prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Ano do apagão se repete, afirma Pinguelli

Escrito por Imprensa, postado em 14 dEurope/London janeiro dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

da Folha Online 13/01/2008 – 08h57


Autor de uma carta, em 2000, que alertou o então presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o risco de uma crise de energia –a qual o país teve de conviver em 2001–, o diretor da Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia) da UFRJ e ex-presidente da Eletrobrás na gestão Lula, entre 2003 e 2004, faz o mesmo alerta, segundo reportagem da Folha deste domingo (íntegra do texto ).

Segundo ele, se nada for feito, vai faltar energia, o que pode ocorrer ainda neste ano. Mais uma vez, a advertência foi feita por meio de carta, enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner.

No texto, obtido pela Folha, o petista Pinguelli discorda da interpretação do governo e diz que “reduziram o problema apenas à escassez recente de chuvas”, o que coloca “em risco o suprimento de energia elétrica nos meses que se seguem”.

O físico diz que a situação agora não se mostra ainda tão crítica quanto em 2001, quando os níveis dos reservatórios estavam mais baixos. Mesmo assim, afirma, é preciso uma ação do governo –como por em marcha um amplo plano de racionalização do uso de energia– para evitar uma crise no suprimento, que, mais uma vez, pode abortar o crescimento econômico, como ocorreu no começo da década.

Outro lado

Procurado, o Ministério de Minas e Energia não se pronunciou até a conclusão desta edição sobre a carta enviada pela Coppe nem sobre os alertas nela contidos.

Já o ONS confirmou o recebimento da carta e informou que está avaliando o seu conteúdo e que vai enviar a sua análise ao ministro, que encaminhou o documento ao órgão. A Aneel não quis se manifestar sobre o assunto.

Divergência

Na última quarta-feira, o ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, descartou que haja risco de um apagão de energia elétrica ou mesmo um racionamento neste e no próximo ano. Na véspera, o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Jerson Kelman, disse que não seria “impossível” um racionamento de energia até o fim do ano.

“Está descartado apagão elétrico em 2008 e 2009. Ele (Kelman) colocou uma posição individual do diretor-presidente que não reflete a posição da agência”, afirmou.

Hubner disse que o governo vem acompanhando a situação dos reservatórios das hidrelétricas, que estão baixos por falta de chuva. Com os reservatórios com nível mais baixo, quase todas as termelétricas a gás natural do país já foram acionadas e não há mais insumo para novas usinas.

Hubner fez questão de frisar que o país passa por uma situação diferente de 2001, quando houve um racionamento de energia e lembrou que ainda são esperadas chuvas até o fim de março.

CARTA DO PINGUELLI NA ÍNTEGRA

NÓS DO DESEMPREGO ZERO,

FIZEMOS OS SEGUINTES:

ARTIGOS SOBRE O APAGÃO (clique para ler)



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>