A SEMANA A LIMPO
Escrito por leonunes, postado em 12 dEurope/London janeiro dEurope/London 2008
Leo Nunes – São Paulo
Brasil
O principal fato desta semana foi a decisão do PSDB, que repetindo o gesto do DEM, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de impedir a implementação das medidas tributárias anunciadas pelo governo (clique aqui para saber mais sobre estas medidas).
Outra polêmica que agitou a semana foi a repercussão da entrevista do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu à Revista Piauí. Dentre as inúmeras declarações bombásticas, Dirceu teria afirmado que o diretório do PT no Rio Grande do Sul teria sido construído com dinheiro de caixa 2. O ex-ministro negou que tenha dito isto e disse que foi mal interpretado. Para muitos, entretanto, ele está mandando recados a setores do PT (clique aqui para ler a entrevista de Dirceu).
Economia
No plano econômico, as atenções estão voltadas para os índices de inflação. O IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas atingiu 7,89%, o maior número desde 2004. O maior responsável pelo número foi o item produtos agrícolas no atacado, que alcançou 24,82%. Por outro lado, o IPCA continua no centro da meta (4,5%). Os vilões do aumento dos preços internacionais são os itens alimento e energia. Resta saber se essa será mais uma justificativa para a manutenção do conservadorismo da autoridade monetária.
Internacional
A nota internacional fica para a importante vitória política do presidente Hugo Chávez. Na tarde desta quinta 10/01, o presidente venezuelano anunciou a libertação das reféns Clara Rojas, em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desde 23 de fevereiro de 2002, e Consuelo González, em poder das Farc desde 10 de setembro de 2001. O sucesso da operação fez com que os governos da Colômbia, França e até mesmo dos EUA felicitassem o governo da Venezuela.










