prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Entenda as conexões entre BC, Cacciola, era FHC, Marco Aurélio Mello e os mensaleiros

Escrito por Rodrigo Medeiros, postado em 11 dEurope/London novembro dEurope/London 2007 Imprimir Enviar para Amigo

Por Carolina Brauer, http://blogdabrauer.zip.net/

A possível extradição de Salvatore Cacciola para o Brasil e a revelação do que realmente aconteceu há oito anos vai trazer à luz do debate discussões sobre o Banco Central (BC). Nessa época, sob a alegação de evitar uma quebradeira geral no mercado, em meio à crise de janeiro de 1999, o então presidente do BC, Francisco Lopes, vendeu dólar mais barato aos bancos Marka (de Cacciola) e FonteCindam. Esses bancos foram beneficiados em plena desvalorização do real, causando um prejuízo bilionário aos cofres públicos.

Meses depois, cinco testemunhas vazaram o caso e alegaram que Cacciola comprava informações privilegiadas do próprio BC. Sem explicações, Lopes pediu demissão em fevereiro. Cacciola foi condenado a 13 anos de prisão, mas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello o liberou da prisão preventiva. Em 2002, o ex-banqueiro Cacciola, que também tem cidadania italiana, fugiu para a Itália, que se recusou a extraditá-lo.

Cacciola foi preso pela segunda vez, ao tentar entrar em Mônaco, em setembro desde ano, pela polícia do principado. Porém, o mesmo Marco Aurélio Mello, segundo a Agência Estado (17/09/07), afirmou que repetiria hábeas corpus para Cacciola, caso o processo caia nas suas mãos. Esse é Marco Aurélio Mello, que fez ameaças veladas à segurança institucional política do país, quando da reeleição do presidente Lula. Esse é Marco Aurélio Mello, que, segundo Paulo Henrique Amorim, foi eleito pela mídia conservadora (e golpista!) como herói.

Só no episódio Marka e FonteCindam, o Brasil teria perdido cerca de US$ 1 bilhão. Desde a era FHC, tenta-se abrir a caixa-preta do BC, a começar pela saga do famoso Proer, um programa de socorro aos bancos privados que beneficiou diversos bancos, com a desculpa de evitar uma possível crise sistêmica.

Outro escândalo da época envolvia o Banestado. Uma portaria assinada pelo ex-presidente do BC Gustavo Franco, que permitia transferências criminosas sob as barbas da lei, fez com que esse banco enviasse mais de US$ 30 bilhões ilegalmente ao exterior. Caminhões cheios de dinheiro atravessavam o Rio Paraná sem que fossem vistoriados pela Polícia Federal ou por fiscais aduaneiros. Há ainda outros casos surpreendentes, como a venda do Bamerindus por um real ao HSBC.

Este assunto traz à tona o debate sobre a independência ou não dos BCs. Segundo o jornalista Mauro Santayna, “no dia em que houver bom senso em nosso país, o Banco Central estará sob as rédeas rigorosas do Executivo e do Parlamento”. O jornalista dispara: “Em nosso país, o Banco Central tem servido apenas para engrossar os lucros das instituições privadas, como mostram os balanços publicados”. O jornalista também traz um questionamento pertinente, no que diz respeito à apuração do episódio que ficou conhecido como “mensalão”. Santayna anseia por uma punição, por parte do STF, que vá além dos parlamentares do PT – “alvo preferencial da mídia”. A intenção é que, a partir dos passos de Marcos Valério, o STF “chegue aos tucanos que o inventaram e dele se serviram em primeira mão, durante o governo de Eduardo Azeredo, em Minas Gerais”.

Esta é a pergunta fundamental: de onde veio o dinheiro do “mensalão”?

(fontes: Folha on line, jornal A Tribuna, de Vitória, ES, de 21/09/07, Revista do Brasil, de 16/09/07)



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Uma Resposta para “Entenda as conexões entre BC, Cacciola, era FHC, Marco Aurélio Mello e os mensaleiros”

  1. Carolina Brauer falou:

    Prezados,

    muito obrigada pela manutenção desta publicação até os dias de hoje (afinal, já se foram mais de dois anos…) no Blog do Desemprego, pois é necessário que as vísceras das relações de poder sejam expostas por todos os ângulos, em todos os meios possíveis…

    aproveito o ensejo para dizer que o Blog do Desemprego é uma excelente fonte de disseminação de informações-cidadãs, e que seus idealizadores e colaboradores estão de parabéns! O conteúdo e a linha editorial deste Blog são dignos de receber a alcunha de “blog-cidadão”!

    Aproveito também para solicitar que os prezados atualizem o endereço do meu Blog, o Blog da Brauer, dando-me o prazer de suas visitas (o Blog ainda carece de algumas atualizações, mas já pode ser visualizado):

    http://carolinabrauer.wordpress.com/

    Grande abraço,
    Carolina Brauer – jornalista

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>