O EMPREGO FORMAL NO BRASIL E O PAPEL DO BNDES: 2000-2005
Escrito por Gustavo, postado em 15 dEurope/London janeiro dEurope/London 2008
Luís Otávio de Abreu Reiff*
Gustavo Antonio Galvão dos Santos*
Luís Henrique Rosati Rocha+
O BNDES foi fundamental no processo de industrialização brasileira, financiando a estruturação de vários setores que contribuíram e continuam contribuindo para o crescimento do país. A indústria automobilística, a infra-estrutura de transportes e elétrica, a petroquímica e o setor de papel e celulose, a modernização da agricultura são exemplos do papel do BNDES.
Não é preciso falar da importância desses setores para a maturidade da economia atual do país. Só para citar um exemplo, a balança comercial do Brasil não teria a robustez atual se durante anos o país não tivesse investido tanto na capacidade competitiva desses setores.
Procurando contribuir para este debate, este estudo apresenta um indicador que mede o efeito do desembolso do BNDES sobre o nível de emprego com carteira de trabalho gerado. Este indicador será uma estimativa de um modelo de regressão do volume de emprego formal em relação ao volume de desembolso.
Porque a informalidade é um fenômeno tão expressivo no Brasil? A resposta é idêntica para todas as nações subdesenvolvidas. Nessas nações, a economia moderna é pequena em relação à população. Informalidade não é apenas uma questão de rigidez na legislação trabalhista, mas, principalmente, de falta de atividade econômica moderna, ou em termos mais claros, de falta de crescimento econômico. O emprego informal, em geral, é apenas uma alternativa de sobrevivência quando faltam melhores opções aos trabalhadores.










