prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Economista critica a falta de transparência

Escrito por Rodrigo Medeiros, postado em 27 dEurope/London dezembro dEurope/London 2007 Imprimir Enviar para Amigo

A Folha de São Paulo (24/12/07) traz uma discussão sobre o resultado ruim da Caixa Econômica Federal no terceiro trimestre, reacendendo o debate quanto à divulgação dos números oficiais.

Segundo Armando Castelar, pesquisador do IPEA, o desempenho ruim de um dos maiores bancos do país, controlado 100% pela União, só se justificaria se fosse em razão de políticas públicas, devidamente anunciadas pelo governo e com total transparência nos resultados. Para Castelar, “a Caixa ter lucro pequeno em relação aos bancos privados ou um prejuízo deveria ser por políticas definidas no Orçamento, e não uma surpresa. Todo mundo deveria saber, e o governo deveria mostrar a evidência de que esse resultado foi fruto de projetos de interesse público e com retorno para sociedade. Mas isso não se discute no Brasil. A população não sabe nem para onde vai o dinheiro”. O pesquisador é um dos organizadores do livro “Mercado de Capitais e Bancos Públicos” (2007).

Os estudos de Castelar apontam para o fato de que a atuação dos bancos federais, entre 1995 e 2004, não contribuíram para o crescimento adicional nos locais onde investiram. Segundo Castelar, “os empréstimos feitos por Caixa, Banco do Brasil e BNDES não explicam o desempenho das cidades. Não há comprovação de que quem recebeu mais, cresceu mais”.

Paradoxalmente, o Brasil possui um dos sistemas financeiros mais avançados do mundo e uma pífia relação crédito privado/PIB. Nesse contexto, os bancos públicos servem a todo tipo de discurso oficial. Se gerarem lucros, prova-se que é possível ser público e lucrar como os privados. Já quando apresentam resultados ruins, pode-se dizer que não estão no mercado pensando apenas em lucro porque têm funções sociais.

A questão é saber onde se encontram as evidências de que um resultado eventualmente ruim foi fruto de uma opção de política, e não por incompetência ou mesmo má gestão.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>