorecer e precisa favorecer empresas. Graça a Deus! A imensa maioria da água consumida no planeta é utilizada para atividades produtivas. Não há indústria ou agricultura possíveis sem água. Só para terem uma idéia, li outro dia em uma revista que para produzir um ovo são necessários nada menos do que 197 litros de água!
Sem atividades produtivas não há emprego. São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Los Angeles são cidades abastecidas com águas transpostas de rios. E não venham me dizer que essa água é só para beber. A maior parte dessa água vai para atividades produtivas, que sustentam o imenso número de empregos dessas cidades. E porque essas cidades podem ter atividades produtivas modernas e o sertão não pode?? De onde o Bispo acha que pode impor sua vontade retrograda sobre o que realmente deseja o sertanejo? E o sertanejo, sabiamente deseja a obra.
No sertão não tem emprego, por isso que as grandes metrópoles estão entulhadas de nordestinos em busca de algum esperança que não puderem encontrar na própria terra. É preciso gerar emprego de qualidade no Nordeste. E sem um fluxo contínuo de água isso simplesmente não é possível. Com água, o Nordeste pode se tornar a Califórnia Brasileira (clique aqui para ler) [2].
Não podemos esquecer que transposição foi a obra mais debatida da nossa história (idealizada há mais de 100 anos e discutida seriamente há mais de 10 anos). Clique aqui para ler sobre isso. [1]
Leiam abaixo o que aconteceu segundo o relato da Folha de São Paulo:
Participantes de debate sobre transposição do São Francisco batem boca no Senado
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
O debate sobre a transposição do rio São Francisco colocou em lados opostos os defensores do projeto –como o ministro Geddel Vieira (Integração Nacional) e o deputado Ciro Gomes (PSB-CE)– e os contrários –o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, e o senador César Borges (PR-BA). O clima ficou tenso e eles chegaram a bater boca durante audiência pública realizada hoje na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.
Borges, por exemplo, disse que Geddel também era contrário ao projeto, mas mudou de posição depois de entrar no governo. “O ministro sempre se colocou contra e agora mudou por causa do Diário Oficial”, afirmou o senador.
Geddel, por sua vez, rebateu o senador fazendo uma alusão à troca de partido –Borges era do DEM e migrou para o PR, um partido da base aliada. “Não acredito que Borges tenha mudado de partido por conta do Diário Oficial.”
Ciro cobrou atenção de d. Cappio. “Olhe para mim”, disse o deputado para d. Cappio. Um pouco antes, Ciro disse que d. Cappio não poderia se colocar como um “intérprete do valor moral” na discussão do projeto de transposição do São Francisco. “Não é possível que se considere intérprete do valor moral e ponha um modesto militante de 30 anos de vida pública brasileira com base no Nordeste como alguém que esteja numa posição antagônica.”
Dom Cappio afirmou que o projeto é enganoso, beneficia grandes grupos econômicos e não objetiva o abastecimento humano e animal.
“O projeto de transposição tem fins econômicos, para a produção de frutas para exportação e criação de camarão em cativeiro; para incremento do capital. Se esse projeto fosse para dessendentação [saciar a sede] humana e animal eu seria a favor, mas esse não é o objetivo”, disse o bispo à Agencia Brasil ao chegar para audiência pública no Senado.
Com Agência Brasil e Agência Senado
Ciro bate boca com Leticia Sabatella ao defender transposição do São Francisco
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) bateu boca nesta quinta-feira no plenário do Senado com a atriz Leticia Sabatella [3] por divergências sobre a manutenção das obras de transposição do rio São Francisco. Ciro disse que escolheu como opção de combate sobre o tema “meter a mão na massa e às vezes, [a mão fica] suja de cocô”.
“Não sei se estou no mesmo lugar que o seu, mas é parecido. Eu, ao meu jeito, escolhi a opção de meter a mão da massa, às vezes suja de cocô, às vezes. Mas minha cabeça, não, meu compromisso, não”, disse Ciro dirigindo-se à atriz.
Defensor das obras, Ciro entrou em choque com a atriz que o interrompeu várias vezes enquanto ele discursava no plenário do Senado. “Tecnicamente é necessário que os críticos tomem juízo, não no sentido negativo da palavra, mas para ver se é possível”, disse ele. “Por alguns [críticos] não tenho respeito. Faço honestamente essa confissão porque não percebo boa fé em alguns.”
