COMO DISSE A PROFESSORA CONCEIÇÃO: “QUERIA TER EU UM BANCO CENTRAL COMO O FED.”
Escrito por leonunes, postado em 23 dEurope/London janeiro dEurope/London 2008
Léo Nunes – Ao Sul do Equador
São Paulo – O FED mais uma vez ignorou solenemente a teoria econômica convencional e, num “ajuste de emergência”, rebaixou a taxa de juros básica de 4,25% para 3,5%, dando uma possibilidade de respiro ao mercado financeiro internacional. Como nos lembrou recentemente a Professora Maria da Conceição Tavares, o FED não olha uma única meta, mas trabalha conjuntamente as variáveis inflação e crescimento (clique aqui para ler a entrevista).
As conseqüências das medidas foram imediatas. O índice Bovespa valorizou 4,45%, chegando a 56.097 pontos. Já o dólar comercial terminou o dia em queda de 2,07%, cotado a R$ 1,792. A maior parte das Bolsas européias também registraram alta.
Isto serve de lição para nossa autoridade monetária, que aparentemente sofre de surtos obsessivos inflacionários. O FED mais uma vez demonstrou que a atividade de policy maker muitas vezes deve guardar uma margem de segurança em relação às fraquezas da teoria eocnômica convencional. Na hora do “vamos ver”, a autoridade monetária norte-americana não é nada ortodoxa. Graças a Deus!!











23 dEurope/London janeiro, 2008 as 10:44 am
Caro Léo,
você diria que os diretores do FED são heterodoxos?
eles são comunistas? são do eixo do mal?
24 dEurope/London janeiro, 2008 as 6:03 am
[...] Comentários Recentes Gustavo em PROGRAMA CIDADE CIDADÃRodrigo Loureiro Med… em PROGRAMA CIDADE CIDADÃHélio em Par de múmias do senso econô…Gustavo em Par de múmias do senso econô…Gustavo dos Santos (… em PROGRAMA CIDADE CIDADÃRaphael Padula em PROGRAMA CIDADE CIDADÃGustavo dos Santos (… em 2010: O sonho da oposição…Carlos Josemberg em COMO DISSE A PROFESSORA CONCEI… [...]
25 dEurope/London janeiro, 2008 as 12:57 pm
Caro Josemberg,
Eles são pragmáticos, mas não sei se comem criancinhas!!
Saudações.