prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

A SEMANA A LIMPO

Escrito por leonunes, postado em 14 dEurope/London dezembro dEurope/London 2007 Imprimir Enviar para Amigo

 Léo Nunes – São Paulo

Brasil

O grande assunto da semana foi a estrondosa derrota do governo na batalha pela aprovação da CPFM (para saber mais sobre as manobras da elite, clique aqui). Bom para a oposição, péssimo para o governo e para a camada mais pobre da população, que depende da saúde pública e dos programas sociais. Ficou clara, mais uma vez, a divisão de classes no Brasil. De um lado, os “cansadinhos”: a classe média e setores organizados da elite (Fiesp, Associação Comercial e similares; clique aqui para saber de quem não gostamos). De outro, a miserável classe trabalhadora, que mais uma vez percebe que não pode contar com uma elite que não divide nem migalhas com o povo. Como dizia o grande sociólogo, de um lado a Casa Grande e de outro a Senzala.

Outro assunto que movimentou a semana foi a greve de fome do Bispo Cappio, que protesta contra o projeto de transposição do Rio São Francisco. Para complicar ainda mais a situação do governo, o bispo recebeu o apoio explícito da CNBB. Só um lembrete: nosso Estado é laico. Portanto, esperamos que não se misturem questões religiosas e de segurança hídrica (clique aqui para saber mais sobre esta questão).

Economia

A derrota da CPMF trará dores de cabeça ao Planalto. O Presidente já mandou recado a seus ministros que não criará uma nova CPMF, mas também deixou muito claro que não aceitará aumento na meta de superávit primário. Para raiva do mercado financeiro e da classe média, que já começam a pressionar o governo com uma possível deterioração nas condições econômicas do país.

Outra discussão que vem tomando corpo no Brasil é a da criação de um Fundo Soberano, que serviria para financiar empresas brasileiras no exterior através das reservas internacionais. Obviamente, a elite já foi à imprensa criticar a idéia do governo. Mas vale ressaltar um ponto: este Fundo não pode ser criado dentro deste arcabouço de política monetária, pois o Bacen, no caso da esterilização da aquisição de reservas, acumulará dívida remunerada a taxas de juros inaceitáveis. Neste caso, pode ser um mau negócio.

Internacional

O destaque internacional da semana foi a posse da presidente argentina Cristina Fernández Kirchner. Depois de destruída pelo neoliberalismo e pela dolarização de sua economia, a Argentina aposta em alternativas para se recuperar. Num discurso emocionado, a presidente lembrou Evita Perón e as Mães e Avós da Praça de Maio, exemplos da capacidade feminina de resistência. Cristina prometeu insistir numa agenda alternativa à neoliberal. Sorte do povo argentino.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

2 Respostas para “A SEMANA A LIMPO”

  1. Gustavo dos Santos (meus artigos clique) falou:

    Léo,
    não tem nenhuma palhinha sobre a Transposição e o Ramadã da CNBB?

  2. Gustavo dos Santos (meus artigos clique) falou:

    Léo,
    vc acha que a forma em que a grande imprensa trata o Bispo Cappio não é muito diferente da forma em que ela trata o padre Júlio Lancelotti?
    por que dessa diferença? será que tem relação com a forma pelo qual a grande imprensa resolveu tratar o governo Lula?
    a Transposição é uma obra que tem a assinatura mais explícita do Lula.

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>