Antes de se desentender no plenário com a atriz, Ciro criticou o bispo dom Flávio Cappio, que fez greve de fome em protesto contra obras de transposição. Segundo o deputado, o religioso não compareceu a todas as oportunidades de debate sobre o assunto.
O Senado promove uma sessão para discutir as obras de transposição do São Francisco no plenário Casa. Além de deputados e senadores, participam do debate o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e artistas. Geddel e o senador Cesar Borges (PTB-BA) também divergiram publicamente.
Porém, em entrevista, Geddel evitou confrontos principalmente com dom Cappio. “Posso até discordar da maneira dele. Mas defendo o direito dele de discordar e manifestar suas posições”, disse o ministro.
Geddel afirmou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar o local das obras do São Francisco nos próximos dias. “Acho que a sociedade brasileira está extremamente madura para saber o papel de cada um na democracia e para saber o importante papel da igreja e de outras entidades da sociedade civil e a legitimidade do governo para montar seus projetos”, afirmou ele.
Debate do São Francisco: atores globais roubam a cena
Marcos Queiroz, do plenário do Senado
Sob muitos aplausos, discursaram há pouco no plenário do Senado os atores Letícia Sabatela, Osmar Prado e Carlos Vereza. Os três integram o Movimento Humanos Direitos e são contra o projeto de transposição do Rio São Francisco.
Sabtela lamentou que a discussão esteja ocorrendo num momento tardio, porque as obras já estão em andamento. Ela repetiu o argumento do bispo de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cappio, de que a água do São Francisco será ulizada para atender interesses empresariais.
Criticou o governo dizendo que o povo não foi ouvido nessa discussão e afirmou que “não estamos num estado democrático de direito”.
A curta fala de Osmar Prado foi pontuada pela emoção. Chorando, o ator disse que admira “a coragem de Dom Cappio de lutar pela vida do povo pobre, a mesma coragem que os homens públicos do país deveriam ter”.
Carlos Vereza cobrou que as populações ribeirinhas devam ser consultadas sobre o projeto. E finalizou afirmando que “o atual governo não passa credibilidade na gestão da coisa pública”.
Tudo sobre a Transposição do São Francisco CLIQUE aqui para ler mais sobre o assunto [1]
Ou aqui:
Para Carlos Lessa Nordeste será CALIFÓRNIA BRASILEIRA [4]
Gustavo Antônio Galvão dos Santos: Mineiro de BH. Economista pela UFMG e mestre e doutor pelo Instituto de Economia da UFRJ. Meus artigos [5]
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/atores-da-globo-choram-no-senado-federal-com-bispo-da-greve-de-fome-para-tentar-barrar-a-obra-da-transposicao-do-sao-francisco/
URLs in this post:
[1] (clique aqui: http://desempregozero.org/category/debates2/transposicao-do-sao-francisco-redencao-ou-desastre/
[2] Califórnia Brasileira (clique aqui para ler): http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero///C:/Documents%20and%20Settings/Gustavo/Meus%20documentos/artigo%20sobre%20educação
[3] Leticia Sabatella: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u356634.shtml
[4] Para Carlos Lessa Nordeste será CALIFÓRNIA BRASILEIRA: http://desempregozero.org/2008/01/09/para-lessa-nordeste-sera-california-brasileira/
[5] Meus artigos: http://desempregozero.org/category/todos-nossos-autores/gustavo-santos/
[6] : http://desempregozero.org/2008/02/15/atores-da-globo-choram-no-senado-federal-com-bispo-da-greve-de-fome-para-tentar-barrar-a-obra-da-transposicao-do-sao-francisco/#comment-942
[7] : http://desempregozero.org/2007/12/12/a-mais-importante-obra-da-nossa-historia-transposicao-do-rio-sao-francisco-pros-e-contras/
[8] : http://desempregozero.org/2008/02/15/atores-da-globo-choram-no-senado-federal-com-bispo-da-greve-de-fome-para-tentar-barrar-a-obra-da-transposicao-do-sao-francisco/#comment-943
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.
24 Comments To "ATORES da GLOBO CHORAM no SENADO FEDERAL com BISPO Cappio da GREVE de FOME para tentar barrar a obra da TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO"
#1 Comment By blogdojefferson On 15 fevereiro, 2008 @ 9:36 am
Gustavo, parabéns pelo artigo. Muito lúcido.
