prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

O QUE FAZER EM RELAÇÃO AO FREI CAPPIO ??

Escrito por NOSSOS AUTORES, postado em 16 dEurope/London dezembro dEurope/London 2007 Imprimir Enviar para Amigo

Paulo Metri

Nos comunicam que o frei Cappio morre, lentamente. E, simplesmente, vamos ouvir a próxima notícia ou passar para o outro caderno do jornal?

Ele é uma liderança não acomodada, disposto a lutar pelo que acredita, mas, ultrapassando uma luta normal, ele abre mão da própria vida pelos seus ideais. Lembra muito uma liderança do ABC paulista que, décadas atrás, colocou sua vida em risco, levando os operários a uma greve indesejada pelo autoritarismo de então. Graças a essas pessoas destemidas, que enfrentam os poderosos, toda sociedade usufrui os conseqüentes avanços. Somos todos gratos ao líder metalúrgico que apressou o retorno à democracia, naquele passado.

O frei é um “cabeça dura” ou tem a qualidade da firmeza de propósitos? Ele poderia usar os canais políticos competentes ou ele está decepcionado com os mesmos canais que, há séculos, têm-se mostrado incompetentes, perpetuando a fome entre nós? Entretanto, o autoritarismo atual não conversou, durante dois anos, com o frei. Sobre isso, não há dúvida. A soberba das autoridades não permite esse diálogo ou será o interesse de poderosos ou ambos? Colocar o Geddel Vieira para ser o interlocutor é querer que não haja diálogo.

Presidente Lula: o frei Cappio não é um problema interno da Igreja. Pela visão das populações ribeirinhas do rio São Francisco, ele é uma solução e, não, um problema. Alem disso, me nego a acreditar que exista um brasileiro que queira a morte dele, mesmo que seja provocada por ele próprio, inclusive, certamente, Vossa Excelência não quer a sua morte. Então, ele é um problema nosso, sim!

É de John Donne a citação que “nenhum homem é uma ilha isolada; … a morte de qualquer homem me diminui, …” E o frei não é um homem qualquer! Ele não é sanguessuga, nem mensaleiro, nem anão, nem vampiro, não sonega impostos, não é dono da Daslu, não é dirigente da Cisco, não corrompe, nem é corrompido, como, aliás, a grande maioria do povo brasileiro. Ele dedica sua vida a dar esperança a quem nem ela tem, escolheu viver ao lado da miséria, a trazer conforto aos espíritos cujos corpos não agüentam mais o sofrimento. Então, vamos tratá-lo com o respeito que sua dignidade exige.

Concordo com Vossa Excelência que um governo não pode ficar refém de atos extremados de pessoas. Mas, espero que articulações estejam sendo feitas, nos bastidores, para salvá-lo. Tenho certeza que resta humanidade em Vossa Excelência, apesar dos anos de exposição no poder, grande devorador dos mais nobres sentimentos humanos.

“O frei está errado, pois só três por cento da água do rio vai ser transposta”, dizem colegas nos quais confio. Mas, talvez, o frei esteja reclamando não pela transposição das águas, mas pela transposição dos escassos recursos públicos para os cofres de empresários da agroindústria. “Mas, esses empresários empregam e ajudam a viabilizar o Nordeste”, dizem outros. É verdade, mas esse seria o melhor retorno social que cinco bilhões de reais poderiam trazer? Por outro lado, como não há prioridade para o abastecimento humano? Se não existe, esse é um problema de regulamentação. Certamente, a população precisa determinar para onde vai a água. Não vejo a transposição como um projeto antagônico à recuperação do rio. Ambos podem existir. O antagônico aos dois é o pagamento dos juros exorbitantes sobre a dívida.

Enfim, não tenho respostas prontas, tenho dúvidas e uma certeza: o frei não pode morrer. Comece-se o diálogo! Obtenha-se saídas honrosas para o governo e o frei! Que o espírito de Juscelino inspire os mediadores do momento. Plagiando o ex-presidente, quando disse a um presidente da UNE que a melhor alternativa para os estudantes era ele continuar no poder e, portanto, os estudantes não deveriam participar de movimentos que, no fundo, objetivavam enfraquecê-lo, alguém deve explicar ao frei que o governo Lula é, hoje, para sua surpresa, a melhor opção das que circulam na política, para o povo nordestino. O frei é, certamente, um revolucionário e, não, um reformista. Mas, precisamos, no presente momento, de muita competência política.

Nego-me a ser espectador. A proposta da CNBB é que dediquemos a próxima segunda-feira, dia 17/12, ao jejum solidário pela salvação do frei Cappio (“Dia Nacional de Vigília e Jejum Solidário”). Desejamos que ocorra também a salvação do rio São Francisco, mas, no curto prazo, vamos salvar o frei. Pelos jornais, um ser humano em jejum morre do trigésimo ao sexagésimo dia. Então, se nada for feito, restam cerca de dez a quarenta dias para ele morrer.

Sugiro que, se você não for idoso ou criança, se tiver boa saúde, se a dor de cabeça inicial não for alucinante, mostre que você não é um dos “insensíveis”, espécie muito aclamada nos tempos neoliberais, e jejue na próxima segunda. Você sentirá um pouco do que 30 milhões de brasileiros sentem, muitos dos quais estão no nordeste e alguns, ao lado do frei. Fora isso, crie seu espaço de luta pelo frei. Quem irá lhe agradecer serão os não assistidos, os sedentos, carentes de boas lideranças, sua própria consciência e, até, o frei. Se a espécie santa do frei Cappio for extinta, muitas outras, não santas, se extinguirão, logo depois, inclusive a nossa. Salvar o frei é um ato de auto-preservação.

* Paulo Metri: Engenheiro mecânico, mestre em engenharia industrial, há mais de trinta anos trabalha na área de energia, conselheiro do Clube de Engenharia e da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, um dos autores de ‘Brasil à luz do apagão’ e de ‘Nem todo o petróleo é nosso’, diretor-geral do Instituto Solidariedade Brasil.” Meus Artigos



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>