LULA GARANTE MANTEGA MESMO SEM CPMF
Escrito por leonunes, postado em 20 dEurope/London dezembro dEurope/London 2007
Léo Nunes – Ao Sul do Equador
São Paulo – O presidente Lula garantiu hoje aos jornalistas que mantém o Ministro Mantega na Fazenda, mesmo após a derrota do governo na tentativa de prorrogação da CPMF. Lula ainda acrescentou que não perdeu nem meio minuto de sono por causa da derrota.
De fato, com a permanência de Mantega, o presidente sinaliza que não fará mudanças nos rumos da política econômica. Por um lado, isto é bom, pois representa a impossibilidade da volta a um conservadorismo “palocciano”. Mas por outro lado, não há sinalização de mudanças na direção de uma política de pleno emprego.
Uma política de tal envergadura deveria, em primeiro lugar, contemplar o abandono do câmbio flexível, com intervenções da autoridade monetária com vistas a garantir uma taxa de câmbio competitiva para as exportações. Além disso, as taxas de juros deveriam ser reduzidas de forma a estimular o setor produtivo e abrir espaço no orçamento do governo (pela redução dos gastos com serviço da dívida) para obras em infra-estrutura e ampliação dos programas sociais.
Clique aqui para conhecer nosso manifesto.