Abs.
#2 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 15 fevereiro, 2008 @ 11:05 am
Obrigado. Acho que é o momento de ser mais incisivo. Este ano está difícil, chega de factóides!
#3 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 15 fevereiro, 2008 @ 11:31 am
Foi o Suplicy que inventou essa história de chamar atores da globo para discutir um projeto tão complexo como esse?
Com que intuito?
#4 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 15 fevereiro, 2008 @ 1:13 pm
Esse Suplicy deve ser um gênio mesmo, tanto quanto a Letícia Sabatella…
#5 Comment By blogdojefferson On 15 fevereiro, 2008 @ 5:38 pm
Gustavo,
Foi ridícula a participação dos atores e do bispo no Senado.
O Bispo voltou com aquela tese de que apoiaria o projeto se fosse apenas para matar a sede. Como ajudaria a incrementar o capital (fruticultura e produção de camarão para a exportação), o bispo é contra. Não está nem aí para o potencial empregador e gerador de renda dessas atividades. Ou seja, o cara é contra desenvolver a região, gosta do atraso e da fome. Só que não diz com clareza. E se julga defensor do interesse do sertanejo. Dá para entender.
O Carlos Vereza foi demais. Vinculou transposição com cartõe corporativos. Nada a ver. O cara é contra o governo e por isso é contra o projeto. O mérito do projeto não importa. A população do semi-árido improrta menos ainda.
Agora, esse Suplicy não tem jeito. Colocar atores discutindo um projeto eminentemente técnico. Só podia resultar em choro.
Abraços
#6 Comment By Eduardo Alves On 15 fevereiro, 2008 @ 6:46 pm
Foi realmente de doer a qualidade das explanações dos atores. Vocês viram quando a Letícia ia começar a falar, o Osmar prado chegou perto dela e disse ao microfone “eu dou os meus 5 minutos para a Letícia”. E a Letícia “não Osmar, eu não sei nem se usarei todos os meus 5″. Aquilo foi demais. meu Deus do céu, essa gente acha que basta ter projeção nacional e isso basta para influenciar no destino da nação!
Quanto ao Suplicy, até não tenho nada contra ele, por dois motivos. Primeiro, por ter organizado um debate dessa envergadura. E segundo, por que ele quis reunir as vozes que mais ressoaram contra e a favor. Até aí, que ele chame atores, professores, bispos, sei lá, quem achar necessário, pois é uma democracia e todos tem o direito de expressar sua opinião. Ficou esquisito mesmo foi para os atores. Aliás, acho que fizeram o papel deles mesmo: atores. Não possuem nenhum conhecimento sobre o que criticam.
Mas foi um debate de alta qualificação. Houve belíssimos discursos, a maioria a favor do projeto. A Letícia teima com esse tal Atlas do Nordeste. Gostei muito quando Ciro lhe disse que ele próprio ajudou a fazer o Atlas e que as duas propostas se complementam.
Aliás, Ciro propiciou um dos mais belos discursos do dia, talvez o melhor. Sua firmeza é impressionante, acredito muito nele para 2010. Quando ele disse em tom muito duro “Olhe para mim, Bispo!” ou então “Não falo como religioso, mas como pecador”, ou ainda “Não admito que se diga que os que somos a favor o fazemos por motivos subalternos. Sou movido pelo interesse público e tenho vida para isso!”. Ele o Tasso deram um belo exemplo. Um apoia o governo, o outro faz oposição, mas os dois a favor do que é melhor para o Brasil.
Um grande abraço a todos,
eduardo.
#7 Comment By Gustavo Santos On 15 fevereiro, 2008 @ 7:14 pm
Eduardo,
Mas foi um desgaste político. Tem frases que o Ciro disse no calor da discussão que poderão ser usadas contra ele no futuro. Para muitas pessoas tem passado a imprensão que o governo está impondo da posição sobre os “coitadinhos” dos atores e do bispo. Tomara que ao menos fique claro para as pessoas que o PROJETO É FUNDAMENTAL PARA O BRASIL.
abraços
#8 Comment By Eduardo Alves On 15 fevereiro, 2008 @ 7:47 pm
Entendo, Gustavo…
Mas eu acho que deve ser assim. O debate franco é aberto dessa forma. Com choro, dureza, moleza, ironia, sei lá, tudo, mesmo coisas que não são muito boas, mas pelo menos todos expressam suas opiniões.
