prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Governadores discutem guerra fiscal

Escrito por Imprensa, postado em 5 dEurope/London setembro dEurope/London 2007 Imprimir Enviar para Amigo

Gazeta Mercantil/Gazeta do Brasil – Pág. 11

Etiene Ramos

 Recife, 4 de Setembro de 2007 – Estados querem mecanismos federais compensatórios para captação de investimento. A reunião promovida ontem, no Recife, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com os governadores do Nordeste para discutir a reforma tributária terminou com um consenso: os Estados acatam a proposta do Governo Federal de acabar com a guerra fiscal, mas querem mecanismos federais compensatórios para as políticas estaduais de incentivos à captação de investimentos industriais na região.

Para o anfitrião do encontro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o modelo apresentado pela equipe do Ministério da Fazenda avançou muito sobre o de 2005 mas ainda existem preocupações que serão levadas pelos governadores ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, na próxima semana. “O grande desafio é a construção do processo de transição. Precisamos saber de forma clara quais são os instrumentos que irão substituir a guerra fiscal entre os Estados e na região para recepcionar os custos que essas políticas geram para nossos Estados”, disse Campos.

 Com a suspensão da concessão de novos incentivos estaduais a partir de 21 de agosto de 2007 por decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), os governadores e a CNI esperam uma decisão breve da nova política nacional de desenvolvimento regional, assegurando os incentivos já concedidos aos investidores. “Entendemos que o sistema de incentivos do Nordeste é fundamental e deve ser mantido.

 Mas defendemos que sejam federais, que a União assuma a renúncia fiscal dos Estados, uma questão que o governo federal aceita discutir”, afirmou o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto.

No documento distribuído após a reunião, os Estados e a CNI propõem uma harmonia entre as ações do governo federal e estaduais de promoção do desenvolvimento levando em conta indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a renda per capita e a insuficiência de infra-estrutura, beneficiando os Estados mais carentes, segundo esses critérios, com um maior grau de incentivos para atrair as indústrias, como existiam com a Superintendência Nacional de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), recém recriada e com uma dotação de R$ 1 bilhão ainda no exercício de 2007. “Não há nada de novo, trata-se de recriar instrumentos que a região perdeu e que foram sendo assumidos pelos Estados “, afirmou Armando Neto.  

 Substituição de incentivos

 Para o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, que chegou ao Palácio do Governo de Pernambuco defendendo a guerra fiscal, o encontro confirma o consenso entre os Estados de que a reforma tributária é necessária, mas garantiu que na reunião do Confaz, nesta terça-feira, seu Estado não aceitará o fim da guerra fiscal sem uma substituição de incentivos. “Ainda não temos uma proposta que seja a voz da região, ainda não está clara qual será a ferramenta que será utilizada para substituir a guerra fiscal”, afirmou.

O governador do Ceará, Cid Gomes, segue o mesmo raciocínio, afirmando que não dará um passo sequer na direção do fim da guerra fiscal se não houver a certeza que o governo federal dará segurança de incentivos para a atração de empreendimentos. Já o governador do Piauí, Wellington Dias, defendeu que a Sudene seja vinculada à presidência da República e casada com a política que está sendo proposta.

 O governador da Bahia, Jacques Wagner, ressaltou a posição unânime entre os governadores de que as desigualdades regionais provocaram o surgimento da guerra fiscal e que para o seu fim é necessário saber qual a política será usada pelos governadores para que os Estados cresçam sem essa guerra.    



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>