prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Fracassa tentativa de acordo entre Mercosul e Israel

Escrito por rubensteixeira, postado em 30 dEurope/London novembro dEurope/London 2007 Imprimir Enviar para Amigo

Fonte: Jornal Tribuna da Imprensa de 30 de novembro de 2007

GENEBRA (Suíça) – Fracassou a tentativa do Mercosul de fechar um acordo de livre comércio com Israel. Ontem, em Genebra, as delegações do bloco e do governo do Oriente Médio não conseguiram concluir o processo, como haviam previsto. Israel insistia em encerrar o acordo logo para evitar que tivesse de negociar com um Mercosul que contasse com a Venezuela. Nos últimos meses, Caracas tem atacado a política de Israel.

A negociação havia sido lançada em 2005 e, desde segunda-feira, as delegações estavam reunidas na cidade suíça com o objetivo de concluir o processo até ontem. Com o fracasso, um entendimento dificilmente será assinado neste ano. A meta tanto do Mercosul como de Israel era utilizar a cúpula do bloco em Montevidéu no dia 17 de dezembro para assinar o entendimento, que seria o primeiro tratado de livre comércio do Mercosul com um país fora da América do Sul.

Evandro Didonet, negociador chefe do Brasil no processo, negou que considerações políticas tenham interferido no fato de o acordo não ter sido obtido ontem. “Foram questões técnicas que impediram o entendimento”, disse. O acordo não conseguiu ser fechado por causa da falta de um consenso sobre o ritmo do corte de tarifas. Israel pedia que alguns de seus produtos pudessem entrar no mercado do Mercosul isento de tarifas quatro anos após a conclusão do acordo.

O bloco pedia oito anos como forma de manter protegido alguns de seus setores. O Itamaraty preferiu não revelar quais seriam esses produtos que estariam bloqueando as negociações. O governo apontou que pedidos do Mercosul em relação ao acesso a mercados também não foram atendidos plenamente. O bloco exporta essencialmente produtos agrícolas para Israel.

Tel-Aviv não disfarça decepção

Os representantes de Tel-Aviv não disfarçavam a decepção. Os israelenses sabem que, com a Venezuela dentro do Mercosul, tudo indica que o processo será politizado. Caracas vem se aproximando cada vez mais do Irã e não tem perdido ocasiões para criticar Tel-Aviv. Israel queria usar até mesmo a data para dar sua mensagem. Se fechado ontem, o acordo ocorreria exatamente no 60º aniversário da votação na Assembléia-Geral da ONU que, em 1947, criou o Estado de Israel. ]

Ontem, a missão israelense em Genebra chegou a escrever um comunicado anunciado o acordo, caso o entendimento de fato fosse concluído. Mas a delegação brasileira mantinha uma postura de cautela. Didonet admitiu que, diante do impasse, um acordo dificilmente seria concluído em 2007. “Avançamos, mas ainda não foi possível”, afirmou. Segundo ele, Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Israel manteriam contatos telefônicos na próxima semana para tentar destravar o processo e ainda permitir que o entendimento seja feito nas próximas semanas.

Sem relevância comercial – “Já não podemos garantir que isso irá ocorrer”, disse. Em termos comerciais, o acordo tinha pouca relevância, já que o fluxo de bens entre o Mercosul e Israel é de pouco mais de US$ 700 milhões. Mas politicamente o entendimento teria um impacto importante, tanto dentro do Mercosul como nas relações com o Oriente Médio.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>