prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Equívocos da reportagem da “Piauí”, SEGUNDO JOSÉ DIRCEU

Escrito por Imprensa, postado em 7 dEurope/London janeiro dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Uma reportagem a meu respeito, publicada pela revista “Piauí”…
em sua primeira edição deste ano, constituiu-se no grande “must” desse início de 2008 na mídia e em boa parte do PT e dos meios políticos. Jornais e emissoras de rádio e de TV, durante quase uma semana, deram ampla repercussão ao assunto. Na verdade, mais do que uma entrevista minha, a matéria é um simples, bem feito e, no geral, correto relato do meu trabalho hoje, especialmente sobre o desenvolvido durante viagem que fiz à Espanha e a países da América Central, acompanhado por Daniela Pinheiro, jornalista da revista.

A reportagem da Piauí tem nada menos que 11 páginas, mas como sempre o que interessou foi um único trecho sobre o PT gaúcho que possibilitou à mídia, mais uma vez, explorar as divergências internas no nosso partido e desencadear intensa polêmica.

A matéria contém algumas imprecisões. Parte delas, percebe-se, resultam de cortes na hora de editar e já foram por mim esclarecidas em carta à revista e em nota à imprensa – nota que, diga-se de passagem, a grande mídia divulgou a seu modo, em muitos casos, ignorando ou minimizando o mais importante, como sempre o faz com o que diz respeito a mim ou ao PT.

Duas distorções preocuparam-me particularmente: uma, o trecho em que falo da compra da séde do PT gaúcho, que a grande imprensa interpretou como uma denúncia minha sobre irregularidades nessa operação; a outra, a parte em que me são atribuídas considerações sobre Fábio Luiz da Silva – para alguns jornais, “Lulinha” – filho do presidente Lula, quando na verdade eu falava sobre o jornalista Luís Costa Pinto, este sim, também conhecido como “Lula”, em Brasília.

Na nota divulgada, nas entrevistas concedidas e, através de minha assessoria, deixei claro aos companheiros e à imprensa que não fiz acusação sobre a compra da séde do PT gaúcho. O que fiz foi lembrar denúncias feitas à época pela oposição, apuradas pela Justiça e por uma CPI que não encontraram nada de irregular e absolveram o PT e os companheiros do Rio Grande do Sul. Tratei do assunto com a jornalista num momento em que recordei que eu e a direção nacional do PT mantivemos toda a solidariedade aos companheiros do Sul enquanto durou o processo e que, em nenhum momento, os pré-julgamos, até em respeito ao direito à presunção da inocência. E que a recíproca não ocorreu – quando acusado, não recebi o mesmo tratamento de alguns dirigentes do PT gaúcho.

Já os esclarecimentos relacionados a Fábio Luiz, filho do presidente da República, são até desnecessários para quem lê a reportagem. A jornalista o cita (página 29) en passant, sem atribuir a menção a mim (sem aspas) e, ponto final. Em seguida, reproduz considerações que fiz sobre o jornalista Luís Costa Pinto, conhecido como “Lula”, de quem me queixo de ter publicado reportagem com declarações minhas fabricadas, sem ter me ouvido. Ora, Fábio Luiz não é conhecido por “Lulinha” – só alguns veículos de comunicação assim o chamam – e nem poderia ter publicado nada a meu respeito, pois não é jornalista.

A nota de esclarecimentos que divulguei no dia 04 deste mês, auge da repercussão da minha entrevista à revista, está neste blog a partir de hoje. Esta nota não desqualifica nem desautoriza a reportagem. Apenas corrige erros factuais, naturais em uma entrevista não gravada e não anotada em sua totalidade.

A reportagem será postada aqui tão logo a Piauí a libere para nós. A revista promete fazê-lo assim que publicar no seu próprio site até sexta-feira próxima.

José Dirceu

do Blog do José Dirceu

Notícias relacionadas, leia ainda:

Equívocos da Reportagem da Piauí Segundo José Dirceu

Nota à Imprensa: Dirceu tenta explicar

Entrevista José Dirceu à Revista Piauí

ENTREVISTA DE CIRO GOMES AO BLOG DO JOSÉ DIRCEU (falam de tudo de Transposição do São Franscisco e CPMF até eleições e golpe)

A QUEM INTERESSA ??

Incrível entrevista de FHC a João Moreira Salles



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6  Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Uma Resposta para “Equívocos da reportagem da “Piauí”, SEGUNDO JOSÉ DIRCEU”

  1. Gustavo dos Santos (meus artigos clique) falou:

    Rodrigo,
    ninguém se posicionou a favor do José Dirceu. Estamos apenas colocando esse tema no blog porque ele é notícia.
    abraços,
    Gustavo

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>