Por isso achei muito interessaante a idéia de chamar os atores. Veja bem, pessoas como eu e você gostamos desse assunto e já sabíamos qual era o papel dos atores nesse debate. Nós já conhecíamos a fraqueza intectual, tanto deles quanto do bispo. Agora não são só aqueles que lêem mais, mas toda a sociedade sabe do papel vazio que estão representando, apesar de bem intencionados.
Percebe por que considerei válida a idéia de chamá-los ao debate? Para que todos vejam quem é quem. Tudo no Brasil tem que ser resolvido de forma confinada, em Brasília, numa transa de elite representativa, onde reina o corporativismo, o clientelismo, o nepotismo, o tráfico de influência, e tudo o mais que já conhecemos. Temos de quebrar isso ampliando a conversa com toda a sociedade civil organizada.
Abrir e chamar todos envolvidos às falas é algo importante para a democracia. O Brasil devia ter mais iniciativas como essa. Nos Estados Unidos são constantes os plebiscitos e referendos, mas aqui é um a cada 10 anos, e nem sempre para discutir-se o essencial.
Já imaginou um plebiscito para discutirmos a reforma tributária? Ou a previdência? Nós sairíamos do provincianismo brasiliense e colocaríamos toda a sociedade na jogada. Isso é democracia.
Mas, vamos ver. O Pedro Simon propôs, no meio da discussão, que se realizasse em outro dia, um novo debate apenas com os principais envolvidos, 3 contra e 3 a favor. Também seria muito bom.
A democracia está amadurecendo, mesmo aos trancos e barrancos.
Mas entendi o que você quis dizer.
Abraços,
#9 Comment By blogdojefferson On 15 fevereiro, 2008 @ 8:24 pm
Caro Gustavo e Eduardo,
Os argumentos do Eduardo para chamar os atores são válidos. Não concordava, mas rendo a seus argumentos.
Mas uma vez o problema maior foi de cobertura da mídia. A imprensa, principalmente escrita, destacou um suposto bate-boca entre Ciro e Letícia Sabatella. Porém, parece que isso não aconteceu. Pegaram uma imagem da Letícia com o Ciro e carimbaram de bate-boca.
O interesse é justamente esse. Taxar o Ciro e o governo de intransigente. Distorcer fatos e palavras com o objetivo explícito de barrar a transposição. Enganei, o objetivo mesmo é ajudar o PSDB retomar o poder. Impedir que Ciro Gomes ou outra alternativa governista viabilizem ganhem a eleição de 2010. Nada mais.
Sobre a transposição, isso não tem qualquer importância. A não ser que ela sirva como arma política. Para que o debate servisse para esclarecer a sociedade ou as dúvidas a respeito do projeto, seria preciso que a mídia assumisse o papel de transmitir os prós e contra. Mas isso não vai ocorrer. Não iludam. Estão ocupados com a luta pelo poder. Assim, acabo dando razão para aqueles que chamam a mídia de esgoto.
Abs.
Jefferson
#10 Comment By Eduardo Alves On 15 fevereiro, 2008 @ 8:53 pm
Pois é, Jefferson. A mídia no Brasil é um desastre. Um verdadeiro desastre, na real acepção da palavra. É escândalo em cima de escândalo e não se esclarece nada, absolutamente nada. Já imaginaram se um debate como aquele, ao invés de ser transmitido pela TV Senado o fosse pela Globo? Teria repercussão igual Copa do Mundo.
Eu tenho o debate inteiro gravado em fita de 6 horas e garanto: não veio a público nenhum bate-boca entre Ciro e Letícia. Porém, faço coro com você, quando os jornais noticiam é sempre buscando o escândalo “bate-boca entre Ciro e Letícia”. E esse debate creio igualmente que não altera grande coisa na luta ideológica, pois todos devem ter saído dali pensando da mesma forma que entraram.
Se o projeto fosse de autoria da oposição e o governo estivesse contra, a realidade seria completamente oposta. Veríamos um espaço imenso na mídia lutando pela realização das obras. É sempre um juízo de conveniência e oportunismo. Concordo plenamente com você.
