prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Mentindo ao próprio umbigo

Escrito por Rogério Lessa, postado em 14 dEurope/London janeiro dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

No paraíso dos rentistas, sem fazer gato a TV a cabo é privilégio para poucos. Isso torna fácil dirigir os programas de economia para agradar ou induzir os assinantes. No último domingo, pudemos assistir a mais um teatrinho à moda do cartel dos meios de comunicação.

O diretor-âncora, expert em vinhos finos - hoje muito baratos, por causa da sobrevalorização do real - dava o tom ao repetir o mantra do “gigantismo do Estado”, enquanto o consultor da agência de risco “genuinamente brasileira” disparava contra ”a gastança com o funcionalismo” – ativos e inativos.

A palavra volta ao “diretor”, que levanta a bola para o professor universitário reconhecer que os indicadores macroeconômicos estão ótimos, mas ressalvar que ”o diabo está nos detalhes”. Tudo isso diante de um cientista político de fisionomia apática.

Dizer que há funcionários públicos demais no Brasil, quando, em proporção ao total de habitantes, ficamos atrás dos EUA, Chile e muitas outras nações - desenvolvidas ou não – é um atentado terrorista contra a ética em um país onde os aviões estão colidindo no ar e a escola pública forma analfabetos funcionais.

Beira o charlatanismo argumentar que o “diabo está nos detalhes” para negar a macroevidência de que o arrocho fiscal dos últimos anos levou o Brasil a um déficit nominal abaixo de 3% do PIB, patamar que a maioria dos países da União Européia, a Índia ou os EUA estão longe de atingir.

Por duas razões, talvez seja a hora das pessoas esclarecidas aceitarem o debate sobre a qualidade do gasto público no país. Para mostrar que a quantidade está mais do que controlada e e para chamar a atenção para o verdadeiro ladrão por onde transborda a caixa d’água dos impostos no Brasil: a taxa de juros que rivaliza com a Turquia o posto de campeã mundial.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

2 Respostas para “Mentindo ao próprio umbigo”

  1. Leonardo Nunes falou:

    Rogério, também tive o desprazer de assistir o Globo News Painel. não sem quem é pior, o Renato Machado ou o Willian Waack. O pior é que eles supostamente fazem um debate plural. Mas normalmente os debatedores tem a mesma opinião sobre o assunto. engraçado, não?

  2. Rogério Lessa falou:

    E ainda falam de expurgo e pensamento único em instituições como o Ipea, cuja diretoria está procurando democraticamente dar voz também a outras correntes de economistas além dos que só pensam em privatizar a Previdência e amarrar o Estado como promotor do desenvolvimento.

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>