- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -

Delfim Netto : Um verdadeiro desmancha-prazeres

Posted By Imprensa On 17 outubro, 2007 @ 9:36 am In Conjuntura | No Comments

 DCI

Outubro 2007

O melhor desempenho da economia ocorrido este ano em relação ao ano passado (exemplos como safra maior de grãos, crescimento da renda em geral das atividades agropecuárias e da produção mineral e a mais recente reanimação do dinamismo no setor industrial) não estimula a discussão sobre alguns aspectos críticos do nosso processo de desenvolvimento numa perspectiva de mais longo prazo.

Sob este prisma, parece que a índole brasileira não muda: se as coisas estão melhores, a produção industrial cresceu em agosto 6,5% mais do que no mesmo mês de 2006, o desemprego está se reduzindo e cresce a renda do trabalhador, por que motivos um “desmancha-prazeres” tem de assustar as criancinhas antecipando problemas de estrangulamento da infra-estrutura, com aumento do Custo-Brasil, queda no ritmo de crescimento das exportações e o retorno do fantasma do constrangimento externo?

Em sã consciência, não se pode imputar ao Governo Lula o abandono do planejamento estratégico.

Como obrigação do Estado, ele foi esquecido nos últimos 20 ou 25 anos.

O atual governo teve de lidar desde o começo com uma soma suficiente de problemas de curto prazo que herdou de seu antecessor (e que está tentando resolver para a agradável surpresa de muitos).

Esse mesmo governo conseguiu mudar a agenda da estagnação para uma agenda de desenvolvimento e começa a colher os efeitos da melhora no quadro das desigualdades de renda entre os brasileiros.

O governo Lula também foi ajudado de forma extraordinária pela expansão do comércio mundial na solução (provisória) da maior ameaça ao crescimento sustentado: o constrangimento externo, que é resultante da enorme dívida (que gira em torno de 192 bilhões de dólares) contraída nos primeiros quatro anos de estagnação das exportações durante o governo do seu antecessor Fernando Henrique Cardoso.

No longo prazo, a principal restrição ao crescimento da economia é a escassez de recursos externos.

A crise do endividamento que levou o Brasil ao Fundo Monetário Internacional (FMI) no ano de 1998 conseguiu reduziu dramaticamente a taxa de crescimento que só agora começa finalmente a ser recuperada.
Foi o resultado dos saldos negativos na conta do comércio por anos seguidos provocados pela supervalorização cambial que inibiu as exportações brasileiras.

Apesar da relativa folga que nos dá o atual nível de reservas que o País possui e de continuarmos com saldos importantes no comércio exterior, é preocupante a queda do ritmo de crescimento de nossas exportações, num cenário de enfraquecimento do próprio ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global.

O fato é que não há, em toda a história econômica mundial, nenhum registro de caso de desenvolvimento intenso e sustentável, em regime de mercado, sem ter também uma expansão simultânea e de grande importância das exportações.

Por outro lado, não se conhece nenhum caso de crescimento robusto das exportações que não seja acompanhado por um crescimento também notável do PIB.

Todos esses dados demonstram que sem um comportamento adequado das exportações o desenvolvimento será abortado, quer pela acumulação de dívida externa que acaba não financiável (como ocorreu no período FHC), quer pela necessidade de restringir as importações portadoras de bens de capital e também de tecnologia, itens que são fundamentais para o crescimento da produtividade da economia.

Vai ser preciso mais ousadia para antecipar algumas medidas de política monetária e cambial e, na área tributária, para revigorar a capacidade competitiva da indústria e estimular novos investimentos voltados para o comércio exterior.

Se as coisas estão caminhando melhor na economia, então porque motivo é necessário assustar criancinhas antecipando problemas?

Antônio Delfim Netto


Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero

URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/10/delfim-netto-um-verdadeiro-desmancha-prazeres/

URLs in this post:

[1] Sobre o papel do Estado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/sobre-o-papel-do-estado/

[2] Tem São Paulo demais: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/tem-sao-paulo-demais/

[3] EDITORIAL do Cadernos do desenvolvimento do centro Celso Furtado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/editorial-do-cadernos-do-desenvolvimento-do-centro-celso-furtado/

[4] País perdeu os 'anos de ouro' da economia mundial: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/pais-perdeu-os-anos-de-ouro-da-economia-mundial/

[5] Espantando o vôo de galinha: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/espantando-o-voo-de-galinha/

Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.