Lamentável…
Abraços,
#11 Comment By Philemon Brito On 15 fevereiro, 2008 @ 9:43 pm
Parabéns, Gustavo!
Para os atores da Globo chorarem, não há a menor dificuldade. Não será pela transposição que haveremos de vê-los aos prantos.
Quanto ao bispo Cappio, ele só sentirá a necessidade da transposição quando se dispuser a fazer uma greve de sede… Mas, como se vê, essa não é a praia dele.
#12 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 15 fevereiro, 2008 @ 10:39 pm
Obrigado Philemon!
Eduardo, eu também me rendo ao seus argumentos. Você está certo! Peço assim até desculpas para o outro Eduardo, o Suplicy.
Mas acho que as preocupações do Jefferson são pertinentes.
abraços a todos
#13 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 15 fevereiro, 2008 @ 10:41 pm
Pô, Eduardo, o que acha de vc colocar umas partes desse debate no You Tube e depois a gente cola no Blog e comenta abertamente.
seria muito legal!
abraços,
Gustavo
#14 Comment By Eduardo Alves On 15 fevereiro, 2008 @ 10:58 pm
Caros Gustavo e Jefferson,
Obrigado pelo “me rendo a seus argumentos”. rsrsrs
Não sei se mereço, até por que, sou eu quem mais aprende aqui lendo os artigos e comentários de vocês sempre.
Quanto ao You Tube, é uma ótima idéia, Gustavo. Vou fazer sim, me dê só alguns dias.
Realmente será muito legal! Tentarei fazer o mais rápido possível para não perdermos o embalo do acontecimento.
Um grande abraço a todos,
#15 Comment By Eduardo Alves On 16 fevereiro, 2008 @ 1:11 am
Companheiros,
Acabei de ver no site da TV Senado que será reprisado o debate da transposição, na segunda-feira, 18/02, as 6h.
E na mesma TV Senado, nesse sábado 16/02, as 22h30m, haverá uma entrevista com Mangabeira Unger.
Me parece que essa do Mangabeira também reprisará no domingo. Duas boas opções.
Um grande abraço.
#16 Comment By Gustavo Santos On 16 fevereiro, 2008 @ 12:11 pm
Excelentes opções!
muito obrigado Eduardo! esse vídeo será muito enriquecedor para o blog.
abraços,
Gustavo
#17 Comment By Gustavo On 22 fevereiro, 2008 @ 9:23 pm
Parece que já colocaram o vídeo do debate no you tube
#18 Comment By Eduardo Alves On 24 fevereiro, 2008 @ 9:07 pm
Gustavo, alguém colocou essa fala do Ciro, o que foi muito bom.
Mas houve outros momentos muito marcantes, como a outra fala do Ciro no início, a do Tasso, a do Bispo, etc. Não consegui fazer a conversão do vídeo para o computador aqui em casa, por isso não coloquei ainda. Pedi para um amigo, talvez essa semana consiga.
Abraços,
#19 Comment By Gustavo Santos On 24 fevereiro, 2008 @ 10:44 pm
Obrigado Eduardo!!
será muito legal!
abraços,
Gustavo
#20 Comment By Prof. Paulo Rocha On 1 março, 2008 @ 8:13 pm
Aos leitores desse site,
Devo, por obrigação moral, dizer do ser humano especial que conheci em Sobradinho, quando lá permaneci, Dezembro passado, em solidariedade a D. Cappio, mas sobretudo em adesão à causa do São Francisco vivo e do povo beiradeiro.
Me refiro a pessoa de Letícia Sabatella, até então conhecida como atriz, mas revelada como ser humano de alma absolutamente elevada. Testemunhei sua devoção, em nossa celebração à luz de velas, face falta de energia elétrica. Sua fé brilhava. Sua verdade reluzia.
Pude sentir seu abraço absolutamente fraternal, trazendo a impressão de há muito nos conhecermos. Foi lindo vê-la recusar cadeira para dialogar com o povo humilde e seu pastor em condição de igualdade: sentada ao chão.
Sempre primei pelo respeito à diversidade de opiniões, mas no caso de Letícia, sem pudores direi: quem contesta sua boa inteção e nobreza de princípios definitivamente não sabe o quê e nem de quem está falando.
