- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Dinheiro pelo ralo
Posted By Rodrigo Medeiros On 21 novembro, 2007 @ 10:27 am In Desenvolvimento | No Comments
Editorial da Folha de SP (20/11)
O Brasil, com 12% das reservas de água doce do planeta, é provavelmente o país mais bem servido nesse quesito. A forma como estamos administrando tais recursos, porém, é indecorosa.
Eis a íntegra do editorial:
A água tende a tornar-se um bem escasso. Em escala global, já chega a 1 bilhão o número de pessoas com acesso precário a esse recurso. Com o aumento populacional, haverá demanda crescente e poluição das fontes hídricas. Especialistas imaginam até mesmo a ocorrência de conflitos armados na disputa por nascentes.
O Brasil, com 12% das reservas de água doce do planeta, é provavelmente o país mais bem servido nesse quesito. A forma como estamos administrando tais recursos, porém, é indecorosa.
Levantamento do Instituto Socioambiental com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento relativos a 2004 mostra que quase a metade (45%) da água retirada dos mananciais do país e tratada não chega de forma regular ao consumidor. A principal causa são os vazamentos na rede (65%), mas ligações clandestinas e falhas nos hidrômetros também contribuem. Em Porto Velho (RO), o desperdício chega a 78,8%.
Técnicos consideram aceitáveis para o Brasil índices entre 15% e 20%, embora haja países que operam com cifras menores. No Japão, a evasão é de 4%.
A água escoando pelo ralo é apenas a face visível da crise que afeta as empresas de saneamento. Reduzir o desperdício exigiria investimentos pesados na rede. Mas, com perdas de receita da ordem de 45%, as companhias têm mais dificuldade de capitalizar-se para investir. Esse quadro, já desolador, é agravado ainda por um marco regulatório confuso, que não deixa claro se são Estados ou municípios que detêm o poder de fazer concessões na área de saneamento.
Resolver essa questão e atingir níveis “civilizados” de desperdício é não apenas um imperativo econômico como também um dever moral num mundo em que as fontes de água potável se tornam cada vez mais preciosas.
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/11/dinheiro-pelo-ralo/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.