prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Desemprego cai para 8,2%, a menor taxa desde 2002

Escrito por rubensteixeira, postado em 21 dEurope/London dezembro dEurope/London 2007 Imprimir Enviar para Amigo

Fonte: Jornal Hoje em Dia de  21 de dezembro de 2007

 RIO – A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país, no mês de novembro, ficou em 8,2%, a menor da série histórica da pesquisa iniciada em março de 2002, registrando uma queda de 0,5 ponto percentual em relação a outubro e de 1,3 ponto percentual em relação a novembro de 2006, conforme dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O contingente de pessoas desocupadas caiu 5%, para 1,922 milhão em relação a outubro, e 12% em relação a novembro de 2006 – foi a primeira vez, para um mês de novembro, que o número de desocupados ficou abaixo de 2 milhões de pessoas.
O rendimento médio real da população ocupada, de R$ 1.143,60, subiu 1,3% em relação a outubro, e 2,4% em comparação com novembro de 2006. A população ocupada (21,4 milhões) ficou estável em relação a outubro. Na comparação com novembro de 2006, houve crescimento de 3,5%.
A taxa de desemprego deverá fechar o ano em um dígito, disse ontem o pesquisador do IBGE, Cimar Pereira. Até novembro, a média de desocupação da população economicamente ativa é de 9,5%. No mesmo período em 2006, essa taxa ficou em 10,1%. No ano passado, a média final foi de 10%.
«Dificilmente, a taxa de desemprego em dezembro vai ficar acima da verificada em novembro. A tendência histórica é de queda, com maiores níveis de contratação temporária no último mês do ano», afirmou. Historicamente, a taxa de desemprego em dezembro cai pelo menos 1 ponto percentual em relação a novembro. Se a tendência for mantida, o índice no último mês de 2007 ficará em torno dos 7%.
Cimar Pereira acrescentou que a maior parte dos índices relativos à Pesquisa Mensal de Emprego foram recordes em novembro. «Para resumir, o mercado de trabalho está bom à beça», disse. Um deles é o nível de ocupação da população, medido entre as pessoas com idade ativa (acima dos 10 anos). Em novembro, essa média ficou em 52,6%. No ano, a média é de 51,1%. Já o nível de desocupação ’população desocupada sobre a população com idade ativa’ foi de 4,7% em novembro e de 5,4% de janeiro a novembro, ambos recordes. O percentual de trabalhadores com carteira assinada também é recorde na série, com 43,4% em novembro. De janeiro a novembro, a média é de 42,4%. No mesmo período em 2006, essa taxa era de 41,4%.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>