Obrigado , você ilumina mais do que telas, ilumina vidas.
Prof Paulo Rocha – UNEB
#21 Comment By Prof. Paulo Rocha On 1 março, 2008 @ 8:17 pm
Só mais um detalhe: se quisermos encontrar com esse comentaristazinho aí, vamos encontrá-lo onde? Em Marte?
Macaco nunca olha pro rabo. Lunático é tu. Alíás, alienígena, pois que a lua é um lugar maravilhoso.
Vem pro debate?….
#22 Comment By Eduardo Alves On 1 março, 2008 @ 9:59 pm
Desculpe-me professor, mas, alguém colocou em dúvida o ser humano excepcionoal que é Letícia Sabatella?
Aliás, se o senhor assistiu ao debate na TV Senado, nem o próprio Ciro questionou o amor dela pelo povo. Ele exaltou nela e no bispo a absoluta boa intenção e honestidade.
A discordância foi somente ideológica, intelectual, de projeto,
nada além disso.
Abraços,
#23 Comment By Gustavo dos Santos (meus artigos clique) On 2 março, 2008 @ 1:25 pm
Prezado Paulo Rocha,
São bonitas sua fé e sua aguçada sensibilidade. Entretanto, você está me convidando para um debate. E em um debate demonstrações de fé e de sensibilidade, por serem por demais subjeivas, não contribuem para o acordo. Como você resolveu adotar uma postura agressiva, me senti na liberdade de ser bem sincero: foi engraçado entender seus comentários como argumento contra a transposição. Isso aqui é um debate sério. Olha o que você escreveu:
( [6])
Compreendo que você ache que o Bispo Cappio seja Santo e a Letícia uma Santinha muito simpática. Também acho que eles são boas pessoas, e cheguei a essa conclusão sem ter tido essa proximidade que você pôde desfrutar.
Mas essa é uma opinião particular sua e minha. Não interessa a ninguém neste debate.
Quando eles morrerem, daqui há décadas, os cardeis da igreja católica vão se reunir para decidir se os milagres que eles fizeram valem uma beatificação. Até lá, essa questão deveria ser esquecida.
Eu também acho que eles têm boas intenções, mas e daí? E eu também as tenho, assim como, ninguém pode provar que o Ciro ou qualquer um que defenda o projeto não tenha. Ninguém pode avaliar as boas intenções das outras pessoas, com a possível exceção do psicoterapeuta de cada um. Mas, por sigilo profissional, infelizmente eles não revelam a ninguém.
Mas isso não diz respeito ao que estamos falando aqui. A decisão sobre uma obra desse porte precisa ser votada no congresso e é uma decisão democrática, assim como o debate aqui. Mas um debate democrático só é viável, se baseado em argumentação racional e não subjetiva como a sua.
Estamos procurando conversar racionalmente para entender se a obra é boa ou ruim para o povo do Nordeste. Sobre isso eu e muitos outros têm algo a dizer, você pode ler no link abaixo:
( [7])
Você tem algo a dizer contra a obra, além de suas revelações esotéricas e pré-iluministas?
Cordialmente
Ps.: Prezado Paulo Rocha, você ainda escreveu o seguinte ( [8]):
“ Só mais um detalhe: se quisermos encontrar com esse comentaristazinho aí, vamos encontrá-lo onde? Em Marte?
Macaco nunca olha pro rabo. Lunático é tu. Alíás, alienígena, pois que a lua é um lugar maravilhoso.
Vem pro debate?….”
Você afirma veementemente que o Cappio não é Lunático. Acredito. Imagino que você deve saber disso por experiência própria pois diz (por suas próprias palavras) que “a lua é um lugar maravilhoso.” Deve conhecer muito bem a Lua e seus habitantes…
Ps.: minha apresentação está neste blog, na seção quem somos. E você? É professor de quê?
Caro Paulo Rocha,
me desculpe se fui ofensivo com as ironias, essa não é uma boa forma de debater. Mas, não resisti a suas próprias ironias, e acabei reagindo a sua provocação.
#24 Comment By José Marcio Tavares On 2 março, 2008 @ 9:20 pm
Não se pode esquecer que o tal encontro com artistas foi articulado pelo tucano filiado ao PT senador Eduardo Suplicy. Com um amigo desses não se precisa de inimigos.