prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

BOLSA FAMÍLIA DISTRIBUI RENDA, SEGUNDO PNUD

Escrito por leonunes, postado em 26 dEurope/London dezembro dEurope/London 2007 Imprimir Enviar para Amigo

Léo Nunes – Ao Sul do Equador

São Paulo – O PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) divulgou um estudo mostrando que o Programa Bolsa Família tem contribuído para reduzir a desigualdade social no Brasil. Além disso, o Bolsa Família foi um dos responsáveis pela redução do índice de Gini, que é um medidor de desigualdade, em 21%.

Mas o dado que mais incomoda nossa elite é o de que o programa não tira as pessoas do mercado de trabalho. Pelo contrário, o estudo do PNUD mostra que as mulheres que recebem o benefício estão presentes em maior número no mercado de trabalho, se comparadas com mulheres com as mesmas características sociais e que não participam do programa.

Portanto, o Bolsa Família distribui renda e não estimula a preguiça (?), como sugerem as nossas elites, que desde os tempos da Casa Grande, não têm interesse em dividir o bolo.

Clique aqui para ler uma entrevista com um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo. A entrevista foi concedida ao jornalista Paulo Henrique Amorim.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

4 Respostas para “BOLSA FAMÍLIA DISTRIBUI RENDA, SEGUNDO PNUD”

  1. Rodrigo Loureiro Medeiros falou:

    Leonardo

    O ex-ministro Delfim Netto, um grande encantador de serpentes, escreveu alguns artigos na CartaCapital sobre o IDH e o Gini. Ele faz algumas observações que considero interessantes sobre a melhora dos indicadores sociais no Brasil.

    A questão é saber se as políticas assistenciais do governo estão ajudando de fato e em que medida o desenvolvimento nacional. Demanda efetiva e multiplicador, quanto? São políticas emergenciais e necessárias, porém alguns buscarão torná-las permanentes. (Veja o que quase se passou com a CPMF. Alguns ainda não tiveram a condição de avaliar a derrota do governo e ficam apenas lamentando a pequenez da oposição.) O fato é que o assistencialismo, prática exercida com maestria pelos políticos da Velha República, gera uma clientela bem dependente. O PT do Rio criticava o Garotinho por conta do cheque cidadão…

    Quais são os reais mecanismos de fiscalização e complementação do programa bolsa família? Há, por exemplo, programas de qualificação profissional disponíveis para os chefes das famílias beneficiadas? Devemos avançar nesse debate para que uma medida tão necessária quanto o bolsa família não vire apenas um instrumento de clientelismo político.

    Equidade, desenvolvimento econômico e democracia fazem parte de um processo histórico que não se constrói sobre a manutenção do status quo. As instituições, compreendidas como um conjunto socializado de práticas, rotinas, conhecimentos técnicos, convenções e valores coletivos precisam evoluir.

    Nosso grupo está trabalhando modestamente nesse sentido. Sem arrogância e com as devidas aberturas para os grandes debates nacionais.

    Um abraço,

    Rodrigo Loureiro Medeiros, D.Sc.

  2. Leonardo Nunes falou:

    Rodrigo,

    Você levantou pontos muito importantes para o debate. Temos que avançar nestes pontos mesmo. Concordo com você em gênero, número e grau.

    Abraços, Léo.

  3. BOLSA FAMÍLIA DISTRIBUIU R$ 8,9 BI EM 2007 « Blog do Desemprego Zero falou:

    [...] Loureiro Med… em Quem SomosCabral Neto em COMENTÁRIOS SOBRE AS TROCAS D…Leonardo Nunes em BOLSA FAMÍLIA DISTRIBUI RENDA…Rodrigo Loureiro Med… em BOLSA FAMÍLIA DISTRIBUI [...]

  4. BOLSA FAMÍLIA DISTRIBUIU R$ 8,9 BI EM 2007 « Blog do Desemprego Zero falou:

    [...] Recentes BOLSA FAMÍLIA DISTR… em BOLSA FAMÍLIA DISTRIBUI RENDA…Rodrigo Loureiro Med… em COMENTÁRIOS SOBRE AS TROCAS D…Mocidade em Resposta de Letícia [...]

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>